Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

6 erros no atendimento ao cliente que você precisa evitar

22 de agosto de 2023
Gestão de Pessoas , Marketing e Vendas
erros no atendimento ao cliente

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e garantir uma experiência de compra impecável é uma necessidade, inclusive no varejo. Diante desse fato, evitar erros no atendimento ao cliente é fundamental para não comprometer os resultados.

Um atendimento de qualidade em toda a jornada de compra é um grande diferencial e a oportunidade perfeita para estreitar o relacionamento com o cliente. Por isso, caprichar nas abordagens e reduzir falhas é o ponto de partida para o sucesso.

Se você deseja aperfeiçoar a atuação do seu negócio e garantir uma boa experiência ao consumidor, este post irá ajudar! Continue acompanhando e saiba quais são os 6 erros no atendimento ao cliente que devem ser evitados e por que atentar-se ao tema!

A importância do atendimento ao cliente para um negócio

O atendimento ao cliente é um processo vital para qualquer negócio, independentemente do porte, região e segmento. Consiste no momento de contato com a pessoa e onde geralmente a decisão por comprar ou não é tomada.

Nesse sentido, um atendimento de qualidade e focado nas necessidades do cliente contribui para elevar as possibilidades de venda. Além disso, favorece uma boa experiência e eleva a fidelização, aspectos cruciais para o sucesso nos resultados.

Por outro lado, prestar um atendimento ruim ao cliente provoca danos que podem ser irreparáveis, muito além de perder vendas. A loja acaba perdendo espaço para os concorrentes e prejudica a imagem no mercado, dificultado a gerar receitas.

Portanto, é possível dizer que o atendimento é decisivo e garantir a excelência nessa etapa da jornada do consumidor é imprescindível — para transmitir confiabilidade, credibilidade e fazer com que o cliente seja um disseminador da marca.

6 erros no atendimento ao cliente que devem ser evitados

Apesar da notável importância do atendimento ao cliente, muitas empresas deixam a desejar e cometem erros que podem causar desistências e insatisfações. São hábitos ruins que fazem o consumidor se afastar da loja e procurar um outro estabelecimento.

Saber quais são esses erros é o ponto de partida para analisar os processos atuais e desenvolver estratégias junto a equipe para evitá-los. Ou seja, a primeira ação que você deve tomar para melhorar cada etapa e garantir atendimentos de alta qualidade.

Veja a seguir, quais são os principais erros no atendimento ao cliente que não devem acontecer no seu negócio!

1. Ter poucos canais de comunicação

Não ter canais de comunicação diversificados e sempre disponíveis ao cliente é um dos principais erros cometidos pelas empresas. A falta de redes sociais atualizadas, site e outras linhas de contato pode comprometer a satisfação do consumidor.

A melhor estratégia é investir em soluções omnichannel e manter uma presença forte no meio digital. Assim, será mais fácil manter o contato com o cliente e atender as demandas de uma maneira ágil, precisa e moderna.

2. Não ter uma equipe bem preparada

A falta de treinamento da equipe de vendas também é um erro comum e que prejudica muito o atendimento. Sem as devidas orientações, os profissionais não saberão como proceder e acabam não atingindo o nível de excelência desejado.

Todos os colaboradores devem estar devidamente treinados e capacitados para atuar em contato direto com o cliente, sobretudo com procedimentos claros. Para isso, um bom cronograma de treinamentos será essencial para o desenvolvimento de habilidades.

3. Apresentar informações incorretas ou incompletas

Quando um cliente entra na loja e procura informações sobre um produto, muitos vendedores não oferecem informações confiáveis. Esse é um dos erros mais graves que acontecem no varejo e causam danos significativos na experiencia de compra.

Antes de tudo, você precisa garantir que seus funcionários tenham total conhecimento sobre o portfólio da loja, para orientar o cliente da maneira adequada. As informações devem ser completas, realistas e éticas para que a pessoa sinta confiança na loja.

4. Não ter empatia com o cliente

A falta de empatia no momento do atendimento é um dos erros mais comuns e dificulta a entender as reais necessidades. Trata-se da dificuldade do vendedor em escutar e entender o que a pessoa deseja, para oferecer soluções adequadas.

A empatia é um atributo indispensável para a equipe de atendimento e pode-se desenvolver essa habilidade por meio de treinamentos e capacitação. Atuar por meio de abordagens empáticas será um diferencial para cativar e conquistar o cliente.

5. Não se preocupar com o layout e design da loja

A organização, layout e design da loja são cruciais para a experiência de compra e precisam ser tratados de forma estratégica. Deixar de cuidar dessas questões é um erro, pois compromete o fluxo de compra e a identidade de marca.

Nesse sentido, é preciso desenvolver um projeto personalizado e profissional, que tenha um design único e represente os valores da loja. Além de tornar os ambientes mais agradáveis, é uma maneira para influenciar a decisão de compra.

6. Não oferecer atendimento personalizado

Cada cliente tem suas particularidades, necessidades e comportamentos que precisam ser considerados. Deixar de ter atenção a esse fator é um dos erros mais típicos no mercado e dificulta a prestar um atendimento personalizado.

É necessário estudar o perfil do público-alvo para entender a melhor forma para atendê-los de forma personalizada. Ou seja, com a linguagem correta e foco total em proporcionar soluções que realmente atendam às necessidades e expectativas.

Quais as consequências de cometer erros no atendimento

Os erros no atendimento são um risco considerável até mesmo para a sobrevivência do negócio. Quando acontecem, permitem que o consumidor não retorne para novas compras e de preferência para lojas concorrentes, o que prejudica o faturamento.

As consequências de não eliminar as práticas ruins no atendimento são sérias, por exemplo:

  • perda de competitividade;

  • mancha a reputação da loja;

  • compromete a imagem no mercado;

  • dificulta a captação de clientes;

  • queda nas vendas e na margem de lucro;

  • avaliações negativas.

Portanto, investir em práticas para oferecer um bom atendimento ao cliente precisa ser uma prioridade para o negócio. Além de evitar todas as consequências, é um passo importante para elevar a fidelização e levar a loja a um crescimento sustentável.

Como pode ver, quando os erros no atendimento ao cliente acontecem causam impactos severos na reputação e nos resultados de um negócio. Por essa razão, é imprescindível evitá-los a todo custo para garantir que o público permaneça satisfeito.

Gostou do artigo? Agora que viu sobre os erros no atendimento ao cliente, curta nossas páginas nas redes sociais e veja diversos outros conteúdos e novidades! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no YouTube!

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? 27 de abril de 2024

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro?

A boa gestão de estoque pode fazer muito pela sua empresa. Leia o artigo e conheça práticas que podem te ajudar a melhorar o setor

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? 20 de abril de 2024

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio?

Leia o artigo e conheça como os 4 P’s do marketing podem impactar um negócio de sucesso, entendendo cada um dos elementos principais

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque 30 de dezembro de 2023

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque

Conheça os segredos da SAFOL Gôndolas para ser a empresa escolhida pela Joviki Materiais de Construção.

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES