Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

O que é Home Center?

14 de abril de 2021
Gestão de Estoque , Marketing e Vendas , Oganização e Layout de Gôndolas , Visual Merchandising
O que é Home Center?

O home center, ou loja de materiais de construção, é um comércio voltado para a venda de materiais para reforma e construção, desde o mais básicos como areia, cimento, pedra, até itens de acabamento como pisos e materiais hidráulicos e elétricos.

A construção civil é um dos setores que mais movimentam a economia do país e deverá ter, em 2021, o maior crescimento para o setor em oito anos. Segundo projeções divulgadas pela CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção, o Produto Interno Bruto (PIB) do segmento deve avançar 4%. Por isso, as loja de materiais de construção possuem uma grande chance de se destacar no mercado. Quem pretende investir nesse nicho ou deseja aprimorar e ampliar o seu negócio deve compreender vários aspectos básicos desse meio. Destacamos dois pontos aqui:

1. Estrutura

O espaço de um home center deve ser amplo e contar com gôndolas, expositores e check-outs de qualidade, capazes de suportar cargas médias, pesadas e muito pesadas.

Loja de Materiais de Construção projetada e montada pela Safol, em Resende/RJ

Além disso, a loja deve conter um espaço para armazenagem de estoque, pois algumas mercadorias precisam estar disponíveis para pronta entrega. Analise a saída de produtos para separar quais tem mais saída e quais não, dessa forma você pode gerenciar o que precisa repor e organizar seu estoque com mais eficiência.

Falando em organização, no espaço da loja você deve separar as mercadorias por departamentos e setores, facilitando que os clientes achem os produtos com facilidade e não precisem ficar procurando um item complementar ao que pretende levar. A reposição de produtos também é algo que deve ser feito de maneira eficiente, então é necessário sempre fiscalizar gôndolas e prateleiras para que nunca fiquem vazias.

Sua loja também precisa de uma boa e ampla iluminação geral, principalmente, na área de produtos expostos, para dar destaque e uma noção real da cor dele para o cliente. Além disso, boa ventilação, ambientação e espaço para transito livre e acessível são essenciais para qualquer segmento.

2. Vendedores treinados

Nesse setor a equipe deve estar preparada para receber tanto aqueles clientes que entendem muito da área, quanto clientes que não possuem nenhum conhecimento sobre os produtos.

No primeiro caso, é importante se atentar para oferecer informações técnicas corretamente e saber orientar caso seja solicitados. Já para lidar com clientes que não entendem sobre o setor, a dica é ser sincero sobre o modo de utilização daquele produto e suas especificações, e passar a informação de maneira simples e fácil de ser compreendida. 

Aqui em nosso blog você encontra diversas outras dicas sobre o setor e, se precisar de ajuda para abrir ou expandir seu negócio, conte conosco!


Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? 20 de abril de 2024

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio?

Leia o artigo e conheça como os 4 P’s do marketing podem impactar um negócio de sucesso, entendendo cada um dos elementos principais

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque 30 de dezembro de 2023

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque

Conheça os segredos da SAFOL Gôndolas para ser a empresa escolhida pela Joviki Materiais de Construção.

estrategia para supermercado estrategia para supermercado 06 de dezembro de 2023

Redução de custos para supermercados: 7 passos para a estratégia

Veja tudo que precisa saber para fazer uma redução de custos para supermercado eficiente e contribuir para a saúde financeira do seu negócio!

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES