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Desafios e estratégias para layoutização de farmácias

04 de maio de 2024
Empreendedorismo , Oganização e Layout de Gôndolas , Visual Merchandising
Desafios e estratégias para layoutização de farmácias

O layout de sua farmácia tem um impacto direto nos resultados em vendas. A disposição de cada produto deve ser pensada de forma inteligente, de forma a potencializar o consumo dos clientes.

A organização do espaço interno de sua farmácia nunca pode ser feita de forma intuitiva ou aleatória. Ela precisa ser elaborada de forma estratégica, a partir de dados, estudos e análises de mercado.

Neste blogpost, abordaremos alguns dos principais desafios e estratégias para que o layout de sua farmácia seja um verdadeiro catalisador de vendas do negócio!


1- Estratégia para a exibição de produtos

Por melhor que seja o atendimento de uma farmácia, por melhores que sejam os produtos oferecidos e por maior que seja a variedade destes itens, se o layout interno não é pensado de forma inteligente, há um impacto negativo nas vendas.

E, para projetar um layout que otimize os resultados em vendas da farmácia, é preciso nos atentarmos a, especialmente, duas variáveis: o preço dos produtos e a curva ABC. Vamos nos aprofundar em cada um deles.


1.1 - Preço dos produtos

Uma das premissas mais básicas para aumentar o ticket médio gasto pelos clientes de uma drogaria ou qualquer outro estabelecimento, é valorizar os produtos cujos tickets são mais
altos.

E isso pode ser feito através do posicionamento físico destes produtos. Estes itens devem ser dispostos em espaços mais visíveis para os consumidores, que demandem menos esforço e procura.

Os itens de ticket mais alto devem ser colocados de forma centralizada e na altura dos olhos dos clientes da farmácia. Dessa forma, eles serão percebidos mais facilmente pelas pessoas e tenderão a ser comprados com mais frequência.

Parece algo simples, mas é comum encontrarmos farmácias que não projetam seu layout levando o preço dos produtos em consideração.

Na imensa maioria das vezes, o valor do produto é diretamente proporcional a sua qualidade. Por exemplo, quando o primeiro shampoo que um cliente percebe em uma prateleira é um shampoo de qualidade, mais caro que os outros, ele tende a considerar a sua compra, o que não aconteceria se este mesmo shampoo estivesse na parte mais inferior da gôndola.

Simplesmente colocando itens mais caros e de mais qualidade em locais mais privilegiados dentro de sua farmácia, você aumenta o seu faturamento!


1.2 - Curva ABC

Falando de forma resumida, a curva ABC corresponde aos produtos que são responsáveis pela maior parte do faturamento de um negócio. Segundo a análise de Pareto, 80% dos resultados vem de 20% das causas. No caso de uma farmácia, 80% dos lucros viriam de apenas 20% dos produtos ofertados.

A proporção não precisa ser necessariamente essa. Mas é dever de qualquer comerciante mapear quais produtos são os principais responsáveis pela tração do negócio. E é importante ressaltar que essa definição não pode ser baseada em "achismo" ou intuição. Essa definição precisa ser fruto de uma minuciosa análise de dados.

Após mapeados os produtos da curva ABC, coloque-os em posições que facilitem a visualização e o consumo dos clientes, seguindo os mesmos preceitos descritos anteriormente no tópico sobre o preço dos produtos.


2- Estudo do comportamento de compra do consumidor e foco na experiência do cliente

Uma tendência mundial, em todos os nichos do mercado, é o foco cada vez maior no consumidor. Com cada vez mais opções e concorrência e com o auxílio da internet para uma pesquisa prévia, as pessoas passam a valorizar a experiência de compra, assim como valorizam a qualidade e o preço dos produtos propriamente ditos.

Por haver cada vez mais opções, o custo que um cliente tem para escolher a farmácia concorrente, em detrimento da sua, é cada vez menor.

Por isso, cada detalhe do layout de sua farmácia deve ser pensado para proporcionar uma boa experiência de compra ao consumidor. O ambiente interno de sua drogaria deve ser projetado para transmitir conforto, segurança, bem-estar e praticidade.

Sentindo essas sensações, todos os clientes que entrarem na farmácia tenderão a permanecer mais tempo nela, pois se sentirão acolhidos, digamos, sem pressa para ir embora. E assim, consequentemente, é normal que eles acabem comprando mais produtos.

Organização e limpeza são fundamentais. É inaceitável que uma farmácia, que vende produtos relacionados à saúde esteja suja ou bagunçada. Isso pode, inclusive, trazer prejuízos e problemas com as entidades fiscalizadoras.

Mas, além disso, a layoutização da farmácia deve ser pensada de modo a facilitar a circulação das pessoas. O momento do pagamento precisa ser ágil, eficiente e confortável.
Até mesmo as cores e os aromas do ambiente devem ser pensados para gerar bem-estar em quem estiver ali.


3- Estratégias para upsell e divisão por categorias

Resumidamente, um upsell ocorre quando um cliente faz uma compra complementar ao produto principal que motivou a visita dele à farmácia. Sendo assim, é essencial que os produtos sejam divididos por categorias.

Exemplificando de forma prática, itens de higiene básica devem estar reunidos em uma seção da farmácia, itens de beleza em outra, medicamentos em outra, etc.

Pela proximidade física na prateleira e pela correlação com o item principal que levou uma pessoa a ir à farmácia, naturalmente, a divisão por categorias pode estimular uma compra maior.

Por exemplo, uma pessoa que foi à farmácia em busca de um shampoo e vê um condicionador ao lado, pode se sentir estimulada a fazer essa segunda compra, mesmo que ela não seja de sua primeira necessidade. Se ela não percebesse o condicionador, dificilmente iria fazer a compra dos dois produtos.

Além disso, funcionários podem ser instruídos a recomendar produtos que podem complementar o item que um cliente esteja comprando. Podem haver também promoções e descontos que estimulem a compra do item extra. Assim a pessoa percebe valor nos produtos oferecidos naquela farmácia e tende a comprar mais vezes.


4- Branding

O branding é um conceito que diz respeito à construção e ao fortalecimento de marca de qualquer negócio, incluindo farmácias.

O branding visa estabelecer uma conexão emocional com os consumidores, criando uma percepção positiva da marca e diferenciando-a da concorrência. Um branding eficaz ajuda a construir uma reputação sólida e duradoura para a marca, aumentando sua visibilidade, lealdade e valor no mercado.

O projeto de layoutização da farmácia deve ressaltar seu branding. Deve haver um trabalho para que a marca de sua farmácia fique fixada de forma positiva na percepção dos clientes. Detalhes estéticos, como a presença de cores e logos, identidade visual e até o atendimento devem ser padronizados e precisam transmitir as premissas e o espírito da empresa aos clientes.


5- Análise da concorrência

Você já ouviu falar que nada se cria do zero? Tudo é adaptado. Todas as estratégias de negócio são baseadas em referências, em inspirações de exemplos que já funcionaram. E com a layoutização de farmácias não é diferente.

Portanto, sempre tenha o hábito de analisar as estratégias de layout da concorrência.

Mapeie as drogarias que estão tendo um bom desempenho e verifique as suas estratégias de organização do espaço.

Caso seja possível, aplique-as em sua empresa, dando o seu toque. Também tenha um olho atento para identificar possíveis oportunidades de layoutização que não estão sendo aproveitadas pela concorrência e esteja sempre disposto a inovar!

Curtiu o conteúdo? Em nosso blog, estamos sempre compartilhando posts sobre as mais diversas temáticas que envolvem projetos de layoutização de farmácias e de outros negócios, como supermercados e home centers.

Tem interesse em traçar um projeto personalizado para elaborar o layout de seu espaço?

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