Organizando as prateleiras de seu mercado em 4 níveis

24 de agosto de 2024
Organização e Layout de Gôndolas , Visual Merchandising
Organizando as prateleiras de seu mercado em 4 níveis

A disposição estratégica dos produtos nas prateleiras do mercado é essencial para maximizar os resultados do estabelecimento. A visibilidade é um elemento fundamental para influenciar a experiência de compra dos clientes. Ao otimizar a visibilidade e acessibilidade dos produtos, os mercados conseguem guiar os consumidores de maneira eficiente, aumentando as vendas e melhorando a satisfação do cliente.

Neste blogpost, separamos a disposição dos produtos nas prateleiras em 4 níveis:

  • Produtos acima do nível da cabeça
  • Produtos no nível dos olhos
  • Produtos no nível da cintura
  • Produtos abaixo do nível da cintura

Vamos nos aprofundar um pouco em cada um destes níveis.

Produtos acima da altura da cabeça

Nas gôndolas de seu mercado, os produtos dispostos acima do nível da cabeça não estão muito visíveis para os seus clientes. Por isso, os itens dessa região das prateleiras devem ser aqueles que não representam uma porcentagem significativa dos lucros do negócio.

Estes são alguns exemplos:

  • Produtos vendidos em escala ou alto volume como cereais tamanho família ou grandes pacotes de papel higiênico ou papel toalha.
  • Produtos que são fisicamente maiores e podem ser facilmente identificados à distância, como grandes recipientes de armazenamento.
  • Produtos de pouca demanda e poucas vendas. São itens que não vendem rapidamente e não precisam de espaço privilegiado nas prateleiras, como certos tipos de alimentos gourmet.
  • Produtos que são facilmente visualizados e reconhecidos, que não precisam de uma leitura atenta dos consumidores.

Produtos na linha dos olhos

Na altura dos olhos, devem ser colocados, estrategicamente, os produtos que são amplamente consumidos no estabelecimento.

  • Itens populares e de alta demanda: os produtos mais vendidos ou com maiores margens de lucro devem estar na altura dos olhos, pois esta é a área mais visível e acessível. São produtos que os clientes compram regularmente, como pão, leite, detergente, etc.
  • Produtos que foram lançados recentemente, que representam inovações que podem despertar a curiosidade e o interesse dos consumidores.
  • Produtos de “compra impulsiva” como snacks rápidos, doces e bebidas que são fácil e rapidamente coletados.
  • Itens promocionais, em condições especiais e temporárias de preço.

Produtos na altura da cintura

  • A linha da cintura é o segundo lugar mais privilegiado do campo de visão dos consumidores, ficando atrás somente daqueles que estão na altura dos olhos. Por isso, aqui também devem ser colocados produtos de alta demanda, que tem um fluxo constante e intenso de vendas.
  • Na altura da cintura, também é conveniente que sejam colocados aqueles itens mais pesados, para que os clientes não tenham que se abaixar demais ou se arriscar ao coleta-los de uma altura mais elevada. Exemplos são fardos com grandes quantidades de bebidas ou grandes pacotes de ração de animais.
  • Itens destinados às crianças, como lanches, cereais e sucos, são frequentemente colocados na altura da cintura para que sejam facilmente acessíveis tanto para crianças quanto para adultos.

Produtos abaixo da linha da cintura

O nível abaixo da cintura é a posição menos privilegiada em relação ao campo de visão dos consumidores. A ideia aqui é colocar produtos mais baratos, que não representam boa parte da lucratividade do negócio, mas que sejam essenciais às pessoas.

Não colocamos abaixo da cintura os produtos que pessoas precisam ser persuadidas a comprar ou que elas comprariam por impulso. Neste nível, colocamos os produtos essenciais que as pessoas comprariam de todo o jeito, pois faz parte da rotina de compra delas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe esse post com seus amigos e continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de mais curiosidades, dicas e estratégias sobre o mundo das gôndolas de mercado.

E não se esqueça de deixar um comentário com suas respostas para o nosso desafio!

Como controlar o shelf life para evitar perdas no estoque Como controlar o shelf life para evitar perdas no estoque 11 de outubro de 2025

Como controlar o shelf life para evitar perdas no estoque

O Shelf Life varia de acordo com o tipo de produto. Isso porque alimentos perecíveis, medicamentos, cosméticos e até itens de limpeza possuem prazos diferentes de validade e conservação. Controlar esse...

Como escolher o modelo ideal de Porta Pallets para armazém Como escolher o modelo ideal de Porta Pallets para armazém 2 de outubro de 2025

Como escolher o modelo ideal de Porta Pallets para armazém

O porta pallets armazém é uma estrutura metálica projetada para armazenar paletes de forma segura e organizada. A principal função dessa estrutura é otimizar o espaço vertical, permitindo que os produtos...

Como atingir resultados Sell Out no seu negócio Como atingir resultados Sell Out no seu negócio 1 de outubro de 2025

Como atingir resultados Sell Out no seu negócio

Diferente do Sell In, que corresponde às vendas realizadas do fabricante ou distribuidor para o varejista, o Sell Out mede o desempenho das vendas para o consumidor final.

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.