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O atendimento ao cliente é um dos pontos essenciais para o sucesso do seu empreendimento e nós já falamos aqui sobre como preparar seus vendedores para receber bem, agora vamos falar sobre o pós-venda.

De nada adianta oferecer um produto ou serviço de qualidade se a empresa desaparece quando o cliente precisa de algum auxilio seja em uma nova compra ou, principalmente, para resolver algum problema.

Por isso, separamos algumas dicas para aprimorar o atendimento no pós-venda!

Cultivando o relacionamento

As redes sociais estão acessíveis para quase todos hoje em dia. Já parou para ver o que os seus clientes andam falando de você online? A internet é uma ótima aliada para interagir com seu público, ficar por dentro das tendências do momento e expor seus produtos e serviços.

Esteja sempre atento as suas mídias online: converse, responda e mostre aquilo que seus clientes querem ver e, se precisar, contrate um profissional especializado para isso.

Colhendo feedback

Incentive seus clientes a dar um retorno sobre o seu atendimento ou produto. Mais uma vez a internet é sua aliada, convide os clientes a curtir sua página, postar uma foto e avaliar a experiência.

Você pode também ligar para um cliente para saber o que ele achou e se colocar a disposição caso ele precise de algum auxílio. Essa é uma ótima forma de se fazer presente e cultivar esse relacionamento.

Respondendo a solicitações e chamados

Seja pelas redes sociais, telefone ou até presencialmente. Se o seu cliente tem alguma dúvida ou precisa do seu atendimento, atenda! Nunca deixe o cliente sem resposta.

Estabeleça um prazo para respondê-los e solucione o que eles precisam o mais rápido possível.

Atendendo a reclamações

Quando o cliente não fica satisfeito, procure saber o que houve de errado, seja educado e se prontifique a resolver rapidamente.

Se a sua empresa se posicionou errado, peça desculpas e nunca esconda o erro ou finja que ele não aconteceu. Seja honesto e busque não errar novamente.

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