Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Gestão da qualidade total: como fazer de forma completa e responsável?

18 de julho de 2023
Gestão de Negócios , Marketing e Vendas , Oganização e Layout de Gôndolas
gestão da qualidade total

Você já ouviu falar da gestão da qualidade total? A excelência em todas as atividades internas, produtos e serviços de uma empresa é um grande passo para o sucesso. Sobretudo, para promover a satisfação do cliente em todo o ponto de contato.

Nessa perspectiva surge a gestão da qualidade total. Uma filosofia gerencial que busca a melhoria contínua de forma abrangente, cíclica e participativa, para atingir resultados cada vez melhores, exemplo de sucesso em muitas organizações.

Ficou interessado e deseja saber mais? Neste post trouxemos informações úteis para compreender melhor o assunto! Continue a leitura e saiba o que é a gestão da qualidade total, como funciona, os benefícios e como fazer na prática!

O que é a gestão da qualidade total e como funciona?

A gestão da qualidade total, também conhecida pelo termo em inglês TQM - Total Quality Management, é uma filosofia gerencial em que os esforços são direcionados para melhorar todos os processos, produtos e serviços, de forma contínua.

Sendo assim, é um conjunto de metodologias que visam a melhoria da qualidade em um ciclo contínuo e em todas as operações. Ou seja, é uma abordagem focada em desenvolver uma cultura da qualidade para buscar maior satisfação do cliente.

Tudo funciona com a revisão de todas as operações e adoção de ferramentas para otimizar a gestão e elevar a qualidade. Além disso, há o acompanhamento contínuo para identificar oportunidades e seguier melhorando e aperfeiçoando atividades.

Os princípios da gestão da qualidade total são os seguintes:

  • liderança;

  • aperfeiçoamento contínuo;

  • decisões baseadas em dados;

  • foco no cliente;

  • identificação e solução de pontos críticos;

  • engajamento das pessoas;

  • abordagem estratégica e sistêmica;

  • comunicação transparente.

O objetivo da gestão da qualidade total é promover o envolvimento e mobilização de toda a equipe em busca da qualidade perfeita e evolutiva. Em outras palavras, a melhoria em todos os sentidos e departamentos para o crescimento dos resultados.

Esse é o principal aspecto que diferencia essa abordagem do sistema de qualidade convencional, que geralmente é adotado nas empresas. Na qualidade total, a busca incansável pela melhoria e os princípios fortes são características marcantes.

Quais são os benefícios da gestão da qualidade total?

A qualidade é um requisito imprescindível para todo negócio e pode mudar a percepção do cliente sobre a marca. É um diferencial relevante e que favorece a ser uma referência no segmento, consolidando uma imagem positiva no mercado.

Com uma gestão da qualidade total responsável e eficiente é possível usufruir de vantagens ainda mais expressivas. Afinal, a empresa demonstra iniciativas para buscar o aperfeiçoamento contínuo em todos os sentidos e relações comerciais.

Algumas das maiores vantagens são;

  • fluidez dos processos;

  • maior competitividade;

  • ambiente mais saudável;

  • comprometimento da equipe;

  • satisfação do cliente;

  • redução de custos e desperdícios;

  • atendimentos de qualidade.

Sobretudo, a filosofia da gestão da qualidade permite uma mudança cultural significativa no negócio, que leva a melhoria no desempenho individual e coletivo. Todos esses aspectos são decisivos para impulsionar a lucratividade no varejo.  


Como fazer a gestão da qualidade total no negócio?

Agora que você entendeu melhor sobre a gestão da qualidade total e seus benefícios, é o momento para saber como colocá-la em prática. Assim como tudo que envolve o meio empresarial, o ponto de partida é o planejamento prévio e definição de escopo.

A abordagem irá causar uma mudança cultural profunda na empresa e todas as ações precisam ser planejadas com cuidado. Nessa etapa, é importante reunir a equipe, mapear processos, definir metas e tudo que será utilizado para a qualidade.

A partir do planejamento, veja a seguir quais as demais etapas para colocar a gestão da qualidade total em prática!

Determine o método

A gestão da qualidade deve funcionar com base em métodos e ferramentas, que direcionam os trabalhos em busca da melhoria contínua. Trata-se de metodologias famosas no meio empresarial e auxiliam a compor bons planos de ação.

Algumas opções que você pode considerar são:

  • Metodologia Ágil;

  • Análise de Pareto;

  • Ciclo PDCA;

  • Kaizen.

Mobilize a equipe

O sucesso da gestão da qualidade depende diretamente do comprometimento da sua equipe gerencial e operacional. Todos os colaboradores precisam trabalhar em harmonia com os objetivos do negócio e alinhados com os procedimentos definidos.

Para alcançar esse objetivo, a melhor alternativa é investir na capacitação e desenvolvimento de habilidades. Realize treinamentos, apresente a nova ideia e oriente para profissional para estimular a participação e contribuição para a melhoria contínua.

Defina as áreas de melhoria

O conhecimento sobre os processos internos também será importante e vai ajudar a identificar quais áreas precisam de melhoria. Por isso, o mapeamento de cada etapa e setor, geralmente feito no planejamento, é o direcionador do sistema de gestão.

Avalie cada processo comercial, financeiro, gerencial e operacional para definir as prioridades e levantar pontos críticos. De acordo com essas informações, estabeleça o plano de ação, com foco total em melhorar continuamente e atualizar os objetivos.

Realize a gestão efetiva dos processos

Após todo o planejamento e definição de ferramentas, a próxima etapa é a gestão efetiva dos processos. Em outras palavras, consiste no momento para colocar tudo em prática e implementar as melhorias em cada atividade e processo.

Procure acompanhar de perto todos os trabalhos e orientar a equipe, gerando dados que serão úteis no futuro. Teste as ideias, mensure os avanços e analise as operações para torná-las cada vez mais eficazes, enxutas e com alta performance.

Analise os KPIs continuamente

Os KPIs são indispensáveis e devem ser definidos, alimentados e monitorados desde o início, pois serão os parâmetros comparativos dos avanços alcançados. Desse modo, estabeleça os indicadores para cada área e faça inspeções periódicas.

O monitoramento contínuo é muito importante para colocar a gestão da qualidade total realmente em prática. São dados preciosos e que ajudam a direcionar as ações de melhoria contínua, evitando perder tempo e esforço com medidas que não vão surtir efeito.

Lembre-se também que o uso de algumas ferramentas é indispensável nesse momento, por exemplo:

  • Histograma;

  • Folha de verificação;

  • Fluxogramas;

  • Carta de controle;

  • Softwares de gestão;

  • Diagrama de causa-efeito.

A gestão da qualidade total, como vimos neste conteúdo, é uma cultura importante para quem deseja alcançar a excelência. Portanto, invista nessa filosofia para aprimorar os serviços com consistência e oferecer o melhor aos seus clientes.

Gostou do artigo? Agora que entendeu sobre a gestão da qualidade total, não deixe de ler outro conteúdo incrível e aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o tema! Leia agora mesmo 6 dicas de gestão de qualidade que fazem a diferença!



Desafios e estratégias para layoutização de farmácias Desafios e estratégias para layoutização de farmácias 04 de maio de 2024

Desafios e estratégias para layoutização de farmácias

A layoutização de farmácias pode ser otimizada para gerar ainda mais resultados, desde que você opte pelas estratégias certas. Leia o artigo e saiba mais!

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? 27 de abril de 2024

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro?

A boa gestão de estoque pode fazer muito pela sua empresa. Leia o artigo e conheça práticas que podem te ajudar a melhorar o setor

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? 20 de abril de 2024

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio?

Leia o artigo e conheça como os 4 P’s do marketing podem impactar um negócio de sucesso, entendendo cada um dos elementos principais

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES