Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Por que a experiência de compra na loja física é importante?

26 de outubro de 2023
Comportamento do Consumidor , Marketing e Vendas
experiência de compra

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e hoje em dia, é necessário ir além de oferecer bons preços para alcançar resultados satisfatórios — a experiência de compra na loja física se tornou indispensável para a fidelidade e crescimento.

Mesmo diante a ascensão do e-commerce, as lojas físicas mantêm uma movimentação expressiva durante todo o ano. Por esse motivo, investir em estratégias para encantar o consumidor é a base para construir um negócio promissor e lucrativo.

Neste post, você vai entender por que a experiência de compra é tão importante para o seu negócio. Continue a leitura e veja também, como esse aspecto impacta nos resultados e dicas para oferecer a melhor abordagem ao cliente na loja física!

O que é a experiência de compra do cliente?

A experiência de compra consiste na percepção que o cliente tem após o contato com uma determinada loja. Ela está relacionada aos sentimentos, sensações e o nível de satisfação obtido ao longo da jornada, desde o primeiro momento até o pós-venda.

Trata-se de um termo abrangente e composto por diferentes elementos, por exemplo:

  • ambiente da loja: são os aspectos decorativos, sensoriais, e visuais no PDV;

  • atendimento: refere-se à qualidade do atendimento oferecido ao cliente;

  • comunicação: qualidade da comunicação adotada durante a abordagem;

  • serviços: os diferenciais e inovações utilizadas pela loja;

  • flexibilidade: catálogo de produtos variado e flexível;

  • qualidade: soluções que atendem as expectativas.

Sendo assim, a experiência de compra é um conjunto de fatores que determinam como o consumidor avalia a loja. Essa conclusão pode ser positiva ou negativa e tem uma influência direta no relacionamento e se terá fidelidade ou não com a marca.

Qual o papel da experiência do cliente na loja?

Ter clientes engajados e fidelizados é uma grande vantagem para qualquer negócio e reflete diretamente nos resultados. A melhor estratégia para ter sucesso nas campanhas e nas vendas não apenas em datas sazonais, mas durante todo o ano.

Uma experiência de compra memorável é essencial para atingir esse objetivo e tem um papel crucial na fidelização. Ou seja, proporciona uma conexão agradável e duradoura com o público e ajuda a manter um bom volume de vendas e resultados positivos.

Por que a experiência de compra é importante?

Sabemos que manter a atenção do público e uma boa movimentação na loja contribui para otimizar as estratégias de conversão. Nesse contexto, oferecer uma experiência enriquecedora é muito importante, inclusive em relação à competitividade.

Os motivos para dedicar toda atenção ao relacionamento e interação com o cliente são inúmeros e proporcionam benefícios relevantes. Por isso, é essencial que toda a equipe esteja alinhada para garantir um atendimento único e superar expectativas.

Veja a seguir, quais são as vantagens que demonstram a importância de caprichar na experiência de compra na loja física!

Deixa os consumidores satisfeitos

A satisfação do cliente é o gatilho para que ele retorne para novas compras e mantenha a fidelidade com a marca. Para isso, a qualidade da experiência de compra é decisiva para que as necessidades sejam atendidas e o consumidor se sinta satisfeito.

Melhora o ambiente

Quando toda a equipe está focada em oferecer uma experiência de qualidade ao cliente, o ambiente é mais agradável e convidativo. Especialmente quando há boas estratégias de neuromarketing e marketing sensorial, que tornam os ambientes mais atrativos.

Aumenta as chances de retenção

A experiência de compra também é uma importante aliada para a retenção de clientes e consequentemente, otimiza o processo de conversão. Os consumidores que estão satisfeitos e foram bem atendidos sempre dão a preferência de compra para a marca.

Contribui para a evolução do negócio

Quando o empreendedor investe na capacitação da equipe e ações para melhorar a experiência de compra, leva o negócio a um patamar de excelência. Trata-se de um aspecto que gera credibilidade e reconhecimento no mercado local.

Constrói uma imagem positiva

Os estabelecimentos que focam seus esforços em estratégias para promover uma experiência de compra enriquecedora, constroem uma imagem positiva no mercado. Com isso, se tornam uma referência para o cliente, fator importante para os resultados.

Traz mais vantagem competitiva

O segmento varejista é um dos mais competitivos do mercado e repleto de disputas acirradas pela atenção do consumidor. Diante disso, garantir uma boa experiência de compra é uma vantagem competitiva imprescindível para se destacar dos concorrentes.

Aumenta as vendas

Um dos maiores benefícios de investir em estratégias para melhorar a experiência de compra é a possibilidade de aumentar as vendas. Clientes satisfeitos e bem recebidos estão mais propensos a serem fiéis a marca e manter um bom volume de compra.

Como melhorar a experiência de compra do cliente?

As vantagens de melhorar a experiência de compra do cliente são expressivas e contribuem para o sucesso do negócio. Em vista disso, sair do tradicional e começar a colocar o planejamento em prática é algo que não se deve esperar.

Nesse sentido, algumas estratégias são consideradas básicas e eficazes para melhorar a relação e abordagem ao consumidor, por exemplo:


Nós da SAFOL somos especialistas na produção de gôndolas, displays, expositores, projetos de layout e tudo que sua loja precisa para se destacar. Há mais de 40 anos no mercado, ajudamos a transformar negócios e elevar a experiência do cliente.

Com nossas soluções, você tem a oportunidade de inovar e criar um PDV exclusivo para sua marca. De acordo com o tamanho do espaço, objetivos da sua gestão, design, funcionalidade e melhores práticas para a exposição dos produtos.

Ou seja, a parceria que você precisa para ter uma loja promissora e oferecer um ambiente agradável aos seus clientes. Além de um atendimento feito por consultores que tem expertise no assunto e vai garantir as soluções perfeitas.

Podemos concluir, que a experiência de compra no PDV física é decisiva para impulsionar os resultados e a competitividade. Portanto, investir em estratégias para melhorá-la é um grande passo para fidelizar o consumidor e alavancar as vendas.

Curtiu saber a importância da experiência de compra na loja física? Se deseja conhecer soluções para transformar e inovar no seu negócio, não perca a oportunidade! Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!  

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? 27 de abril de 2024

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro?

A boa gestão de estoque pode fazer muito pela sua empresa. Leia o artigo e conheça práticas que podem te ajudar a melhorar o setor

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? 20 de abril de 2024

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio?

Leia o artigo e conheça como os 4 P’s do marketing podem impactar um negócio de sucesso, entendendo cada um dos elementos principais

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque 30 de dezembro de 2023

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque

Conheça os segredos da SAFOL Gôndolas para ser a empresa escolhida pela Joviki Materiais de Construção.

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES