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5 estratégias de fidelização de clientes para aumentar seu ticket médio

21 de março de 2022
Comportamento do Consumidor
Fidelização de clientes

Em uma empresa, independentemente do nicho de atuação, existe a necessidade de buscar alternativas para a fidelização de clientes. Por meio dela, há a oportunidade de garantir propagadores de sua marca. Ou seja, o próprio público vai indicar outras pessoas para conhecer o seu negócio, sejam amigos, sejam familiares. Isso contribui para uma redução dos investimentos em aquisição de novos clientes e até mesmo para garantir credibilidade no mercado.

No setor varejista, esse aspecto é ainda mais importante, pois vai permitir que, continuamente, você adquira mais clientes para a sua base e, em períodos não-sazonais cujas vendas reduzem, consiga administrar de forma sadia o ticket médio e o fluxo de caixa.

Quer saber mais sobre como fidelizar clientes de forma efetiva? Nos próximos tópicos falaremos sobre as ações estratégicas para a fidelização de clientes. Continue a leitura e saiba mais!

Aposte na personalização

Hoje, existem lojas e empresas de vários formatos e muitas unidades de um mesmo segmento. Ou seja, você precisa se destacar competitivamente para garantir os resultados almejados no planejamento mensal ou anual (ou de qualquer outro ciclo).

A personalização é uma dessas formas. O atendimento personalizado pode ser definido como um conjunto de técnicas que têm como objetivo fazer com que a pessoa se sinta única em seu espaço e opte pelo seu negócio justamente por esse diferencial.

Além disso, ela contribui para que atenda melhor os seus clientes, uma vez que os colaboradores vão levar em consideração as particularidades de cada um, além de aumentar a atração de novos consumidores. Para alcançar esse patamar, é preciso:

  • entender quem de fato é o seu cliente e quais são os seus interesses;

  • construir um bom relacionamento com todas as pessoas que conhecem a sua loja;

  • treinar os profissionais da loja para que interaja de forma humanizada;

  • proporcionar exclusividade para clientes, principalmente para aqueles que naturalmente já compram mais, entre outros.

Construa bons relacionamentos

Acima, mencionamos sobre a importância de construir um bom relacionamento com os clientes. Mas qual é a importância que isso traz para o seu negócio? Isso contribui para que haja um aumento das vendas, para trazer mais facilidade ao fechar negócios, além de promover melhorias constantes da qualidade.

Lembre-se: um cliente que se interessa pelo seu negócio e que é fidelizado traz bons feedbacks para a empresa. A partir deles, existe a possibilidade de entender quais são os pontos positivos e o que pode ser aperfeiçoado, buscando sempre aprimorar processos, independentemente da etapa (desde o controle de estoque até à organização das gôndolas).

Para construir um bom relacionamento com o seu cliente, demonstre credibilidade de negócio. Saiba tudo sobre o seu cliente, seus anseios, o por que de escolher a sua loja e quais são os principais problemas enfrentados por ele. Por fim, nunca se esqueça de manter um contato regular. Não é porque ele comprou duas vezes que consequentemente será um cliente fiel. Elabore estratégias de e-mail marketing ou de qualquer outro canal que ele tenha fácil acesso e interesse.

Invista em um bom atendimento

Mencionamos, ainda, sobre o atendimento personalizado. Porém, antes de investir nessa questão, é interessante que toda a equipe de atendimento esteja alinhada e saiba as boas práticas para atrair e agradar o seu público. Um bom atendimento contribui para satisfazer as necessidades de compra do consumidor, melhora a sua experiência e, consequentemente, possibilita o aumento do ticket médio.

Com o objetivo de alcançar esse resultado, fortaleça as habilidades de atendimento de toda a sua equipe. Ao trazer capacitação para seus profissionais, você vai garantir que eles estejam por dentro das melhores práticas e tendências do mercado, além de trazer um senso de pertencimento: se a empresa investe, é porque se preocupa com o desenvolvimento de cada pessoa.

Permita, ainda, que a própria equipe possa oferecer feedbacks. Esse retorno é importante que seja dado pelos clientes, mas os funcionários também podem identificar pontos de melhoria a serem trabalhados, uma vez que eles lidam diretamente com o público diariamente.

Crie um programa de fidelidade

Quando mencionamos sobre fidelização de clientes, não podemos deixar de lado a criação de um programa de fidelidade. Por meio dele, as pessoas são incentivadas a voltar mais vezes ao seu negócio e, novamente, tendem a indicar a empresa para seus amigos e familiares.

Para isso, crie um nome atrativo para a campanha e estabeleça regras claras para essa política. Caso contrário, pode provocar desalinhamento e o efeito ser contrário, uma vez que a pessoa ficará insatisfeita por não alcançar o prêmio esperado.

Defina quais serão as recompensas, o prazo que essa campanha vai durar e, quando tudo estiver decidido, invista na divulgação. Utilize as redes sociais como principais aliadas, pois há um alcance maior e a oportunidade de as próprias pessoas compartilharem esse tipo de conteúdo.

Também há a oportunidade de fazer parcerias com outras lojas. Exemplo: se comprar em ambas, ganha 20% de desconto na segunda. Isso estimula que o público de uma se interesse por conhecer o negócio da outra, seus produtos e atendimento — sendo mais uma possibilidade de aumentar o alcance.

Adote diferentes ações de marketing

Por fim, não deixe de adotar diferentes ações de marketing. Seja nas redes sociais, seja no espaço físico, entenda quais são os melhores canais para o seu público, o tom de voz mais adequado e, ao final, metrificar todas as estratégias elaboradas. Somente assim é que a loja poderá identificar o que deu certo e quais são as ações que podem ser melhoradas para atingir os resultados pretendidos.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre a fidelização de clientes, seus diferenciais e dicas para aplicar. Em um negócio, é essencial que se preocupe com a satisfação das pessoas que frequentam o seu espaço, uma vez que são elas quem vão garantir o sucesso da loja e possibilitar o seu crescimento.

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