Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Ruptura de estoque: 7 dicas para evitar esse problema no varejo

07 de fevereiro de 2023
Gestão de Estoque
ruptura de estoque

A garantia de que o consumidor vai encontrar tudo que precisa no PDV é uma base para construir uma experiência satisfatória. Para isso, desenvolver uma gestão proativa e evitar qualquer possibilidade de ruptura de estoque é indispensável.

Nesse contexto, a falta de produtos no ponto de venda é um problema gerencial comum e que provoca danos significativos. Afinal, o cliente se sente frustrado e acaba procurando outro estabelecimento, levando a perda de receitas e competitividade.

Quer saber como eliminar esse risco? Neste post trouxemos informações importantes para contribuir com o sucesso da sua gestão! Continue a leitura e veja 7 dicas valiosas para evitar a ruptura de estoque e preservar a satisfação dos seus clientes!

O que significa a ruptura de estoque?

A ruptura de estoque consiste na falta de determinados produtos no ponto de venda. Acontece quando o cliente procura a mercadoria nas gôndolas e expositores, mas não encontra, situação desagradável e que oferece riscos significativos para as receitas.

As causas da ruptura de estoque são diversas e normalmente relacionadas com falhas na gestão, como negociações longas e reposição ineficiente. Não acompanhar as mudanças nos hábitos do consumidor também pode levar a ocorrência do problema.

Por que é importante evitar que aconteça?

O ponto de venda é o local onde o cliente toma decisões importantes e cria a percepção sobre a loja. Em vista disso, a disponibilidade e variedade de produtos contribui para otimizar o processo e facilitar a conversão.  

Desse modo, evitar que a ruptura ocorra é muito importante, pois indisponibilidade dos itens na loja pode causar as seguintes situações:

  • compromete a imagem da empresa;

  • desistência dos clientes fazer a compra;

  • o consumidor não retorna para novas compras;

  • o consumidor procura outra loja;

  • perda da fidelidade dos clientes;

  • perda de competitividade.

Quando a gestão é eficiente e evita a ruptura, a loja garante que todo o portfólio permaneça sempre disponível em qualquer época do ano. Com isso, evita contratempos e riscos de comprometer a experiência do consumidor.

Como evitar a ruptura de estoque? Veja 7 dicas!

Você viu até agora a importância de evitar a ruptura de estoque, que é um problema grave para o desempenho de um negócio varejista. Por essa razão, investir em medidas para prevenir essa situação desagradável deve ser uma prioridade.

Assim sendo, com algumas ações simples é possível garantir um controle eficiente dos produtos da loja e impedir que a ruptura aconteça. Além de contribuir para alinhar os setores de estoque, compras e vendas, pilares das atividades comerciais.

 Veja dicas para evitar a ruptura no varejo!

1. Capacite os colaboradores

A equipe interna precisa estar alinhada e com uma comunicação clara, eficiente e direta, em todos os departamentos. Para alcançar esse objetivo, a realização de treinamentos periódicos é indispensável e deve ser realizada para todos os profissionais, de acordo com as funções.

2. Conheça bem os clientes

As mudanças nos hábitos do consumidor são comuns e a loja deve estar sempre atualizada sobre as preferências e comportamentos. Trata-se de uma ação relevante para manter a disponibilidade de produtos e também auxiliar nas campanhas de marketing.

3. Controle as vendas de forma mais eficiente

Outra dica importante para eliminar rupturas no varejo é controlar o fluxo de vendas com eficiência e em harmonia com o estoque e o departamento de compras. É preciso saber quais os produtos que saem mais e em quais épocas, para garantir a reposição adequada.

4. Direcione de sell-in para sell-out

O sell-in consiste nas vendas de empresas para empresas, ou seja, dos fornecedores para a loja e o sell-out, representa a venda dos produtos da loja para o consumidor. Compreender essa relação e direcioná-la é crucial para organizar os processos e evitar rupturas.

5. Conte com bons fornecedores

Os fornecedores são parceiros importantes para evitar rupturas e ter uma boa relação vai ajudar a conseguir receber os pedidos sempre que precisar e com agilidade. Portanto, escolha empresas confiáveis para ter apoio e garantir a entrega rápida e a devida reposição dos produtos.

6. Utilize ferramentas adequadas

Devido à grande variedade de itens comercializados no varejo, realizar o controle é uma tarefa desafiadora. Sendo assim, usar ferramentas de gestão para auxiliar a monitorar as atividades é indispensável e auxilia a evitar erros que sempre levam a rupturas.

7. Priorize a experiência do consumidor

Para conduzir a gestão os gestores precisam compreender o processo de compra e otimizar as estratégias pensando na experiência do consumidor. Essa perspectiva contribui para entender o que é preciso para a satisfação e com isso, facilita manter o PDV atrativo e completo.

Como utilizar a tecnologia para evitar rupturas?

A ruptura no varejo acontece devido a falhas gerenciais, normalmente pela dificuldade de lidar com grande volume de informações e demandas. Pequenos erros comprometem o gerenciamento do estoque e levam a indisponibilidade itens no ponto de venda.

Considerando esse fato, o uso da tecnologia é a melhor maneira para facilitar a gestão e automatizar as tarefas. Por meio de softwares, é possível eliminar trabalhos manuais e reduzir os erros que frequentemente causam a ruptura de estoque.

Em outras palavras, utilizar um sistema digital favorece a comunicação e o acompanhamento centralizado de todo o estoque e PDV. Um recurso imprescindível e que oferece funcionalidades específicas para a gestão interna de um negócio varejista.

Lembre-se também, que os inventários são fundamentais para monitorar a quantidade de cada produto e avaliar o fluxo de vendas de cada categoria. Dessa forma, você terá dados reais para controlar as compras e a reposição de produtos para manter seu portfólio sempre disponível para o seu cliente.

As estratégias para evitar a ruptura de estoque são indispensáveis e devem fazer parte da rotina operacional no varejo. Portanto, siga nossas dicas para evitar riscos e manter o negócio sempre completo e pronto para surpreender os consumidores.

Gostou do post? Agora que viu sobre a ruptura de estoque, continue lendo conteúdos e novidades incríveis sobre diversos assuntos nas nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube

Desafios e estratégias para layoutização de farmácias Desafios e estratégias para layoutização de farmácias 04 de maio de 2024

Desafios e estratégias para layoutização de farmácias

A layoutização de farmácias pode ser otimizada para gerar ainda mais resultados, desde que você opte pelas estratégias certas. Leia o artigo e saiba mais!

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? 27 de abril de 2024

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro?

A boa gestão de estoque pode fazer muito pela sua empresa. Leia o artigo e conheça práticas que podem te ajudar a melhorar o setor

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? 20 de abril de 2024

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio?

Leia o artigo e conheça como os 4 P’s do marketing podem impactar um negócio de sucesso, entendendo cada um dos elementos principais

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES