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Entenda a diferença entre gôndolas e prateleiras para usá-las de forma estratégica

11 de abril de 2022
Oganização e Layout de Gôndolas , Visual Merchandising
diferença entre gôndolas e prateleiras

Você sabe qual é a diferença entre gôndolas e prateleiras? Manter uma loja organizada é essencial para o sucesso de seu empreendimento. Por meio dessa estratégia, certamente vai haver um maior interesse por parte do consumidor em conhecer o seu espaço, vai garantir maior satisfação do cliente e fortalecer a imagem do negócio. Isso sem falar que também é uma prática para a prevenção de perdas e danos de seus produtos — com recorrência, pode ocasionar em prejuízos financeiros para o estabelecimento.

Neste material, a gente explica um pouco mais sobre a diferença entre gôndolas e prateleiras, além de trazer dicas de como é possível organizá-las de maneira mais adequada. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Em quais aspectos as gôndolas e as prateleiras se diferenciam?

Primeiro, é importante entendermos quais são os aspectos que se diferenciam entre gôndolas e prateleiras. Confira!

Estrutura

estrutura é um desses tópicos. Enquanto a prateleira é um móvel fixo na parede das lojas, as gôndolas podem comportar um número maior de produtos. Ou seja, traz mais segurança para os itens de sua loja, além de ter a oportunidade de dispor uma quantidade maior de produtos em um mesmo espaço.

As gôndolas, no geral, contam com uma base plana e um componente vertical com pranchas, entalhes ou paredes de ripas - e o seu uso pode ser muito estratégico para a exposição dos produtos. 

Material

Tanto as gôndolas quanto as prateleiras contam com diferentes tipos de materiais. No primeiro caso, há gôndolas de metal, que contam com suporte para o sustentar o peso, bem como cremalheiras nas laterais. Essas cremalheiras são feitas de metal com alguns furos, possibilitando o encaixe na altura desejada.

Há também gôndolas de madeira MDF, com a possibilidade de encaixar ganchos para montar painéis expositores de pequenos objetos, ideal para comércios que vendem produtos menores. Também encontra-se no mercado gôndolas de vidro, muito utilizadas em lojas de roupas e sapatos.

Da mesma forma, você encontra prateleiras em MDF, vidro e metal. Cada uma delas tem suas características próprias e são destinadas para um objetivo específico. O ideal é analisar qual é o seu nicho de atuação e qual seria a melhor disposição dos produtos em seu negócio.

Por fim, as gôndolas de aço têm grande maleabilidade, durabilidade e resistência, além de suportar muitas quantidades de produtos, mesmo aqueles mais pesados. Destaca-se ainda a boa duração, pois resistem aos impactos e danos.

Como organizar as gôndolas e as prateleiras de forma estratégica?

Agora que você já sabe qual é a diferença entre gôndolas e prateleiras, chegou o momento de entendermos quais são as melhores práticas para organizar as gôndolas de uma loja. A seguir, selecionamos algumas das principais dicas. Confira!

Conheça o seu espaço

O primeiro passo é conhecer bem o seu espaço. Como afirmamos, a organização adequada da loja contribuirá para uma melhor experiência de compra do cliente. Para alcançar este objetivo, você precisa entender qual é o espaço disponível e qual seria a melhor disposição das gôndolas naquele local.

Independentemente de qual seja o tamanho da loja, as gôndolas não podem ocupar mais do que 40% do espaço. Se isso ocorrer, fica difícil para a locomoção das pessoas no interior de seu estabelecimento, especialmente em períodos de maior fluxo de vendas.

Preocupe-se com a escolha dos produtos

O layout da loja é extremamente estratégico para seus resultados. Por isso, esteja atento quanto à escolha dos produtos, uma vez que, em locais de zona quente (onde há maior circulação de pessoas), o ideal é que tenham produtos com mais saída ou que sejam mais atrativos, como no caso das promoções.

Também é preciso ter um objetivo bem definido para certos períodos de vendas. Exemplo: suponhamos que você tem um item que está prestes a entrar no prazo de validade. O ideal é realizar uma promoção e deixá-la mais à mostra, dando a oportunidade das pessoas de conferirem essa oportunidade.

Organize os produtos de alto giro

Para a organização dos produtos de alto giro, você deve analisar a margem de lucro. Se, mesmo com muito fluxo, ela for pequena, o ideal é que esteja em uma parte mais inferior. Mesmo estando "fora da vista" do cliente, ele vai procurá-lo antes de ir para outra seção.

Aqueles que estão mais à vista do consumidor, é interessante apresentar aqueles materiais que oferecem um bom retorno e que também têm um alto fluxo — o que refletirá diretamente nos resultados da empresa.

Entenda o comportamento dos clientes no interior da sua loja

Seja qual for o tipo de comércio, a tendência é de que os clientes quando estão no interior da loja andem da direita para a esquerda devido ao fluxo de movimento.

Dessa forma, é essencial que produtos de alto giro e com maiores chances de vendas estejam nas gôndolas que ficam à direita do corredor. Assim, quando o cliente estiver transitando pelo seu espaço, a sua atenção será justamente para esses itens.

Conte com o apoio de uma empresa especializada

Para o sucesso de qualquer estratégia, é importante contar com o apoio de quem entende do assunto. Empresas especializadas em layouts de loja vão analisar o seu espaço, entender quais são as suas necessidades e definir um projeto que esteja de acordo com o seu ambiente e com os objetivos de seu negócio.

Assim, além de ter a oportunidade de contar com um ambiente que ofereça a satisfação de seu cliente, você terá a oportunidade de obter melhores resultados com o seu negócio, aumentar a margem de lucro e o ticket médio da venda.

Neste conteúdo, você pôde entender a diferença entre gôndolas e prateleiras, além de conferir dicas práticas de como deve ser uma organização adequada das gôndolas. Como vimos, esse é um aspecto essencial para os bons resultados de sua loja, que, aliados com as estratégias de marketing e um bom atendimento, contribuirão para alcançar os resultados esperados no planejamento do empreendimento.

Se você ficou interessado em montar um layout personalizado com as suas necessidades, entenda como a Safol realiza projetos comerciais

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