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Como promover as vendas por impulso? Confira 7 dicas!

24 de outubro de 2023
Comportamento do Consumidor , Marketing e Vendas
venda por impulso

As estratégias para aumentar o ticket médio são essenciais para potencializar a lucratividade de um negócio varejista. Nesse sentido, aproveitar oportunidades para realizar as vendas por impulso é algo que faz toda a diferença nos resultados da loja.

Hábito comum na sociedade, as compras por impulso acontecem quando o cliente adquire algo que viu na loja e não havia previsto. Por isso, apresentar os produtos certos na hora certa no PDV é crucial para dar um upgrade nas vendas.

Se você deseja saber o que fazer para atingir esse objetivo, trouxemos informações extremamente úteis! Continue lendo este artigo e veja 7 dicas valiosas para promover vendas por impulso e melhorar o desempenho do seu comércio! Confira!

O conceito e importância das vendas por impulso

Todo consumidor quando sai de casa para ir às compras já tem em mente tudo o que precisa no momento. Muitas pessoas, inclusive, levam consigo anotações em papel ou aplicativos para não deixar nada de fora, principalmente em um supermercado.

Entretanto, ao chegar no PDV sempre notam algum produto que desperta atenção e de forma natural, acabam levando para casa. Esse cenário é uma venda por impulso, pois estimulam o desejo do cliente que compra o que não estava nos planos.

Ao contrário do que muitos lojistas pensam, a venda por impulso não é uma insistência e acontece de forma natural — quando determinados produtos são posicionados em locais estratégicos no momento certo, para chamar a atenção do consumidor.

7 dicas para promover as vendas por impulso

O varejo é um segmento de grande movimentação de clientes e oferece diversos tipos de produtos no ponto de venda. Por essa razão, as estratégias para elevar as compras por impulso são um diferencial relevante no fluxo de caixa.

Apesar de toda relevância do tema, não basta apenas expor os produtos ou adotar promoções aleatoriamente. O planejamento é indispensável para garantir que as ações sejam de fato eficientes e tenham potencial para atrair o consumidor.

Para ajudar nessa tarefa, veja a seguir tudo que precisa considerar para elevar as vendas por impulso!

1. Conheça bem o cliente

O primeiro passo é sempre o estudo detalhado do público-alvo, para entender melhor o comportamento, preferências, dores e o que mais o atrai. Reserve um tempo para analisar o cliente e obter dados essenciais para direcionar suas estratégias comerciais.

2. Faça exposição casada

Uma excelente maneira para aumentar as vendas por impulso é posicionar os produtos de forma casada. Isso significa analisar o seu catálogo e identificar itens que se completam, para que o cliente possa levar o conjunto completo.

Algumas boas práticas nesse sentido são:

  • organize os produtos em uma única gôndola;

  • oferece descontos para uma venda casada;

  • de destaque aos produtos de forma suave.

3. Utilize os gatilhos mentais

Sabemos que a venda por impulso não acontece por pressão, o cliente precisa notar naturalmente que é algo que precisa levar. Por isso, o uso de gatilhos mentais é uma excelente estratégia para estimular a mente da pessoa e levar a aquisição.

Veja alguns exemplos interessantes:

  • gatilho de escassez: “Aproveite! São os últimos produtos em estoque!

  • gatilho de urgência: ”Corra! As ofertas são válidas apenas por esta semana!

  • gatinho de exclusividade: “As promoções são apenas para os primeiros clientes”

  • gatilho de novidade: “Confira as novidades que acabaram de chegar”

4. Use estratégias de promoção

As tradicionais promoções também são essenciais para otimizar suas vendas por impulso, pois atraem a atenção do cliente. Avalie seus produtos e crie ofertas atrativas para vender mesmo que a pessoa não esteja precisando no item no momento.

5. Coloque o produto certo no lugar certo

O segredo para melhorar as vendas por impulso é colocar o produto certo no lugar certo, para ser facilmente notado pelo cliente. Você pode utilizar locais estratégicos no PDV para posicionar os itens mais interessantes ao longo do fluxo de compra.

Veja algumas dicas importantes:

  • utilize expositores próximos ao caixa, os chamados check stand;

  • não deixe de aproveitar as pontas de gôndola;

  • utilize expositores personalizados;

  • coloque os itens mais interessantes sempre à vista do cliente.

6. Chame o cliente para a ação

Para otimizar o processo de venda, é importante disseminar campanhas de marketing tanto no PDV quanto nas mídias digitais. É uma maneira para chamar o cliente e mantê-los informados sobre as novidades, aspecto importante para ativar as compras por impulso.

7. Considere o espaço da loja

Por fim, é interessante que você aproveite todos os espaços da loja de forma inteligente, mapeando as zonas quentes, frias e de circulação. Ao avaliar esse aspecto, será mais fácil compreender onde expor os produtos para facilitar as vendas por impulso.

Como mensurar resultados e propor melhorias

Após adotar as melhores estratégias para promover as vendas por impulso, é essencial continuar monitorando o trabalho. Sobretudo, para acompanhar as mudanças e oscilações do mercado, corrigir possíveis falhas e aperfeiçoar as ações.

Para ter uma perspectiva realista sobre o desempenho das vendas, o melhor caminho é analisar indicadores e métricas. Por meio delas, é possível saber o que está indo bem e o que ainda precisa melhorar, de acordo com a categoria e tipo de produto.

Agora, se deseja ter soluções específicas para modernizar o seu PDV, a SAFOL tem os serviços ideais. A melhor parceria para fabricar suas gôndolas, expositores e displays personalizados e o apoio de especialistas em projetos de layout.

Na SAFOL, você terá um atendimento focado nos seus objetivos e com estruturas que expressam a identidade da sua marca. Resistentes e de alta qualidade, são perfeitas para ter um ponto de venda incrível e oferecer a melhor experiência ao cliente.

As vendas por impulso acontecem a todo momento e em todo negócio, por isso, é indispensável que você esteja preparado para aproveitá-las. Portanto, aplique as dicas para ter um PDV criativo, otimizar os seus resultados e se destacar dos concorrentes.

Agora que você entendeu as melhores estratégias para promover as vendas por impulso, o que acha de ler outro conteúdo incrível?


 Baixe o nosso infográfico e entenda quais são as zonas quentes e zonas rias do seu PDV

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