Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

4 pontos principais para a Gestão do Lucro no Varejo

20 de julho de 2021
Gestão de Negócios
4 pontos principais para a Gestão do Lucro no Varejo

Você sabe avaliar se o seu varejo é lucrativo? Consegue mensurar o seu resultado para saber o que fazer para melhorar o seu lucro? 

Segundo o Consultor e Executivo de Empresas Varejistas - Robson Enes - no varejo a linha do lucro é extremamente frágil. Empresas muito bem estruturadas conseguem entre 3 e 4 pontos percentuais de Lucro Líquido. Portanto, negligenciar qualquer aspecto do varejo, por menor que seja, representa muito no resultado final. 

É comum se ver no varejo um certo descaso com pequenas perdas, por exemplo. “Ahh... mas é só 0,5 ponto percentual". Só que, na maioria das vezes, 0,5 ponto percentual representa mais de 10% do que era pra ser o Lucro Líquido da empresa.

Cuidar do lucro deve ser o principal objetivo do varejista, porque o percentual do lucro é muito pequeno e ele pode ir embora com muita facilidade.

Abaixo você pode acompanhar as principais orientações que o Consultor, que também é Mestre em Planejamento Estratégico, apresentou durante o VAREJO SHOW 2021.

  1. Cuidar da Margem de Contribuição

Margem de contribuição ou lucro bruto, é a diferença entre o preço de venda e o custo da mercadoria vendida (CMV). Ela representa o percentual do preço de venda que está contribuindo para a geração de lucro. Boa parte das empresas já nasceram com essa preocupação. É o principal fator gerador de lucro na empresa. Este ponto em geral é um dos mais bem cuidados pela área comercial, mas é sempre bom relembrar a necessidade deste cuidado.

  1. Prevenção de Perdas

O que é muito e o que é pouco neste caso? Pesquisas e publicações especializadas mostram que algo entre 2,5 e 3,0 pontos percentuais é o volume máximo de perdas aceitável dentro do varejo. A quebra ou a perda gira em torno de 2,5% daquilo que era pra ser o lucro no varejo. É muito importante estar atento aos principais fatores geradores de perdas no varejo:

  1. Roubo externo e interno
  2. Quebra por falta de cuidado
  3. Falta de qualidade no trabalho
  4. Excesso de estoque/problemas de armazenagem
  5. Controle de entrada e saída de produtos no PDV
  6. Mix de produtos inadequado ao perfil dos clientes
  1. Gestão dos Números

Em qualquer segmento e qualquer negócio é fundamental definir metas. Mas, no varejo, é estritamente necessário ter as metas bem definidas. O ser humano é movido por metas. Não só meta de vendas, mas a meta de estoque, de rentabilidade, de compra por categoria, de margem, etc. Premiações e estímulos são excelentes para estimular a equipe na busca pelo alcance das metas. Uma dica importante é não pensar apenas no quanto o colaborador está ganhando, mas em quanto a empresa está ganhando em função do desempenho do colaborador.

Importância da DRE - Demonstração de Resultados do Exercício

Resultado não é o saldo da conta bancária. É possível ter uma empresa que tem caixa e não esteja tendo um bom resultado. Assim como tem empresa que não tem caixa mas tem resultado econômico e financeiro. A melhor forma de avaliar o resultado do negócio é a DRE e não o saldo da conta bancária. Através da DRE é possível analisar:

  1. Resultados diferentes entre lojas pra quem tem mais de uma unidade;
  2. Resultados diferentes entre categorias;
  3. Informações do mercado pra comparar com o resultado do negócio (Benchmark);
  4. Avaliar o resultado não é saber o resultado por produto e sim o resultado final (Lucro Líquido).

Trabalhar a contabilidade gerencial com foco nos resultados do negócio é um diferencial competitivo no varejo. A contabilidade deve servir à empresa e como consequência prestar as informações ao governo. É fundamental não deixar de lado a contabilidade, principalmente a contabilidade gerencial.





  1. Investimento em Tecnologia

É muito difícil controlar as informações em um varejo sem investimento em tecnologia: controlar custos, margem, quebra, processos, logística, estoque e armazenagem. E hoje em dia existem sistemas de ERPs de todos os níveis e pra todos os tamanhos de empresas e disponibilidade de recursos. Mas a tecnologia não funciona sozinha. É necessário ter um tripé:

                                                   

Robson Enes citou como exemplo o processo de uma padaria em um supermercado: para a boa gestão da padaria é necessário que se tenha:

  • um processo para cuidar da produção;
  • registro das matérias-primas, 
  • sistema que controle para a transformação das matérias-primas em produto final, para que o sistema gere a regularidade fiscal desta produção e o custo ideal. 
  • E o mais importante que são as pessoas para operarem o sistema e o processo.

As pessoas têm um papel essencial para que o ERP funcione bem. O processo nada mais é do que a definição de como a produção irá acontecer.

Cabe ao sistema gerar as informações necessárias à tomada de decisão. “Só se gerencia aquilo que se mede”.

Neste conteúdo você pôde conhecer algumas dicas do consultor Robson Enes sobre a gestão do lucro nos estabelecimentos do varejo e aprendeu que pequenas variações podem representar muito do percentual final do resultado da empresa varejista.

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque 30 de dezembro de 2023

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque

Conheça os segredos da SAFOL Gôndolas para ser a empresa escolhida pela Joviki Materiais de Construção.

estrategia para supermercado estrategia para supermercado 06 de dezembro de 2023

Redução de custos para supermercados: 7 passos para a estratégia

Veja tudo que precisa saber para fazer uma redução de custos para supermercado eficiente e contribuir para a saúde financeira do seu negócio!

2 tipos de vendas ideais para home center 2 tipos de vendas ideais para home center 28 de novembro de 2023

2 tipos de vendas ideais para home center

Saiba quais são os principais tipos de vendas adotadas em um home center e as melhores práticas para cada uma delas!

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES