Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Merchandising e PDV criativo: entenda a relação!

06 de junho de 2023
Planejamento Estratégico , Visual Merchandising
merchandising pdv criativo

O nível de exigência dos consumidores evoluiu muito e atualmente, são considerados diversos aspectos para tomada de decisões. Nesse sentido, o merchandising e PDV criativo são essenciais e contribuem para oferecer uma experiência enriquecedora.

A criatividade é um atributo que se tornou essencial para a gestão de negócios e uma poderosa forma para atrair e encantar os consumidores. Dentro desse contexto, o merchandising faz toda a diferença e contribui para ter um PDV exclusivo.

Neste post, você vai entender melhor como é a relação entre o merchandising e PDV criativo e como influência nos resultados do home center. Continue acompanhando e veja também a importância de ser criativo e dicas para ter um ponto de venda incrível!

Afinal, o que significa ter um PDV criativo?

Um PDV criativo é aquele que reúne características únicas, relacionadas a decoração, exposição estratégica dos produtos e que estimula sensações nos clientes. Trata-se de uma loja que expressa a identidade da marca, com originalidade e inovação.

Sendo assim, um ponto de venda criativo explora a personalização e cria experiências sensoriais exclusivas, que o cliente não encontrará em outra loja. Para isso, desenvolve uma identidade visual e transmite os valores de maneira consistente.

Com um mercado competitivo, como é o setor home center, ter um PDV criativo é uma necessidade para facilitar a captação e conversão. Sobretudo para gerar a fidelização, elevar o ticket médio e favorecer o sucesso da loja no mercado local.

Qual a relação entre o merchandising e PDV criativo?

O visual merchandising é um conjunto de estratégias para a exposição estratégica dos produtos para despertar a atenção dos clientes no PDV. Desse modo, utiliza meios para estimular sensações por meio do apelo visual, para otimizar a decisão de compra.

O merchandising utiliza o marketing e comunicação visual para dar ênfase a um determinado item no PDV. O cliente se sente mais atraído e acaba fechando a compra, mesmo que não esteja precisando do produto no momento.

Nesse sentido, o merchandising é uma estratégia utilizada para construir um PDV criativo, com destaque para determinados produtos. Essa relação contribui para uma exposição personalizada, inovadora e com base na identidade da marca.

Por que a criatividade é essencial para a gestão de negócios?

A criatividade é um ingrediente essencial para o crescimento e sucesso de um negócio. Ela é responsável por trazer inovação, visibilidade de mercado e diferenciais que tornam as características de uma loja diferente de qualquer outra na região.

Quando a criatividade faz parte das habilidades de um empreendedor, o negócio tem maior potencial para se destacar dos concorrentes — uma visão estratégica que transforma adversidades em oportunidades para impulsionar o desempenho da loja.

Confira abaixo outros motivos que demonstram a importância da criatividade para a gestão de negócios!

Atração da atenção do consumidor

Um home center criativo e que oferece diferenciais conquista a atenção do consumidor com maior facilidade. O cliente que passa em frente ao estabelecimento e entra no ponto de venda sente logo a diferença para outros negócios e permanece atraído.

Conexão emocional

Um PDV criativo alinhado a um atendimento personalizado são essenciais para criar uma conexão emocional com o cliente, atendendo exatamente suas necessidades. Trata-se de um objetivo importante para gerar satisfação e conquistar a fidelidade.

Identidade da marca fortalecida

A criatividade ajuda a identificar formas para desenvolver uma identidade de marca e fortalecê-la junto ao público-alvo. É o melhor caminho para se tornar uma referência no segmento e contribui, inclusive, para reduzir custos para a captação de clientes.

Como tornar o seu PDV mais criativo com o merchandising?

A experiência subjetiva do cliente é de suma importância e por essa razão, investir na organização do PDV por meio do merchandising é essencial. São estratégias comuns e que já demonstraram ser altamente eficazes para impulsionar uma marca.

Independentemente do porte da sua loja home center, é possível realizar o merchandising e manter o ponto de venda atrativo. De forma que todo cliente que entrar no estabelecimento, perceba que é um lugar diferenciado e ideal para comprar.

Veja a seguir, quais são os pilares para ter um PDV criativo com técnicas de merchandising!

Capriche no layout da loja

O layout da loja impacta no comportamento do cliente, na praticidade para encontrar os produtos, na decisão de compra e satisfação. Sendo assim, invista em um projeto comercial realizado por profissionais especialistas, para posicionar displays, gôndolas e prateleiras estrategicamente.

Melhore a organização e exposição dos produtos

A prática do visual merchandising acontece na organização e exposição dos produtos, para estimular a atenção do cliente. Portanto, utilize adereços e mantenha a loja organizada, sem comprometer o layout e de acordo com a identidade da sua marca.

Explore os sentidos

O marketing sensorial é um importante aliado para potencializar o merchandising e desenvolver um PDV criativo. Vale utilizar o neuromarketing e explorar todos os sentidos do cliente quando estiver na loja — como o olfato, visão e a audição.

Algumas boas práticas são:

  • crie uma iluminação diferenciada, mas sem excessos;

  • coloque uma playlist com música ambiente;

  • mantenha um bom relacionamento com o cliente;

  • invista na aromatização da loja;

  • mantenha a loja agradável e confortável;

  • a climatização de ambientes é essencial;

  • nunca deixe de inovar;

  • crie anúncios atrativos.

Como as soluções da SAFOL favorecem um PDV criativo?

A SAFOL é uma marca especialista na produção de gôndolas, displays, prateleiras e sistemas de armazenagem para comércios. Fundada em 1979, oferece soluções personalizadas para criar um PDV criativo e que representa a identidade do seu negócio.

Além disso, a SAFOL também realiza projetos de layout de loja de acordo com as necessidades e características do estabelecimento. Ou seja, tudo para organizar o seu PDV da melhor forma, com materiais de qualidade, design moderno e inovador.

O apoio profissional e produtos da SAFOL serão um grande diferencial para o seu negócio e contribuem diretamente para o sucesso das suas estratégias comerciais. Inclusive na oferta de uma experiência completa ao cliente e criar uma identidade de marca inconfundível.

Como você percebeu, a relação entre merchandising e PDV criativo é intensa e primordial para contribuir com o sucesso do seu negócio. Portanto, invista na criatividade para ter uma loja única, se destacar e ganhar a preferência do cliente.

Gostou do post? Agora que compreendeu a relação entre merchandising e PDV criativo, não espere para ter as melhores soluções! Veja agora mesmo o portfólio da SAFOL específicos para o PDV em home center e loja de materiais de construção!

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? 27 de abril de 2024

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro?

A boa gestão de estoque pode fazer muito pela sua empresa. Leia o artigo e conheça práticas que podem te ajudar a melhorar o setor

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? 20 de abril de 2024

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio?

Leia o artigo e conheça como os 4 P’s do marketing podem impactar um negócio de sucesso, entendendo cada um dos elementos principais

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque 30 de dezembro de 2023

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque

Conheça os segredos da SAFOL Gôndolas para ser a empresa escolhida pela Joviki Materiais de Construção.

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES