Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Modelo de loja: como mudar com a ajuda da Inteligência Artificial?

13 de novembro de 2023
Empreendedorismo , Gestão de Estoque , Gestão de Negócios , Visual Merchandising
modelo de loja com ia

As mudanças são extremamente necessárias para melhorar a performance e acompanhar as inovações no mercado. Inclusive no que se refere ao modelo de loja, aspecto crucial para a experiência do consumidor no ponto de venda.

Com o mercado cada vez mais dinâmico e as constantes variações no comportamento do cliente, realizar modificações é uma ótima estratégia. Para isso, a inteligência artificial surge como um recurso poderoso e capaz de tornar tudo mais simples.

Se você está planejando realizar alterações no seu PDV, trouxemos pontos relevantes para esclarecer suas ideias. Continue a leitura e veja dicas para alterar o modelo de loja de maneira intuitiva e como a IA pode auxiliar nesse processo!

Afinal, o que é o modelo de loja no home center?

O modelo de loja é um conjunto de aspectos que definem a identidade do ponto de venda e o seu layout. Consiste na organização dos expositores, fluxo do cliente, ações de merchandising, design da loja e todos os elementos visuais e sensoriais.

Nesse sentido, é o modelo que o PDV é estruturado para receber os clientes no home center e dar continuidade a jornada de compra. Um fator imprescindível e que tem poder para afetar a experiência, percepção e o posicionamento de marca.

Qual o papel do modelo de loja no PDV?

O modelo de loja é o que dá forma ao ponto de venda e reflete as características, valores e design do estabelecimento. Por isso, é considerado um diferencial estratégico e tem impactos diretos na experiência do consumidor.

A definição do modelo de loja dita como será o ambiente do PDV, como os itens serão apresentados, qual a setorização e identidade visual. Em relação a questões comerciais, é algo que favorece a criar laços emocionais e otimizar as decisões.

Como saber o momento para alterar o modelo de loja?

Durante a jornada de um negócio é comum passar por oscilações e notar a necessidade de realizar mudanças. São indícios percebidos geralmente pela estagnação ou perda de clientes, que exigem uma resposta rápida do empreendedor.

São diversos os sinais que podem demonstrar a necessidade de uma renovação no modelo de loja, os mais típicos são:

  • quando o modelo de loja é antigo e há tempos não há mudanças;

  • quando os resultados apresentam sinais de estagnação;

  • em situações de perda de motivação e engajamento;

  • quando é preciso superar a concorrência;

  • no momento que notar a necessidade de inovação.

  • Cabe ressaltar, que toda mudança em uma loja exige um planejamento específico para tomar decisões bem embasadas. Sobretudo, com um apoio especializado em projetos comerciais, gôndolas e expositores, para ter um resultado surpreendente.

    Qual a influência da inteligência artificial no negócio?

    A Inteligência Artificial – IA é uma tecnologia de computação que desenvolve recursos digitais que simulam o raciocínio humano. Com isso, conseguem realizar atividades complexas de maneira autônoma, como resolver problemas e tomar decisões.

    Considera-se que é uma das maiores inovações e tendências no meio organizacional e trouxe influências significativas. As ferramentas em IA podem automatizar tarefas, reduzir burocracias e otimizar a gestão em todas as suas vertentes no negócio.

    Como a IA pode auxiliar na gestão do home center?

    Os recursos com base na inteligência artificial estão cada vez mais presentes no mercado varejista. É possível notar diversos softwares que realizam tarefas nas mais diversificadas áreas, como financeiro, relação com o cliente, marketing e gestão.

    A utilização dessas ferramentas tende a ser ainda mais expressiva em um futuro breve, com atuação ampla. Por essa razão, é um tema que merece um olhar atento para uma adaptação progressiva, inclusive para a renovar o modelo de loja.

    Confira a seguir, em quais aspectos a IA pode ajudar no seu home center!

    Personalização do atendimento

    A inteligência artificial oferece recursos para automatizar o atendimento ao cliente com o uso de Chatbots, CRM e processamento de linguagem natural. São ferramentas importantes para personalizar o processo e oferecer possibilidades no meio digital.

    Recomendações

    As recomendações com base na inteligência artificial são comuns em grandes marcas, que utilizam algoritmos para sugerir produtos ao cliente. Essa tecnologia promete expandir-se para todos os segmentos e ampliar as oportunidades de conversão.

    Gestão de estoque

    As ferramentas em IA para o controle de estoque é mais uma forma que a tecnologia auxilia na administração empresarial. O uso de recursos específicos controla quantidades, auxilia a prever demandas e muitas outras funções de forma autônoma.

    Análise do comportamento

    Muitos sistemas em IA são capazes de identificar padrões no comportamento dos usuários e segmentá-los, considerando os hábitos e preferências. Os dados auxiliam os empreendedores a estabelecer estratégias precisas e com alto potencial de retorno.

    Análise de resultados

    Com a inteligência artificial, será possível utilizar recursos para avaliar diagnósticos e apresentar resultados claros e confiáveis. Por meio de um panorama detalhado, a gestão terá a oportunidade de direcionar a tomada de decisões com segurança.


    Como ter soluções inovadoras no novo modelo de loja?

    O processo de renovação do modelo de loja precisa acontecer com muito cuidado, planejamento e criatividade. Nesse momento, o estudo de mercado e do público-alvo é indispensável para ter um ambiente inovador e compatível com as expectativas.

    Definir um projeto completo e profissional é o segredo para investir da forma correta e ter um PDV atrativo, com um design exclusivo. Assim, além de atrair e engajar os consumidores, você terá maior eficácia para agilizar o processo de conversão.

    Se deseja inovar no seu home center com soluções inovadoras e de ponta, a SAFOL é a parceira ideal. Há 42 anos no mercado, oferece serviços completos para transformar seu modelo de loja com personalidade, qualidade e as melhores técnicas comerciais.


Conte com a melhor empresa para ter um PDV incrível em um portfólio de serviços com tudo que você precisa, por exemplo:

  • projetos de layout 3D personalizados;

  • gôndolas e expositores personalizados;

  • sistemas de armazenagem.

Como pode notar, a alteração no modelo de loja é uma iniciativa que impulsiona o home center e melhora os resultados. Com o apoio da IA tudo pode ser mais simples, portanto, não deixe de contar com recursos e apoio especializado.

Gostou de saber a influência da inteligência artificial no modelo de loja? Se deseja conhecer soluções inovadoras para modernizar e transformar o seu negócio, não perca tempo! Entre em contato conosco pelo WhatsApp e veja como podemos ajudar!





Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? 27 de abril de 2024

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro?

A boa gestão de estoque pode fazer muito pela sua empresa. Leia o artigo e conheça práticas que podem te ajudar a melhorar o setor

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? 20 de abril de 2024

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio?

Leia o artigo e conheça como os 4 P’s do marketing podem impactar um negócio de sucesso, entendendo cada um dos elementos principais

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque 30 de dezembro de 2023

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque

Conheça os segredos da SAFOL Gôndolas para ser a empresa escolhida pela Joviki Materiais de Construção.

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES