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O que é planograma e como implementar na sua loja ou supermercado?

04 de outubro de 2022
Oganização e Layout de Gôndolas
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Você sabe o que é planograma? O posicionamento dos produtos no ponto de venda, seja em gôndola ou prateleiras, é imprescindível para os resultados. Trata-se de um fator que contribui para atrair a atenção e otimizar a decisão de compra.

Nesse sentido, o planograma é uma estratégia importante para realizar o planejamento visual do PDV de acordo com as melhores técnicas de merchandising. Um aspecto que faz a diferença para a gestão interna e experiência dos consumidores.

Se deseja ter um estabelecimento organizado para otimizar o processo de compra e aumentar as vendas, entender sobre esse assunto é indispensável. Pensando nisso, veja neste post o que é planograma, porque é importante e como implementar!

O que é planograma e para que ele serve?

Considerado essencial para um comércio, o planograma é uma representação gráfica que orienta o posicionamento dos produtos no PDV, gôndola e prateleiras. Trata-se de uma estratégia de planejamento visual apresentada em forma de desenho — ou projeto gráfico.

Também conhecido popularmente como plano de gôndola, consiste em uma ferramenta para direcionar a organização das mercadorias na loja. Sendo assim, determina a posição de cada item, de acordo com a categoria e outras particularidades.

Diante disso, o planograma é desenvolvido com base em elementos essenciais, que são:

  • facilidade de acesso do consumidor;

  • técnicas de merchandising;

  • elementos sensoriais;

  • design;

  • fluxo de produtos e reposição.

Além de auxiliar a planejar o PDV, o planograma tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de um layout intuitivo para o supermercado ou loja. Com isso, é possível tornar a experiência do cliente mais agradável e otimizar as vendas.

Como implementar o planograma na loja?

A organização do layout da loja é um ponto crucial para os resultados de um negócio, sendo um diferencial competitivo relevante. É uma estratégia para tornar o ambiente único e contribuir para melhorar o posicionamento de marca e a fidelização.

Por isso, o planograma é uma ferramenta extremamente importante e que tem relação direta com o sucesso de um supermercado ou loja. Afinal, apresentar ao cliente os produtos de uma maneira inteligente é um passo essencial para influenciar a decisão de compra.

Veja nos próximos tópicos, como implementar o planograma no seu estabelecimento!

Faça um planejamento

O passo inicial é realizar um planejamento específico para o planograma, considerando as características do negócio e do público-alvo. Nesse momento, avaliar o mercado e os concorrentes também é importante para coletar dados úteis ao seu projeto.

Conte com a equipe

A elaboração do planograma deve ser uma atividade participativa, ou seja, que conta com uma equipe treinada e alinhada. Sendo assim, defina um time para trabalhar no projeto, incluindo todos os departamentos, além de estabelecer responsabilidades para a implementação e monitoramento.

Avalie o PDV

Para garantir uma execução eficiente do planograma, é essencial estudar o Ponto de Venda – PDV. Para isso, estude cada prateleira, expositores e gôndolas de forma individual, considere os espaços disponíveis e o tamanho dos produtos que serão expostos.

Defina os critérios de exposição

O planograma deve apresentar critérios para a exposição de produtos, inclusive os pontos de destaque para cada item. Esse procedimento será seguido ao longo do trabalho, por isso, os repositores precisam estar devidamente treinados no projeto gráfico.

Dê evidência para os produtos lucrativos

A localização dos produtos mais lucrativos para a loja precisa ser estratégica para atrair a atenção dos consumidores. Portanto, faça uma análise criteriosa e identifique quais são essas mercadorias, para posicioná-las em locais de evidência no PDV — especialmente na linha dos olhos do cliente.

Coloque os itens mais vendidos longe da entrada

O planograma vai além de apenas apresentar o posicionamento dos produtos no PDV, mas também considera o comportamento do cliente no estabelecimento. Por isso, é essencial colocar os itens mais vendidos longe da entrada, para elevar o tempo de permanência do consumidor e otimizar as vendas.

Use pontos estratégicos para as promoções

As promoções são indispensáveis para atrair clientes, por essa razão, devem ser vistas como estratégias para movimentar os setores da loja. Dessa forma, escolha pontos de maior notoriedade e utilize expositores específicos para despertar a curiosidade do público.

Reorganize os produtos por categoria

A organização dos produtos de acordo com a categoria é fundamental para o facilitar o processo de compra e melhorar a experiência do consumidor. Portanto, ao elaborar o planograma considere a classe do produto para ter setores bem dimensionados e apresentáveis.

Monitore a execução do planograma

É importante ter em mente que o planograma é um projeto que exige monitoramento contínuo e atenção especial ao processo de reposição de produtos. Sendo assim, após implementar acompanhe de perto, ouça feedbacks, atualize após a entrada de novos itens e avalie dados para identificar a eficiência.

Quais as consequências de não implementar o planograma?

Um planograma bem desenvolvido e implementado com eficiência é um grande diferencial para uma marca. Trata-se de um fator que vai além da organização de produtos, mas também do dimensionamento estratégico da loja, com foco na jornada de compra.

Diante disso, deixar de considerar o planograma é uma falha grave, independentemente do porte do negócio. Além de perder a competitividade, é uma postura que impede a otimização dos resultados, reduz a margem de lucro e atrasa o crescimento.

Para garantir um bom planograma, é indispensável contar com uma parceria especialista e com experiência no assunto. Nesse sentido, a SAFOL oferece as melhores soluções do mercado para tornar o seu PDV único e elevar sua marca.

É a oportunidade ideal para a montagem completa da sua loja, considerando prateleiras, displays e gôndolas personalizadas. Além disso, na SAFOL você também encontra porta-pallets e estruturas perfeitas para o processo de armazenagem.

Tudo com atendimentos personalizados e a realização de um projeto de layout inovador, incluindo a execução e montagem. Portanto, é o apoio profissional perfeito para desenvolver o melhor planograma e proporcionar uma experiência incrível aos seus clientes.

Como pode notar, saber o que é planograma e implementar de forma efetiva no negócio é um grande passo para o sucesso da marca. Afinal, a estratégia contribui para despertar o interesse do consumidor, otimizar a gestão e potencializar as vendas.

Gostou do post? Agora que você entendeu o que é planograma, o que acha de conhecer as melhores soluções para sua loja ou supermercado? Entre em contato conosco e veja as soluções da SAFOL para revolucionar o seu PDV!

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