Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Armazenagem vertical: entenda as vantagens desse modelo

01 de setembro de 2023
Gestão de Estoque , Logística , Oganização e Layout de Gôndolas
armazenagem vertical

Você conhece o conceito de armazenagem vertical? Sabemos que os processos logísticos e a gestão de estoque são um dos grandes desafios para o varejo hoje em dia, independentemente do porte, segmento e tamanho das instalações físicas.

Por essa razão, adotar soluções inteligentes para os sistemas de armazenagem é uma forma par simplificar as atividades e garantir a excelência. Nesse momento a verticalização do estoque surge como uma alternativa simples e muito eficiente.

Neste post, você vai entender o que é a armazenagem vertical e quais são as vantagens que esse modelo proporciona para o seu negócio. Continue acompanhando e confira também quais são as melhores formas para adotar esse sistema!

O que é a armazenagem vertical e como ela funciona?

A armazenagem vertical é um tipo de layout de estoque onde o armazenamento acontece por altura. Ou seja, os pallets são empilhados, organizados e distribuídos em prateleiras para utilizar mais o espaço vertical do que o horizontal.

O sistema de armazenagem vertical funciona com o uso de estruturas que podem ser construídas em alturas diferentes, de acordo com cada armazém. A principal característica do modelo é a otimização do espaço e facilidade para a operação.

Nesse sentido, a armazenagem vertical se diferencia da horizontal justamente pelo foco na altura do estoque. Por essa razão, é mais utilizado em comércios que contam com um espaço de armazenamento reduzido e grande volume de produtos.

Quais são as vantagens de utilizar a armazenagem vertical?

A verticalização do armazém é uma prática que está cada vez mais comum no mercado em empreendimentos de todos os portes. As características do sistema permitem que o estoque seja organizado de forma estratégica e personalizada.

Comparando-se com a armazenagem horizontal, o modelo vertical pode garantir benefícios relevantes em questões operacionais e gerenciais. Uma forma para organizar os produtos para otimizar a produtividade e elevar a eficiência em um negócio.

Veja a seguir, quais são as principais vantagens de utilizar um sistema de armazenagem vertical!

Economia de espaço

A principal vantagem do armazenamento vertical é a economia de espaço, pois concentra os produtos em torres, aproveitando mais a altura. É possível aumentar a capacidade do estoque e ter facilidade para lidar com áreas pequenas no armazém. 

Redução de custos

Com um melhor aproveitamento do espaço, o negócio terá a oportunidade de elevar o número de produtos sem precisar de grandes investimentos. O resultado é a redução dos custos de armazenagem e um estoque com capacidade para atender as demandas.

Maior velocidade nas operações

A eficiência operacional no armazém é um aspecto imprescindível no varejo e tem influência na organização do PDV e na experiência do cliente. A armazenagem vertical é um modelo que contribui para esse objetivo, aumentando a velocidade das operações.

Armazenagem mais eficiente

Com um projeto profissional, a armazenagem vertical transforma as atividades e torna tudo mais eficiente, prático e dinâmico. Por esse motivo, é considerado um modelo que otimiza o trabalho dos profissionais, reduz o tempo das atividades e eleva a qualidade.

Maior facilidade para encontrar itens

Um dos grandes motivos de atrasos na reposição de produtos e prejuízos no estoque é a dificuldade para localizar itens no estoque. Ao adotar o sistema vertical, será mais fácil organizar tudo em categorias, promover uma localização e gestão prática.

Precisão na gestão do estoque

A implementação do armazenamento vertical contribui para otimizar o gerenciamento do estoque, devido a agilidade, praticidade e organização que proporciona. Ou seja, será mais fácil gerenciar quantidades, categorias, previsão de demandas e outras tarefas administrativas.

Aumento da segurança

Os acidentes de trabalho no estoque e danos aos produtos são situações que infelizmente acontecem na rotina operacional. Nesse sentido, utilizar a armazenagem vertical auxilia a elevar a segurança e reduzir esses índices, preservando pessoas e o patrimônio da empresa.

Quais as soluções para adotar a armazenagem vertical?

O armazenamento vertical é uma estrutura que precisa ser planejada de acordo com as necessidades do negócio e característica dos espaços. Sendo assim, para adotar esse sistema é indispensável realizar um planejamento específico, inclusive com a organização financeira.

Mesmo que na maioria dos casos não seja necessário realizar investimentos consideráveis, é importante contar com uma estrutura de qualidade. Sobretudo, para garantir a segurança dos colaboradores, facilitar a identificação e a proteção dos produtos que serão estocados.

Basicamente, a estrutura utilizada no armazenamento vertical é constituída com base no tipo de produto que será estocado e no tempo que irá permanecer na empresa. No entanto, alguns itens são comuns, por exemplo:

Investir em um projeto de layout é indispensável para desenvolver uma estrutura eficiente e que facilite as operações. Trata-se de um processo que tem o objetivo de direcionar a instalação de toda a estrutura, considerando as características do espaço.

O apoio especializado em projetos comerciais é um diferencial relevante para investir em soluções que realmente proporcionem resultados. Uma forma para ter um armazenamento vertical compatível com as necessidades operacionais e gerenciais do seu negócio.

Portanto, antes de fazer qualquer investimento em estruturas para a verticalização do seu armazém, sempre priorize um bom projeto de layout. Assim, será possível evitar erros que sempre levam a prejuízos e exigem a realização de retrabalhos.

Lembre-se que consiste em uma mudança que influencia na rotina dos profissionais, nas atividades logísticas e também na experiência do cliente. Garantir que tudo seja bem planejado é fundamental para a excelência em todas as operações diárias.

A armazenagem vertical é uma solução vantajosa por e pode ser a melhor alternativa para o negócio, como concluímos neste post. No entanto, lembre-se de planejar tudo e contar com uma estrutura de qualidade para ter operações práticas e seguras.

Gostou do artigo? Agora que já sabe o que é a armazenagem vertical, o que acha de ler outro conteúdo incrível e aperfeiçoar seus conhecimentos? Leia agora mesmo sobre logística de armazenagem: qual a importância e como gerenciá-la!

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? 27 de abril de 2024

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro?

A boa gestão de estoque pode fazer muito pela sua empresa. Leia o artigo e conheça práticas que podem te ajudar a melhorar o setor

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? 20 de abril de 2024

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio?

Leia o artigo e conheça como os 4 P’s do marketing podem impactar um negócio de sucesso, entendendo cada um dos elementos principais

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque 30 de dezembro de 2023

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque

Conheça os segredos da SAFOL Gôndolas para ser a empresa escolhida pela Joviki Materiais de Construção.

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES