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6 dicas de gestão da qualidade que fazem toda a diferença

08 de junho de 2023
Gestão de Negócios , Planejamento Estratégico
gestão da qualidade

A gestão da qualidade é uma atividade primordial para garantir a excelência em todas as atividades de um negócio. Um conceito que permite a oferta de um atendimento de ponta, processos internos ágeis e precisos, com foco na melhoria contínua.

Embora seja comumente associada a organizações empresariais, a gestão da qualidade pode ser implementada em qualquer negócio, inclusive varejista. Com ações simples é possível aperfeiçoar processos e dar um grande passo rumo ao sucesso.

No post de hoje, trouxemos informações relevantes para você entender melhor o conceito da gestão da qualidade. Continue a leitura deste post e veja a importância desse tema e 6 dicas para colocar em prática em um atacarejo!

O que é e como funciona a gestão da qualidade?

A gestão da qualidade é um conjunto de ações, metodologias e estratégias para garantir que todos os processos aconteçam com excelência. É a melhoria e controle sistemático de todas as operações para alinhá-las a padrões de alto nível.

Trata-se de uma gestão abrangente, que supervisiona e controla as atividades em um negócio de forma criteriosa para que tudo ocorra conforme o planejado. Para isso, o trabalho tem o foco na garantia da qualidade total e na melhoria contínua.

A gestão da qualidade funciona por meio de metodologias definidas, procedimentos planejados, ferramentas gerenciais e análise pontual de todos os processos. No varejo, inclui-se desde as atividades internas até o atendimento ao consumidor no PDV.

Por que a gestão de qualidade é importante no atacarejo?

O segmento varejista é extremamente movimentado durante grande parte do ano e na maioria das regiões do país. Por esse motivo, manter a qualidade é um desafio para muitos empreendedores e aumenta os riscos de impactos sérios nos resultados.

Com uma gestão de qualidade eficiente e implementada em todos os setores, é possível melhorar os processos definitivamente. Ou seja, evitar erros que sempre causam danos à satisfação do consumidor e ao processo de vendas.

A gestão da qualidade no varejo é importante pelos seguintes fatores:

  • melhora o desempenho dos funcionários;

  • aperfeiçoa o atendimento ao cliente;

  • evita perdas de produtos;

  • oferta de itens de qualidade ao consumidor;

  • diferencial competitivo;

  • procedimentos de trabalho claros;

  • maior controle de estoque;

  • organização e otimização do tempo;

  • evita a ruptura de estoque;

  • boa relação com fornecedores;

  • controle total dos produtos – evita venda de itens fora da validade.

A excelência na qualidade é fundamental para o crescimento de um atacarejo e a base para um atendimento perfeito. A possibilidade de fidelizar clientes será maior, aspecto indispensável para manter o ticket médio e o equilíbrio no movimento de caixa.

Como fazer a gestão de qualidade no atacarejo? Veja 6 dicas!

O desenvolvimento da gestão da qualidade em um atacarejo acontece de forma semelhante aos demais empreendimentos. É preciso considerar todas as atividades, tanto administrativas quanto gerenciais, e criar um escopo abrangente, para melhorar em todos os sentidos.

Veja a seguir, quais são as principais dicas para ter uma gestão da qualidade de sucesso no seu negócio varejista!

1. Faça o mapeamento dos processos

O primeiro passo que você deve fazer é mapear todas as atividades realizadas, considerando os setores e funções. Avalie e registre os processos para chegar a um diagnóstico do negócio, entender o que está indo bem e o que pode ser aprimorado.

2. Defina os padrões de trabalho

Após o mapeamento sistemático dos processos, a próxima etapa é identificar os melhores padrões de trabalho, ou seja, como executar cada tarefa da melhor forma. Se necessário, avalie exemplos de sucesso para tirar ideias e definir seus padrões.  

3. Use de ferramentas de gestão da qualidade

Não há como desenvolver uma gestão eficiente sem adotar metodologias certas, que auxiliem a promover o controle e a transparência nos processos. Estude as principais ferramentas de gerenciamento e defina as melhores para trabalhar em alto nível.

Alguns exemplos que você pode considerar são:

  • Ciclo PDCA;

  • Fluxogramas;

  • Folhas de verificação;

  • Método 5W2H;

  • Curva ABC;

  • Análise de SWOT

4. Foque nas estratégias para melhorias

Um dos maiores princípios da gestão da qualidade é a melhoria contínua, que tem o objetivo de seguir identificando formas para aprimorar os processos. Para isso, é importante manter um controle pontual, acompanhando as tarefas diariamente.

5. Faça revisões periódicas

Para que a gestão seja eficiente, é muito importante revisar e atualizar os procedimentos com uma periodicidade definida. Isso permitirá analisar os indicadores e verificar se tudo realmente está conforme o planejamento e as metas alcançadas.

6. Treine a sua equipe

O sucesso e efetividade da gestão da qualidade depende diretamente do desempenho de cada profissional e função. Em vista disso, realize treinamentos para capacitar sua equipe e transmitir quais são os novos padrões de trabalho para cada departamento.

Lembre-se de manter procedimentos claros e orientar cada profissional, para que a execução no dia a dia seja perfeita. Temas como boas práticas de atendimento, relação com o cliente, segurança ocupacional e qualidade no trabalho são indispensáveis.

Quais as consequências de não realizar a gestão de qualidade?

A qualidade é um requisito básico para a decisão de compra dos consumidores e quando não é percebida em uma loja, dificilmente retornam para novas compras. Nesse sentido, é um fator primordial para contribuir com a satisfação e fidelização.

Deixar de investir em uma gestão de qualidade provoca impactos negativos à imagem do negócio, que perde espaço para os concorrentes. Além disso, leva as seguintes consequências:

  • dificuldade para captar clientes;

  • gastos desnecessários;

  • alta rotatividade de profissionais;

  • queda no volume de vendas;

  • prejuízos devido ao descontrole.

Diante disso, aplicar um bom gerenciamento da qualidade em todos os setores do atacarejo é substancial para o crescimento. Uma estratégia simples, mas que vai revolucionar a forma de trabalho e a percepção dos consumidores.

Como você percebeu neste post, a gestão da qualidade é um tema importante e que deve ser visto como uma prioridade no seu negócio. Afinal, é a oportunidade para melhorar de forma abrangente, satisfazer o consumidor e elevar a competitividade.

Gostou das dicas para implementar a gestão da qualidade no atacarejo? Não deixe de continuar lendo conteúdos e novidades para aperfeiçoar seus conhecimentos! Siga nossas redes sociais e confira tudo! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no YouTube!

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