Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Como organizar as prateleiras de um mini mercado? Confira 4 dicas!

17 de maio de 2022
Oganização e Layout de Gôndolas
como-organizar-prateleiras-de-um-mini-mercado

Você sabe como organizar as prateleiras de um mini mercado? Preocupar-se com essa questão é essencial em uma empresa. Por meio dessa estratégia, há a oportunidade de identificar quais são os produtos que contam com maior giro, há a possibilidade de colocar produtos com mais vendas em locais mais estratégicos, além de deixar o espaço melhor otimizado para que os clientes encontrem os itens desejados com mais facilidade.

Tudo isso impacta diretamente na fidelização e retenção de seus clientes, sendo um diferencial no momento de eles escolherem um mercado para adquirir os produtos desejados para o dia a dia. Por essa razão, elaboramos este material para trazer algumas dicas essenciais no que se refere a essa organização. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

1. Esteja atento ao posicionamento de produtos

O primeiro passo ao organizar as prateleiras de um mini mercado é voltar as suas atenções para o posicionamento dos produtos. Ao posicioná-los de forma estratégica, você estará impactando no bom relacionamento com os seus clientes. Afinal, ele encontrará de forma rápida e prática tudo o que precisa naquele momento, o que influencia na percepção positiva que ele tem de sua marca. Naturalmente, poderá indicar o negócio para amigos e familiares, sendo um importante diferencial competitivo do mini mercado.

Para isso, é importante que você tenha um relatório sobre os produtos de maior lucratividade, analise quais são aqueles itens mais procurados pelo seu público, além de levar em consideração a sazonalidade. Entenda: materiais com maior fluxo de saída devem estar mais distantes da entrada, pois vão garantir que as pessoas circulem pelo espaço como um todo.

Além disso, sempre que houver ações promocionais, as mercadorias devem estar em espaços mais evidentes - e sempre se preocupe com a disposição dos produtos com base na observação de seus clientes — produtos que ficam acima da cabeça, por exemplo, têm menos visibilidade. Ou seja, o ideal é que você deixe nesse local itens com menor interesse de venda por parte do mini mercado.

2. Faça uma gestão de estoque eficaz

Em um mini mercado, a gestão de estoque é essencial para garantir o sucesso de seu negócio. Por meio dela, o seu negócio vai reduzir desperdícios, vai auxiliar no planejamento financeiro, além de melhorar o processo de compra.

Uma gestão de estoque eficaz ainda tem a possibilidade de reduzir as chances de um cliente não encontrar um produto que tenha muita saída. Se isso ocorrer, as chances de ele migrar para o mercado concorrente são grandes, uma vez que não vai identificar, ali, os itens que ele procura para o seu dia a dia.

Para uma gestão de estoque que atenda às suas necessidades, é preciso estar atento a alguns pontos específicos. Entre eles, ressaltamos:

  • contar com um inventário de estoque: basicamente é uma lista de todos os produtos que estão disponíveis em estoque. Esse tipo de ação contribui para que a equipe tenha uma compreensão do que é preciso comprar;

  • realizar uma projeção de demanda: principalmente em períodos sazonais, alguns itens têm mais saída do que outros. Com a projeção de demanda, você tem um controle mais preciso sobre o que é necessário adquirir;

  • escolher bem os fornecedores e ter atenção aos prazos de entrega;

  • investir no treinamento de sua equipe;

  • ter uma estratégia para a reposição de produtos, entre outros.

3. Identifique os pontos de maior circulação

Se você deseja conferir as principais estratégias de como organizar as prateleiras do mini mercado, não pode deixar de lado o entendimento sobre os pontos de maior circulação. Conhecer e identificar as zonas quentes e zonas frias, por exemplo, deve ser uma prioridade.

As zonas quentes se referem aos locais mais "positivos" de seu mini mercado, onde chamam mais a atenção do público e recebem um número maior de pessoas ao longo do dia. Já as zonas frias são aquelas que não despertam tanto o interesse dos clientes, ficando mais vazias.

Alguns exemplos de zonas quentes, por exemplo, são as partes centrais das gôndolas, as pontas das prateleiras, corredores mais largos ou as prateleiras que ficam na altura dos olhos. Em relação às zonas frias, são as prateleiras próximas ao chão, próximas dos pontos de retirada dos carrinhos ou atrás de pilhas altas.

Ao identificar esses locais, você pode realizar a organização das prateleiras de forma mais estratégica, de modo que produtos mais vendidos tragam ainda melhores resultados, ao mesmo tempo que você tem a oportunidade de traçar estratégias próprias para as zonas frias, levando o cliente até aquele espaço.

4. Invista em um projeto de layout

Mesmo em um mini mercado, é importante que haja o investimento em um projeto de layout. Existem empresas próprias para isso, que entenderão quem é o seu público, quais são as ações que melhor beneficiam as suas vendas, além de conhecer o espaço de seu negócio para propor um layout que realmente desperte o interesse de seus clientes e proporcionem vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

A SAFOL, por exemplo, oferece esses diferenciais, além de trazer como vantagens: 

  • melhoria do fluxo de interno de pessoas, de modo que elas encontrem os produtos desejados de forma mais facilitada;

  • melhor utilização do espaço disponível, tornando-o mais funcional e contribuindo para que todos os locais do mini mercado sejam aproveitados com eficiência;

  • mais facilidade para o controle das atividades do negócio e para a supervisão das demandas;

  • redução de custos, uma vez que o projeto do layout contribui para que as mercadorias sejam melhor vistas pelo cliente, reduzindo o desperdício - principalmente o desperdício em relação ao prazo de validade, entre outros pontos.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre como organizar prateleiras de um mini mercado. Como vimos, é importante contar com uma empresa que tenha experiência nesse tipo de segmento para poder realizar um projeto personalizado e que atenda às necessidades de seu empreendimento.

Se você deseja saber um pouco mais sobre o assunto e deseja entender quanto ficaria um projeto como esse, é só acessar a nossa calculadora, disponibilizar as informações solicitadas e entender como ficaria o layout para o seu mini mercado!

Principais estratégias para fazer o posicionamento de gôndolas da forma certa no supermercado Principais estratégias para fazer o posicionamento de gôndolas da forma certa no supermercado 11 de maio de 2024

Principais estratégias para fazer o posicionamento de gôndolas da forma certa no supermercado

Descubra como fazer o posicionamento de gôndolas de forma eficaz no supermercado para impulsionar vendas e encantar clientes.

Desafios e estratégias para layoutização de farmácias Desafios e estratégias para layoutização de farmácias 04 de maio de 2024

Desafios e estratégias para layoutização de farmácias

A layoutização de farmácias pode ser otimizada para gerar ainda mais resultados, desde que você opte pelas estratégias certas. Leia o artigo e saiba mais!

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? 27 de abril de 2024

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro?

A boa gestão de estoque pode fazer muito pela sua empresa. Leia o artigo e conheça práticas que podem te ajudar a melhorar o setor

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES