Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Como organizar seu estoque com a técnica dos 5S

08 de junho de 2022
Gestão de Estoque
organizacao-de-estoque

A organização do estoque é crucial para o sucesso de um negócio e quando bem realizada, proporciona benefícios importantes. Nesse sentido, utilizar metodologias como o 5S é uma excelente alternativa para elevar a eficiência no setor.

Desenvolvida no Japão durante a década de 50, a técnica 5S é uma poderosa ferramenta e pode ser aplicada em diversas situações — inclusive para manter a organização dos estoques, que são ativos relevantes para os resultados do negócio.

Você se interessou pelo assunto? Neste post vamos apresentar qual a importância do 5S para a gestão na sua empresa! Continue lendo e entenda como a metodologia funciona e veja dicas valiosas para manter uma ótima organização do estoque. Boa leitura!

A importância da gestão de estoque em uma empresa

O estoque é um ativo importante e que tem relação direta com os resultados de uma empresa, independentemente do setor. É o local onde os produtos e matérias-primas são armazenados para futura comercialização, por isso, tem alto valor para o negócio.

Sendo assim, o estoque tem influência em diversos fatores comerciais, como a qualidade dos produtos, fluxo interno de trabalho e experiência do cliente. Desse modo, desenvolver uma boa gestão de estoque é a base para o crescimento da empresa.

Além disso, quando o estoque está desorganizado e não é conduzido por uma gestão eficiente, os prejuízos são inevitáveis. Afinal, situações como a perda, compras desnecessárias e falta de produtos para venda são comuns e causam grandes impactos.

Os 5 sensos da metodologia 5S na gestão de estoque

A metodologia 5S é uma poderosa forma de gestão de qualidade e produtividade, que pode ser aplicada em diversos segmentos. O método foi inventado no Japão e seu nome vem das iniciais de cinco palavras japonesas, que são base para o processo. São elas:



  • Seiri – utilização;

  • Seiton – organização

  • Seiso – limpeza;

  • Seiketsu – padronização;

  • Shitsuke – disciplina.



Dentro de um estoque, a técnica do 5S pode gerar benefícios como a redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais, evitando o desperdício. Além do aumento da produtividade, já que a organização facilita a visibilidade dos funcionários, reduzindo o tempo de procura.

Veja a seguir, quais são os passos para aplicar o 5S na organização do estoque!

1. Senso de Utilização - Seiri

O primeiro passo é o senso de utilização, que consiste em identificar o que é útil a empresa e o que não é. Sendo assim, é preciso classificar todos os produtos e materiais, para eliminar os itens não utilizados que estão junto ao estoque.

Em outras palavras, é necessário remover produtos ou equipamentos inutilizáveis, embalagens desnecessárias e tudo aquilo que não for usável. Essa etapa vai proporcionar grandes resultados, eliminando excessos que comprometem a organização do estoque.

2. Senso de Organização - Seiton

Uma vez que só há produtos úteis no estoque, é hora de organizá-los. O ideal é que os produtos tenham lugares fixos para serem armazenados, além de fácil identificação – de forma que qualquer pessoa possa localizar.

Você pode separar as mercadorias por seções, cada uma com uma cor diferenciada, por exemplo. Além disso, devem estar visíveis as informações necessárias do produto, o que facilita a identificação rápida.

Essa técnica permite à equipe encontrar as mercadorias de forma mais ágil, aumentando a produtividade e reduzindo a perda de produtos. Além de garantir aos gestores, maior controle sobre o fluxo de entrada e saída de mercadorias.

3. Senso de Limpeza - Seiso

Após aplicar os sensos anteriores, utilização e organização, é o momento de se dedicar à limpeza do estoque. Essa atividade deve ser abrangente e compreender todos os espaços, garantindo a correta higienização e cuidados com a estrutura.

Sendo assim, além da limpeza é preciso que o ambiente do estoque esteja bem iluminado e livre de riscos. Por isso, é importante providenciar uma limpeza frequente e definir procedimentos de conduta para toda a equipe que atua no estoque.

4. Senso de Padronização - Seiketsu

Esse senso tem o objetivo de padronizar as atividades, ou seja, levantar todas as operações do estoque e padronizá-las por funções. Tornar os outros sensos um hábito e padronizá-los de forma que sejam sempre seguidos.

Nesse sentido, a padronização vai facilitar muito a execução das tarefas pela equipe, além de evitar erros. Por isso, é um momento que exige planejamento, treinamento dos colaboradores e sobretudo, a participação dos gestores.

5. Senso de Disciplina - Shitsuke

Simples e direto: o que foi padronizado deve ser mantido, ou seja, a mudança de cultura para estimular a disciplina de todos os colaboradores. O quinto senso é a disciplina de manter os outros quatro sensos anteriores funcionando.

Em resumo, o 5S é uma prática que mantém seu estoque padronizado, organizado e de fácil acesso para toda equipe. Aprimorando a qualidade de trabalho na empresa e o atendimento ao cliente. Pratique você também!

Como melhorar a organização do estoque além do 5S

A metodologia 5S já se mostrou eficiente em inúmeros casos e aplicações, sendo uma das responsáveis por acelerar o desenvolvimento de um país devastado pela guerra, como foi o Japão. No entanto, além dessa importante técnica, existem outras ações indispensáveis para contribuir com a organização de estoque.

Nesse sentido, as ações que não podem faltar na sua gestão são as seguintes:

  • registre todos os produtos;

  • categorize e cadastre os itens;

  • preveja as demandas;

  • faça inventários periódicos;

  • faça acordos com os fornecedores;

  • defina um modelo de reposição;

  • use a tecnologia – softwares de gestão e automação de processos.

As consequências de não manter o estoque organizado

A falta de organização do estoque está entre as principais causas de prejuízos nas empresas e lojas varejistas. São problemas que causam danos além das questões financeiras, mas comprometem a experiência do cliente e a competitividade no mercado.

Por esse motivo, deixar de priorizar a organização e gestão de estoque leva a sérias consequências, dificultando todas as atividades — principalmente a harmonia entre o setor de compras e o de vendas, que perdem o equilíbrio e acaba gerando falta de produtos que saem mais e o excesso dos que saem menos.

Além disso, não manter o estoque organizado causa rupturas no PDV e no próprio estoque da loja. Assim os clientes não encontram o que precisam e acabam procurando outro estabelecimento, comprometendo os resultados com as vendas.

Como pode notar, a organização do estoque por meio da metodologia 5S e boas práticas de gestão é muito importante para uma empresa, portanto, não deixe de ter atenção com o setor para garantir melhorias que vão fazer toda a diferença.  




Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque 30 de dezembro de 2023

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque

Conheça os segredos da SAFOL Gôndolas para ser a empresa escolhida pela Joviki Materiais de Construção.

estrategia para supermercado estrategia para supermercado 06 de dezembro de 2023

Redução de custos para supermercados: 7 passos para a estratégia

Veja tudo que precisa saber para fazer uma redução de custos para supermercado eficiente e contribuir para a saúde financeira do seu negócio!

2 tipos de vendas ideais para home center 2 tipos de vendas ideais para home center 28 de novembro de 2023

2 tipos de vendas ideais para home center

Saiba quais são os principais tipos de vendas adotadas em um home center e as melhores práticas para cada uma delas!

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES