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4 dicas para fazer uma reposição de produto de forma eficiente

02 de maio de 2022
Gestão de Estoque , Oganização e Layout de Gôndolas , Planejamento Estratégico
reposição de produto

No dia a dia de um varejo, várias etapas contribuem para o sucesso do negócio. Elaborar estratégias de marketing, contar com um time capacitado e em constante treinamento, além de fazer o controle de estoque são algumas delas. Também é importante estar atento com a reposição de produto. Trata-se de um importante processo na rotina do negócio, tendo um papel central para o processo de sua loja. Quando é feita de forma estratégica e eficaz, certamente vai evitar problemas de rupturas e perdas de mercadoria.

Mas como é possível fazer o controle e o planejamento de reposição? Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira algumas das principais dicas que selecionamos. Continue a leitura e saiba mais!

1. Preveja a demanda

Previsão de demanda é a expectativa em torno das vendas dos produtos de um negócio. Por meio dela, há a possibilidade de comparar dados em relação a diferentes períodos da loja, respeitando a sazonalidade para traçar previsões de vendas futuras.

Entenda: suponhamos que o seu negócio tenha uma alta significativa de vendas durante o período do Dia das Mães. Quando há esse entendimento, além de dados registrados sobre os produtos que mais têm saída, o primeiro passo é fazer o controle de estoque para que esses itens não faltem na data de maior fluxo de vendas.

Depois, a sua equipe estará preparada para a reposição de mercadorias sempre que necessário. Caso contrário, as chances de um cliente acreditar que não há aquele produto e migrar para a concorrência aumentam. Ou seja, além de perder o diferencial competitivo, você pode perder um público que já está fiel ao seu negócio.

2. Conheça bem o seu público-alvo

Outra dica que deve ser levada em consideração está relacionada ao conhecimento sobre o seu público-alvo. Por meio desse entendimento, você tem a oportunidade tanto de fazer o controle de reposição de mercadorias quanto de traçar estratégias mais efetivas para o aumento das vendas.

Nesse sentido, também é importante pesquisar sobre a sua persona. Qual é a diferença entre público e persona? Enquanto o primeiro é mais abrangente, o segundo traz informações mais específicas sobre o seu cliente. Veja um exemplo que deixará mais claro o que é cada um deles:

  • público-alvo: pessoas entre 25 e 35 anos que buscam por uma loja com bom atendimento para oferecer presentes para as pessoas próximas em datas comemorativas;

  • persona: Clara, 29 anos. Advogada, casada e com 2 filhos. Sempre que há uma data comemorativa que envolva os seus filhos, gosta de presenteá-los. Seja aniversário, seja Dia das Crianças ou Natal. Busca por uma loja que tenha variedade de brinquedos e um bom atendimento. O preço não é tão levado em conta no momento de decisão: ela quer produtos de qualidade e ser bem recepcionada durante a sua decisão de compra.

Percebe que, ao conhecer o seu público e a persona, você tem a possibilidade de identificar quais são aqueles períodos de maior venda? Tudo isso contribui para que a sua equipe esteja preparada para a reposição de produto quando necessário, uma vez que vai haver um histórico dos momentos em que há maior fluxo de atividades.

3. Faça uma análise do fluxo de rotatividade

Reposição de produtos eficiente é aquela que sempre considera o histórico de seu negócio, como mencionamos. Quando há o controle dos períodos de maior venda, além de se planejar melhor quando necessário - contratar mais pessoas temporariamente, por exemplo - você terá a oportunidade de fazer uma melhor gestão das mercadorias e de preparar o time para que ele faça a reposição sempre que necessário.

Para isso, indicamos sempre que você evite processos muito manuais. Hoje, existem ferramentas e soluções que automatizam os processos em seu varejo. Por mais eficientes que os profissionais sejam, existem os riscos de haver erros tanto no fluxo de estoque quanto na reposição em si.

Entre os ganhos de contar com um produto que auxilie nesse sentido, destacamos especialmente:

  • melhorias nos processos como um todo;

  • possibilidade de a loja ter um melhor controle sobre o planejamento financeiro, pois entenderá quais são os períodos que precisará repor uma maior quantidade de produtos;

  • garantia de que vai contar com os produtos na data marcada;

  • prevenção contra prejuízos, entre outros.

4. Faça uma boa gestão de fornecedores

No varejo, a gestão de fornecedores é essencial para o sucesso do negócio. Entre os diferenciais de contar com essa etapa de trabalho no negócio, destacamos a qualidade dos produtos disponíveis na loja, pois você sempre buscará pelas melhores empresas e com um bom custo-benefício, terá melhores condições de negociação com as marcas, além de contar com uma maior transparência e confiabilidade com todos os contratos firmados em seu negócio.

Para a reposição de produtos, não é diferente. É preciso ter uma boa gestão para que você entre em contato no período certo e possa receber os itens dentro do período necessário para que não haja prejuízos em suas vendas.

Entre as práticas mais indicadas nesse sentido, ressaltamos especialmente:

  • entender quais são os objetivos de vendas de seu negócio em determinado período: em algumas épocas sazonais, por exemplo, há produtos que têm mais saída do que os outros, o que leva à necessidade de contar com uma maior quantidade desses itens durante o período;

  • organizar processos internos, especialmente aqueles que envolvem a gestão de contratos;

  • construir um bom relacionamento com os fornecedores que mais têm contato;

  • oferecer feedbacks de informações que sejam relevantes para que as empresas forneçam um melhor atendimento;

  • fazer uma avaliação interna daquelas marcas que mais chamam a atenção, servindo de base para a contratação de outras empresas.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre a reposição de produto e a importância que isso traz para a estratégia de seu negócio. Como abordamos, caso isso não seja feito de forma efetiva e estratégica, existem os riscos de a loja ter constantes erros de gestão, bem como o de perder clientes para a concorrência.

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