Aumente Suas Vendas nas Férias de Fim de Ano com a Organização Estratégica de Gôndolas

14 de outubro de 2025
Logística , Marketing e Vendas , Planejamento Estratégico
Aumente Suas Vendas nas Férias de Fim de Ano com a Organização Estratégica de Gôndolas

As férias de fim de ano representam uma oportunidade de ouro para aumentar as vendas no varejo. O varejo brasileiro segue em expansão, com milhares de novas lojas abertas todos os anos, especialmente em datas sazonais. De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), mais de 200 mil lojas foram inauguradas apenas em 2021, reforçando o potencial de crescimento nesse setor e a importância de estratégias eficientes para se destacar no mercado.

Com o aumento do fluxo de clientes, principalmente famílias e turistas, é essencial que sua loja esteja preparada para atender a demanda. A organização estratégica das gôndolas pode fazer toda a diferença na experiência de compra e no faturamento. Vamos discutir como aproveitar ao máximo essa temporada movimentada através da disposição inteligente de produtos.

Conheça seu cliente

Sabendo quem é o seu cliente, fica fácil definir e atacar as dores e desejos desse público. Mas como isso é feito?

Identifique quais são os produtos mais procurados durante o período das férias de fim de ano. Alguns exemplos são:

  • Roupas de praia
  • Snacks
  • Bebidas
  • Produtos de higiene pessoal
  • Brinquedos
  • Perfumaria

Por ser um período de férias escolares, itens relacionados ao público infantil, viagens e experiências de recreação em geral terão boa procura. Analise o histórico do seu negócio nesse período do ano e aposte nos produtos de maior saída.

Engajamento do Cliente

Apostar em estratégias que chamem atenção e gerem engajamento são uma receita para o sucesso nas vendas.

Use todos os recursos disponíveis e muita criatividade para criar sinalizações atrativas, displays criativos e até gôndolas temáticas para destacar seus produtos de maior valor comercial.

Experiência de Compra

Apostar em uma experiência agradável é uma excelente maneira de incentivar o consumo e garantir a fidelização de clientes no seu negócio.

Facilite a navegação na sua loja com uma organização de gôndolas inteligente, lógica e intuitiva. Coloque os produtos mais populares em locais de destaque ou de alto fluxo de pessoas – essa disposição acaba gerando um fenômeno extremamente benéfico para o seu negócio: o impulso de compra.

Sabe quando você não tem a intenção de adquirir um produto, mas acaba passando por ele e resolve levá-lo para casa? É exatamente isso que acontece aqui. Ou seja, deixando os itens de maior saída em locais de alta visibilidade, garante que mais pessoas tenham acesso e consequentemente acabem levando-o para casa.

Feedback do Cliente

Ninguém melhor que o seu próprio cliente para te dizer o que está e o que não está dando certo no seu negócio. Então, por que não coletar o feedback dele?

Crie campanhas de incentivo ao feedback ou um espaço aberto para que eles possam deixar pontos positivos e negativos da experiência que tiveram. Algumas perguntas importantes a se considerar são:

  • Qual seu nível de satisfação a respeito da disposição das gôndolas?
  • Você conseguiu encontrar todos os produtos que desejava?
  • Você se sente satisfeito com as promoções oferecidas?
  • Qual seu nível de satisfação com a experiência geral em nossa loja?

Com isso, você poderá entender o que está funcionando bem e o que deve ser melhorado no ambiente.

Tendências de Consumo

Como dito brevemente no tópico experiência de compra, os clientes costumam apresentar certas tendências e padrões de consumo, e isso vai muito além de determinados produtos que estão em alta nessa época do ano. Por exemplo:

Pessoas interessadas em pipoca podem também se interessar por bebidas como sucos e refrigerantes para acompanhar o lanche;


Interessados em roupas de praia também podem ter interesse em complementar a compra com bonés, óculos de sol, bolsas térmicas e outros acessórios.

Esteja atento aos produtos que podem se relacionar direta ou indiretamente e facilite o acesso entre um e outro – isso pode acontecer em forma de promoções, gôndolas próximas umas das outras ou até um caminho intuitivo em que a pessoa acaba saindo de uma área e chegando na outra.

Esperamos que as dicas sejam úteis para alavancar suas vendas e aproveitar o aumento da demanda que ocorre no período de férias de fim de ano. Para ter uma organização de gôndolas estratégica e eficiente, conte sempre com a equipe Safol!

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