Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Estoque parado: como resolver e evitar esse tipo de problema?

07 de março de 2023
Gestão de Estoque , Planejamento Estratégico
estoque parado

Os sistemas e gestão do armazenamento em um negócio são, sem dúvidas, alguns dos grandes desafios para os empreendedores. Afinal, pequenos erros têm potencial para levar a perda de controle e provocar prejuízos, como o estoque parado.

Caracterizado como o acúmulo de produtos de forma incompatível com a demanda comercial, o estoque parado causa danos ao faturamento. Por causa isso, consiste em um aspecto que deve ser observado de perto para evitar sérias consequências.

Neste post, vamos apresentar o que é o estoque parado e quais as melhores estratégias para resolver esse problema. Continue lendo e veja também quais as consequências dessa situação e como proceder para realizar vendas!

O que é o estoque parado e quais prejuízos provoca?

O estoque parado é, basicamente, o acúmulo excessivo de produtos nas prateleiras do estoque da loja causado pelo baixo volume de vendas. Trata-se de uma situação em que os itens permanecem estocados em grande volume por muito tempo.

Sendo assim, o estoque parado é a consequência de erros na gestão ou queda na venda de algum produto repentinamente. O resultado é um alto volume de mercadorias estocadas, muito acima do que a demanda comercial exige.  

Uma vez ocorrido, esse problema provoca prejuízos consideráveis para uma loja, independentemente do porte ou segmento. Além de elevar os custos e comprometer os lucros, é algo que dificulta as relações comerciais e a qualidade das operações.

Alguns outros exemplos claros de prejuízos causados pelo estoque parado são:

  • endividamento;

  • compromete o giro de estoque;

  • perda de produtos por validade;

  • perda de produtos pela sazonalidade;

  • alto custo com manutenção do estoque.

Os danos do estoque parado vão além dessas situações e também dificulta a alcançar o retorno do investimento feito na compra dos produtos. Como o valor de mercado pode mudar, é possível ter que realizar a comercialização abaixo do planejado.

Como resolver e evitar o estoque parado na loja?

Os obstáculos e adversidades para os empreendedores do varejo são muitos e saber como sobressair é a chave para o sucesso. Inclusive quando se trata do estoque parado, que é um problema que tem todo potencial para comprometer os resultados esperados para uma loja.

Antes de tudo, é importante que o setor de compras atue de forma estratégica e alinhada com as vendas. Evitando, assim, a realização de compras apenas com base em percepções e intuições, sem a correta análise de dados e indicadores.

Veja a seguir quais são as principais medidas para evitar o estoque parado!

Pense no seu público

Conhecer o público é importante não apenas para o marketing, mas também para questões comerciais e gerenciais. Tenha sempre como base o comportamento dos consumidores, para entender o fluxo de vendas e organizar o estoque corretamente.

Compreenda a sazonalidade do mercado

Para alinhar a compra de produtos e o dimensionamento do estoque, a gestão precisa considerar com antecedência os períodos sazonais e se preparar para eles. Por isso, analise as futuras datas e alinhe as estratégias para evitar o estoque parado.

Faça promoções

Uma das estratégias mais tradicionais no mercado para elevar as vendas e reduzir o estoque é a realização de promoções. Portanto, se notar qualquer indício de estoque parado, reúna sua equipe e planeje ofertas para engajar os consumidores e evitar perdas.

Faça acordo com fornecedores

O relacionamento com os fornecedores também é determinante para reduzir as possibilidades de estoque parado. Uma boa parceria contribui para melhorar as condições de compra e logística, fator crucial para organizar o seu estoque e comprar na medida correta.

Aposte em novos canais de vendas

A diversificação dos canais de venda, tanto físicos quanto virtuais, é mais uma ação interessante para aumentar o fluxo de vendas e evitar o estoque parado. Portanto, faça um estudo das possibilidades de ampliar a atuação da marca e ainda gerar mais receitas.

Capacite a equipe

Seja em uma loja, supermercado, pet shop ou outro varejista, contar com uma equipe preparada é indispensável. Por essa razão, invista em treinamentos e uma boa comunicação para desenvolver um bom trabalho em equipe e impedir situações como o estoque parado.

Adote um software de gestão de estoque

O uso da tecnologia é indispensável para garantir uma gestão eficiente e proativa, evitando diversos problemas, inclusive o estoque parado. Diante disso, considere a possibilidade de investir em um software específico para a gestão do estoque e assim, aperfeiçoar suas atividades.

O que fazer para realizar vendas do estoque parado?

Se o estoque parado é uma realidade no seu negócio, o planejamento para resolver o problema deve acontecer de forma imediata. Quanto mais rápido for solucionado, menores serão os impactos sobre os seus processos, finanças e resultados.

Para isso, a primeira ação que você precisa considerar é como realizar a venda dos produtos parados com agilidade e de forma rentável. Embora pareça um objetivo complexo,  é possível alcançá-lo com algumas estratégias comuns.

Nesse sentido, o primeiro passo é catalogar todos os produtos parados e que não estão saindo nas vendas. Faça um estudo detalhado do seu estoque e conheça exatamente as mercadorias que estão paradas e suas características comerciais.

Após essa etapa, avalie a gestão financeira para criar campanhas de divulgação de promoções envolvendo esses produtos. Também considere os interesses do seu público para tornar as ações mais diretas, atrativas e promissoras.

A realização de ofertas bem planejadas para não dar prejuízos contribui para acelerar o processo de venda e reduzir a quantidade de itens no estoque. Para ter sucesso, não deixe de fazer uma pesquisa de mercado e analisar os seus concorrentes.

Lembre-se que o projeto comercial e a organização da estrutura do estoque também são imprescindíveis para a gestão. Um ambiente projetado de forma profissional, favorece o controle e ajuda a evitar que mercadorias sejam esquecidas.

Essas medidas, quando bem estruturadas, são eficientes para resolver problemas com o estoque parado e impedir que os danos financeiros sejam maiores. Quando tudo estiver resolvido, mantenha o foco na gestão de estoque para evitar que a situação ocorra novamente.

Viu como o estoque parado é um risco sério para seu negócio? Com um bom planejamento e gestão é possível evitá-lo e garantir um bom desempenho na loja. Portanto, siga nossas dicas para aprimorar suas atividades e chegar ao sucesso.

Gostou do conteúdo? Se deseja continuar lendo novidades e informações úteis sobre diversos assuntos, siga nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no YouTube!

Desafios e estratégias para layoutização de farmácias Desafios e estratégias para layoutização de farmácias 04 de maio de 2024

Desafios e estratégias para layoutização de farmácias

A layoutização de farmácias pode ser otimizada para gerar ainda mais resultados, desde que você opte pelas estratégias certas. Leia o artigo e saiba mais!

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? 27 de abril de 2024

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro?

A boa gestão de estoque pode fazer muito pela sua empresa. Leia o artigo e conheça práticas que podem te ajudar a melhorar o setor

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? 20 de abril de 2024

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio?

Leia o artigo e conheça como os 4 P’s do marketing podem impactar um negócio de sucesso, entendendo cada um dos elementos principais

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES