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Confira 6 dicas de campanha de Natal para lojas

01 de dezembro de 2021
Marketing e Vendas
Campanha de Natal para lojas

Ao final do ano, é interessante que as lojas de varejo estejam atentas às principais estratégias para uma campanha de Natal eficiente. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC, as vendas deste ano devem movimentar cerca de 34,3 bilhões de reais para o comércio varejista, um crescimento de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Com o objetivo de atender a uma demanda maior, o mesmo levantamento apontou que as lojas devem recrutar pelo menos 70 mil pessoas temporárias, um aumento de 10% se comparado com 2020.

Por essa razão, existe a necessidade de os empreendimentos se prepararem. Além de haver um aumento significativo do fluxo de clientes, devemos levar em conta que o público está cada vez mais exigente. Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira algumas dicas relevantes sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!

1 - Faça ações nas redes sociais

Inicialmente, é importante utilizar canais de redes sociais como aliados de suas estratégias. Por essa razão, é interessante entender o seu público. Nem sempre uma ação elaborada por uma loja que vende especificamente eletrodomésticos será a mais indicada para um negócio que foca em produtos de moda.

Nesse sentido, entenda quem é a sua persona — representação semi-fictícia do cliente ideal. Por meio desse entendimento, há a oportunidade de identificar quais são os canais onde seu público mais está presente, qual é a linguagem mais adequada para as suas comunicações, além de contribuir para a própria estratégia (definição de horários das publicações, por exemplo).

Se você conta com um site, não deixe de colocar landing pages para a captura de leads. São páginas de conversão, onde o cliente deixa o seu contato em troca de algum material. Se você produz um e-book com dicas para realizar as compras de final de ano, por exemplo, tem a possibilidade de "capturar" os visitantes de sua plataforma.

2 - Utilize banners personalizados

Existem diferentes modelos de banners que podem ser utilizados no espaço físico de sua loja. Os wind banners, também chamados de wind flags banners, são bastantes comuns. Com o objetivo de divulgar a sua marca, eles têm um formato parecido com uma bandeira, fixada em haste giratória que está apoiada em uma base.

Você tem a oportunidade de personalizar de acordo com a identidade visual da sua marca, o que contribui para que seu público fixe a imagem de seu negócio na cabeça e lembre do bom atendimento oferecido sempre que precisar adquirir algum produto de seu segmento.

Além disso, é uma possibilidade de o seu negócio fechar parcerias com outras lojas. Assim, amplia a divulgação em época de natal, na qual uma contribui para que a outra possa ampliar as suas vendas e garantir bons resultados — e essa estratégia fica estampada logo na porta do empreendimento, com as marcas disponíveis no campo visual de seus clientes.

3 - Ofereça cupons de desconto

Na época do Natal, os clientes naturalmente compram mais. É o momento em que as pessoas saem para comprar presentes para seus amigos e familiares queridos, o que os leva a gastar mais do que em outras épocas do ano — como vimos no próprio levantamento feito pela CNC.

Nesse sentido, ao oferecer cupons de desconto para o seu público, alguns diferenciais podem ser usufruídos pelo seu negócio, como:

  • aumento do ticket médio;

  • segmentação das promoções conforme os seus objetivos de vendas;

  • mais incentivo para que os clientes concluam as suas compras, entre outros.

São muitas as estratégias que podem ser utilizadas para implementar essa ação. O envio do cupom por e-mail é apenas uma delas. Além disso, dividir os cupons com categorias é uma boa saída, uma vez que atinge especificamente pessoas interessadas em determinado segmento de compra do seu negócio. Por fim, há a oportunidade de distribuir os cupons em dias específicos, divulgando-os com antecedência nas redes sociais.

4 - Treine seus colaboradores —  e contrate se necessário

Não basta investir em boas estratégias para as campanhas de Natal se você não tem uma equipe preparada para o aumento do fluxo de clientes. Por essa razão, treine as pessoas de seu time para que elas possam realizar um atendimento de qualidade e conseguir atender a alta demanda desse período.

Além disso, faça um levantamento dos últimos anos e analise se o seu atual quadro de funcionários é suficiente para esse período. Como vimos, a contratação de profissionais temporários é uma prática comum do mercado, e contribui significativamente para oferecer uma melhor experiência ao cliente que chega até o seu negócio.

5 - Crie combos de produtos

Outra prática que pode funcionar aliada com os cupons de desconto é a possibilidade de criar combos de produtos — principalmente para aqueles que não tenham muita saída em seu negócio. Existe a possibilidade, por exemplo, de oferecer um desconto especial para um material caso ele seja adquirido em conjunto com algum item que naturalmente já é bem procurado pelos seus clientes.

Entre os diferenciais que podemos destacar, ressaltamos principalmente o fato de que essa estratégia incrementa as vendas, além de reduzir o custo com marketing. Sem contar o fato de que o consumidor vai voltar os olhos para a oferta e adquirir algum material que até então ele não pretendia, o que também possibilita um aumento do ticket médio.

6 - Tenha um layout temático

Por fim, não podemos deixar de mencionar sobre a importância de contar com um layout temático. Coloque guirlandas pela loja, piscas-piscas, árvores de natal, além de também adquirir um uniforme temático aos seus profissionais para aquele período do ano. Isso reflete diretamente na experiência sensorial do cliente, que identifica a fase do ano e é estimulado a fazer as suas compras o quanto antes.

Neste conteúdo, você pôde conhecer algumas das principais dicas de campanhas de Natal, além de conferir como esse período do ano é esperado com expectativas altas pelos varejistas. Por essa razão, é importante que haja uma definição de um nome de campanha atrativo, de modo que as pessoas se interessem em ir até o seu espaço e ainda indique para amigos e familiares o diferencial da sua loja.

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