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5 ótimas ideias para chamar a atenção de clientes

31 de janeiro de 2022
Comportamento do Consumidor
Ideias para chamar a atenção de clientes

Você deseja ficar por dentro de ideias para chamar a atenção de clientes? Hoje, é essencial estar atento a estratégias que possam garantir a satisfação e o engajamento de seu público. Dessa forma, além de garantir a fidelização das pessoas, contribui para que haja a propagação positiva de seu empreendimento no mercado. Mais pessoas indicando seus produtos, mais clientes em sua base, sendo esse um importante diferencial competitivo que deve ser considerado.

Porém, muitas vezes há dificuldade por parte da loja em adotar ações que de fato contribuam nesse sentido. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você conheça quais ações podem ser implementadas para que possa chamar a atenção de seu público. Confira!

1. Realize eventos

Realizar eventos em uma loja pode trazer muitos diferenciais para a empresa. Entre eles, a prospecção de novos clientes, a consolidação da marca como referência do mercado, além de contribuir para o melhor engajamento de seu público. É uma oportunidade, ainda, para lançar novos produtos. Se você vai começar a investir em um nicho de mercado que até então não trabalhava, é a chance de chamar a atenção das pessoas que se interessam por esse tipo de material.

Para ter mais eficiência nessa estratégia, algumas dicas podem ser adotadas. Primeiro, defina qual clientela você deseja atingir. Especialmente no varejo, há diversos públicos que podem ser impactados em diferentes momentos de compra. Por essa razão, faça uma análise de sexo, faixa etária e qual é o objetivo da ação: atrair novas pessoas para a sua base ou fidelizar aquelas que já conhecem o seu atendimento.

Também analise quais seriam os fornecedores necessários para a realização do evento (comidas, bebidas etc.) e entenda uma data estratégica para que haja sucesso com essa estratégia. Inclusive, esse último ponto interfere de forma direta no sucesso de seu evento. Se escolher um dia que não há muito fluxo de clientes, pode ser que ele não esteja tão movimentado quanto a sua empresa gostaria.

2. Faça promoções

Promoções são muito positivas para chamar a atenção dos clientes, mas trazem outros diferenciais que também devem ser destacados. Por meio delas, há a possibilidade de eliminar o estoque obsoleto de produtos. Aqueles itens parados há muito tempo na prateleira, com um preço mais chamativo, podem ter fluxo de saída, o que contribuiria para os resultados e também para uma melhor organização do seu espaço.

Além disso, há um aumento de clientes potenciais, especialmente se houver uma divulgação bem feita nas redes sociais e no espaço físico. Promoções, aliadas a experiências positivas entre a loja e o cliente, possibilitarão fidelização e também propagação de seu nome no mercado.

Para isso, siga algumas das dicas a seguir:

  • planeje as promoções de forma clara e objetiva, entendendo qual é o intuito e quais os resultados que você deseja alcançar por meio delas;

  • defina o público a ser alcançado;

  • entenda sobre a margem de lucro para que as promoções também sejam atrativas para a saúde financeira de sua loja;

  • sempre mensure seus resultados, uma vez que trará aprendizados para as próximas estratégias a serem adotadas no negócio.

3. Esteja presente nas redes sociais

Por falar em redes sociais, é importante que você tenha ações específicas para os seus diferentes canais. Inicialmente, recomendamos que a sua loja conheça a persona. Ou seja, a representação semi-fictícia do cliente ideal. Por meio desse entendimento, há a oportunidade de identificar os principais meios de comunicação utilizados por ela, entender como ela se informa, além de conferir o tom de voz mais indicado para essa interação.

Depois, defina uma estratégia de publicações. É importante ter periodicidade, uma vez que isso gera credibilidade e prende a atenção de seu público. Se você fizer uma postagem em determinada semana e ficar um grande período sem trazer nenhuma novidade, certamente não vai haver o interesse por parte de sua audiência para acompanhar.

Por fim, algo que se destacou durante a pandemia e que deu muito certo no varejo é a realização de lives. Nelas, há a possibilidade de realizar promoções, de apresentar produtos mais vendidos e de trazer as principais novidades que o seu negócio oferece ao mercado.

4. Traga personalidade para a sua loja

Outra ideia para chamar atenção de clientes é a importância de trazer personalidade para a sua loja. Essa é uma forma de o cliente reconhecer o diferencial de seu negócio, além de trazer uma identidade mais forte para a sua marca.

Assim, o cliente facilmente identificaria o empreendimento em qualquer canal de comunicação, seja por meio de um panfleto, seja nas redes sociais. Também será um ponto positivo para que ele opte pelo seu negócio em vez dos concorrentes. Hoje, temos muitas empresas de diferentes nichos de atuação no mercado, além de haver competição também com os e-commerces.

A empresa que não se preocupa em trazer um ponto de atenção pode ficar para trás — e as metas pré-estabelecidas no planejamento estratégico dificilmente seriam alcançadas.

5. Melhore o layout do PDV

layout do PDV é um dos principais fatores para quem deseja se destacar entre os seus clientes. Ele é capaz de contar uma história de quem entra até a sua loja, trazendo visualmente quais são os valores da empresa e fixando a identidade do negócio. Ou seja, o layout vai além da exposição dos produtos, como também funciona como um aliado para a experiência do cliente e para o fortalecimento da relação entre consumidor e empresa.

Para isso, é preciso que tenha como base um estudo sobre o comportamento de consumo de seus clientes. Nesse sentido, é essencial contar com uma empresa que entenda sobre o tema e que trará as principais dicas para que você possa promover alterações que de fato sejam positivas para a realidade do seu negócio.

Neste conteúdo, você pôde conhecer algumas das principais ideias para chamar a atenção de clientes. É essencial que você seja criativo nesse momento, pois esse será um ponto-chave para os resultados da empresa e, consequentemente, para estar à frente de seus principais concorrentes.

Ao longo do material, mencionamos sobre a importância de melhorar a experiência do cliente. Se você deseja saber mais sobre o tema, continue no blog e boa leitura!



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