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Setorizar é organizar a loja, de forma que os produtos sejam separados por categorias e fiquem próximos dos seus semelhantes, beneficiando o consumidor e influenciando-o na compra.

Em um supermercado, por exemplo, há o setor das massas que devem conter todos os tipos oferecidos ali, e também devem estar os pacotes de queijo ralado, pendurados nas gôndolas. Próximo a esse setor, o ideal é que haja um setor de molhos, condimentos e enlatados.

O objetivo ao organizar dessa maneira é fazer com que cada setor complemente o outro, criando uma harmonia entre os produtos e suas utilidades, facilitando o consumidor ao encontrar o que precisa e estimulando-o a fazer uma compra de ocasião.

Veja por exemplo, esse vídeo da Sonia Paloschi, Diretora da Purchase Comunicação e Marketing, falando exatamente sobre como incentivar o cross-selling.

Como setorizar?

Isso pode ser feito de várias formas com algumas medidas simples que funcionam para qualquer ponto de venda, mas antes de começar a organizar é importante lembrar que todo espaço da loja deve estar sempre limpo e arrumado.

O primeiro espaço que deve ser organizado é a vitrine da loja, é a primeira visualização que clientes e possíveis consumidores vão ter do seu estabelecimento. Deixe-a com um visual bonito e varie os produtos expostos com frequência, priorizando as promoções (que também devem estar expostas no início da loja)!

O segundo setor deve conter os lançamentos e produtos semelhantes a eles, "chamando" o consumidor a passear pela loja e estimulando a compra de ocasião.

No terceiro setor coloque os principais produtos da loja, aqueles que as pessoas mais procuram e tendem a passar mais tempo olhando e pesquisando.

No fundo da loja, opte por colocar os produtos mais caros, provadores e o caixa (para maior controle e segurança). É interessante também dispor alguns produtos mais baratos e estratégicos bem próximos ao caixa, como: chocolate e balas, meias, lixa de unha, chaveiro e etc.. Aumentando a compra por impulso.

Ao entrar em uma loja o consumidor deve encontrar facilmente aquilo que ele precisa e ao mesmo tempo, ser estimulado sutilmente a comprar outros produtos. Para que isso aconteça, a setorização é fundamental.

Nesse vídeo, Camila Caparelli - Arquiteta, Fundadora do Escritório RISA Arquitetura Comercial, explica como a arquitetura comercial e o Visual Merchandising podem influenciar no aumento das vendas.

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