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Dark Store: entenda o que é e como essas lojas funcionam

19 de agosto de 2022
Gestão de Estoque
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Você sabe o que é uma dark store? O mercado evoluiu bastante nos últimos anos, principalmente com o avanço da tecnologia digital — que chegou para revolucionar o comércio e criar novas possibilidades para empreendedores e consumidores.

Nessa perspectiva, a dark store é um conceito que surgiu a partir da otimização das compras pela internet. Uma modalidade que está ganhando cada vez mais espaço entre os clientes, pela praticidade e condições atrativas que oferece.

Se você deseja aprender o que é esse novo conceito e acompanhar as inovações no mercado, este post vai ajudar! Continue lendo e veja o que é uma dark store, como funciona e os benefícios que proporciona para o varejo! Boa leitura!

O que é uma dark store?

De uma forma sucinta, dark store é um termo em inglês que em tradução direta significa loja escura. Trata-se de um espaço reservado exclusivamente para o armazenamento de produtos que são comercializados na internet.

Em outras palavras, o conceito remete a um centro de distribuição ou ponto de venda de um e-commerce. Sendo assim, contém todos os produtos que são oferecidos aos clientes no site e, após a compra, são enviados diretamente ao comprador.

Como uma dark store funciona?

Uma dark store funciona de uma forma simples, porém, muito bem planejada e organizada. O local é escolhido estrategicamente, para facilitar a logística e agilizar as entregas aos clientes após a realização dos pedidos no site da marca.

Dessa forma, o estabelecimento recebe e armazena os produtos e após os pedidos, realiza a separação e o envio ao consumidor. Além disso, a dark store pode funcionar como um ponto de coleta, caso o cliente tenha preferência por buscar o produto.

Quais os benefícios para o varejo?

A dark store é um conceito que está muito comum no mercado, adotado por marcas de diversas especialidades e portes. Afinal, é um ambiente inteligente e que atua para proporcionar melhor fluxo de trabalho e promover a satisfação do cliente.

Sendo assim, investir em uma dark store é essencial e proporciona vantagens relevantes para um negócio no mercado varejista, por exemplo:

  • maior agilidade nas entregas;

  • redução de custos;

  • melhora a experiência do cliente;

  • aumenta as possibilidades de fidelização de clientes;

  • redução de transtornos e burocracias;

  • otimiza a gestão interna.

Em vista disso, ao contar com uma dark store o negócio tem a oportunidade de melhorar as condições de frete. Com isso, é possível oferecer condições atrativas ao cliente e evitar fretes com custo mais  elevado, que são um dos maiores motivos do abandono de carrinho.

Quais marcas usam a dark store?

O conceito dark store surgiu no Reino Unido e ganhou o mundo com a expansão do e-commerce. Desse modo, diversas empresas adotaram a estratégia para agilizar os processos de entrega e alcançar benefícios indispensáveis para o crescimento.

Alguns exemplos conhecidos popularmente de empresas que utilizam o dark store são:

  • Lojas Marisa;

  • Rappi;

  • Uber Eats;

  • iFood;

  • Mercado Livre.

Como pode notar, a dark store é um conceito moderno e vantajoso para empreendedores do e-commerce. Uma estratégia que tem potencial para melhorar a gestão interna e a experiência do cliente, pilares para o sucesso de um negócio.

Gostou do post? O que achou de saber mais sobre a dark store? Compartilhar opiniões e experiências é essencial para a construção profissional! Por isso, deixe aqui o seu comentário e vamos conversar sobre esse importante assunto! 

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