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Tabloide de ofertas: veja como usar de forma estratégica

03 de dezembro de 2021
Marketing e Vendas
Tabloide de ofertas

Em uma loja de varejo, é essencial buscar estratégias que possam facilitar as vendas e proporcionar uma melhor experiência para os clientes. Ao realizar uma promoção, por exemplo, existe a possibilidade de realizar a divulgação por meio das redes sociais, mas não se pode esquecer do espaço físico. Afinal, quem chega até o seu empreendimento também precisa estar por dentro dos itens que estão com preços promocionais — e o tabloide de ofertas é uma ótima alternativa que trará esse ganho.

Porém, é comum surgirem dúvidas de como elaborá-lo de forma eficiente e quais são os cuidados necessários para que o objetivo da ação seja alcançado. Neste material, a gente traz algumas das principais dicas. Continue a leitura e saiba mais!

O que é o tabloide de ofertas?

Primeiro, é importante entendermos detalhadamente do que se trata o tabloide de ofertas. Trata-se de um folheto, parecido com jornais, com o intuito de selecionar as principais promoções da loja para o cliente. Não há uma periodicidade ideal para a distribuição do tabloide, vai depender da quantidade de ofertas e dos objetivos de venda do negócio.

Exemplo: caso faça alterações nas estratégias semanalmente com revisão contínua de preços, o mais indicado é que toda semana tenha uma nova "edição". Se essa frequência for reduzida, quinzenalmente atende às necessidades.

Como utilizar o tabloide de ofertas em seu negócio?

Agora que você já sabe do que se trata, vamos entender também como é possível elaborá-lo. Veja!

Tenha cuidado ao selecionar as imagens dos produtos em oferta

O tabloide de ofertas precisa chamar a atenção do consumidor. Nesse sentido, é importante ter cuidado ao selecionar as imagens. Se forem de baixa qualidade, consequentemente o material também não ficará atrativo, o que prejudicaria os resultados finais de seu negócio.

Sendo assim, o mais indicado seria ter uma pessoa qualificada para trabalhar no design do folheto. Ela entenderá do que se trata uma foto atrativa e também seguirá com a identidade visual de sua loja, o que garantirá uma maior identificação por parte do público de que se trata desse empreendimento.

Entre os diferenciais de ter um profissional qualificado para o design, destacamos:

  • oferecer mais credibilidade aos materiais, justamente por seguir com o padrão da sua loja;

  • chamar a atenção do público com peças esteticamente bonitas;

  • ajudar a marca a se posicionar por meio do tabloide;

  • contribuir para reduzir custos (alguns designers também têm expertise com a parte de produção), entre outros.

Revise os produtos no estoque

Quando a sua loja adota uma estratégia de vendas, é essencial que faça uma revisão dos produtos em estoque. Contar com o controle dessa área, além de garantir um aumento de produtividade, contribui para um planejamento de compras mais preciso, oferece mais oportunidades de negócio e permite um melhor entendimento das ações elaboradas.

No caso do tabloide de ofertas, é uma garantia de que os itens divulgados serão encontrados pelo cliente. Caso contrário, as chances de oferecer uma experiência negativa aumentam consideravelmente, o que pode ser prejudicial para a imagem do seu negócio.

Inclusive, uma pessoa que viu um item promocional e não o encontrou para a venda pode registrar um depoimento nas redes sociais, o que afetaria na decisão de compra de outros consumidores no momento de escolher uma loja.

Coloque informações sobre o estabelecimento

Antes, o tabloide de ofertas era utilizado exclusivamente para divulgar itens em promoção. Hoje, há a possibilidade de se fazer também um uso institucional. Por meio dessa ação, o negócio  pode contar um pouco mais sobre a história da loja, de colocar informações sobre os valores da empresa, de explicar os próximos projetos (especialmente nas proximidades de datas comemorativas, por exemplo), entre outras temáticas.

Inclusive, há a oportunidade de produzir conteúdo de qualidade, de acordo com o nicho de atuação de seu varejo. Se for um empreendimento de roupas, trazer dicas e novidades do mercado ou sugestões e tendências da próxima estação. Se for de eletrônicos, apresentar alguns dos principais lançamentos daquele período e as últimas notícias do setor. Basta usar a criatividade!

Apresente as regras gerais

O cliente precisa estar por dentro das principais regras da promoção elaborada. Entre elas, destacamos:

  • se há algum limite de quantidade de itens que podem ser adquiridos por uma mesma pessoa;

  • qual é a data de validade das ofertas;

  • qual é o preço original e a oferta; entre outros.

Esses dados são importantes tanto para o cliente entender de forma mais clara o tempo destinado para a ação quanto para gerar uma sensação de urgência. Se não houver limite de prazo, por exemplo, esse sentimento acaba se perdendo e a pessoa acaba "deixando para depois" a compra em si.

Também é interessante mencionar onde o cliente tem a oportunidade de tirar dúvidas, caso elas existam. No estabelecimento, sempre tenha um profissional disponível em um local previamente indicado para que as pessoas sejam atendidas nesses casos.

Quais os diferenciais do tabloide de ofertas?

Por fim, é interessante conhecer algumas das vantagens de contar com o tabloide de ofertas em seu negócio. Entre elas, destacamos:

  • baixo custo de produção, principalmente se comparados com outras estratégias de marketing comuns em varejo;

  • suporte aos vendedores, uma vez que o cliente terá acesso fácil a diversas informações promocionais da empresa, o que não exige necessariamente que tenha uma pessoa atendendo para tirar as dúvidas;

  • melhoria da imagem da empresa;

  • eficácia pela quantidade de pessoas alcançadas, além de atingir clientes que de fato se interessam pelos produtos oferecidos em sua loja;

  • oportunidade de o cliente levar o tabloide de ofertas para casa e poder estudar as possibilidades de compra com mais calma e atenção.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é o tabloide de ofertas, quais são seus diferenciais, além de conferir dicas para implementá-lo. Alguns erros comuns devem ser evitados no momento de implementar a ação, como oferecer preços diferentes dos que estão nas gôndolas ou no caixa, ter poucos produtos em estoque ou itens repetidos em páginas diferentes. Tudo isso prejudica os resultados e a experiência do cliente.

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