Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

2 tipos de vendas ideais para home center

28 de novembro de 2023
Gestão de Negócios , Marketing e Vendas
2 tipos de vendas ideais para home center

Você sabia que existem tipos de vendas diferentes em um home center? O processo comercial em um ponto de venda pode acontecer por meio de abordagens distintas — que impactam diretamente na experiência do cliente e potencial de conversão.

Nesse contexto, saber quais são e as mais apropriadas para o seu negócio é um diferencial exclusivo para oferecer um atendimento impecável. Com uma interação única e que contribua para estreitar o relacionamento e otimizar os resultados.

Neste post, vamos apresentar quais são os 2 principais tipos de venda em um home center e suas características. Continue conosco e entenda como melhorar em cada uma delas e a importância do aproveitamento intuitivo dos espaços no seu PDV!

A importância de conhecer os tipos de venda para home center

O nível de exigência do consumidor evoluiu muito e atualmente, uma loja precisa ir além de oferecer qualidade e bons preços. É necessário garantir uma experiência enriquecedora e completa em toda a jornada, especialmente no ponto de vendas.

Diante desse fato comum a todo segmento, compreender quais são os tipos de vendas e se aprofundar neles é indispensável. Trata-se de uma versatilidade da equipe para atender bem todo tipo de cliente e garantir um contato agradável.

Em outras palavras, saber sobre as técnicas e tipos de vendas contribui para atender com excelência em qualquer ocasião. Um fator relevante para gerar fidelização e superar uma competitividade acirrada, principalmente no segmento home center.

2 principais tipos de vendas para um home center

Uma equipe de vendas pode atuar de várias formas, seguindo técnicas específicas para alcançar os objetivos. As formas que o vendedor atua são essenciais para estimular o consumidor e podem impactar, inclusive, no ticket médio.

Por essa razão, mesmo que não seja necessário utilizar todas as formas, conhecê-las é muito importante para se capacitar — e permanecer preparado para oferecer um bom atendimento e aproveitar cada oportunidade de conversão no PDV.

Elencamos abaixo, quais são os 2 tipos de vendas mais comuns e apropriadas para um home center, confira!

1. Venda assistida

O primeiro tipo é a venda assistida, também conhecida como processo de venda guiada. Resumidamente, é definido como uma modalidade em que o vendedor acompanha o cliente durante todo o fluxo de compra, da entrada até o caixa.

A característica marcante da venda assistida é a atenção contínua, onde o atendente tira dúvidas e apresenta os produtos de forma exclusiva. Também exige maior tempo de atendimento e uma equipe que conhece bem cada produto comercializado no PDV.

Devido à proximidade, o método assistido de venda pode fazer com que o cliente se sinta especial e facilite as decisões. Além de permitir monitorar a jornada de compra, mas quando não é bem conduzida, há possibilidades de não atingir os resultados.

2. Venda não assistida

Por sua vez, a venda não assistida, chamada de venda direta, é aquela que acontece sem o acompanhamento do vendedor. O processo é semelhante aos supermercados, onde o cliente entra no PDV, escolhe o que deseja e se dirige ao caixa.

Nesse caso, o cliente tem a liberdade de circular no ponto de venda livremente, sendo influenciado apenas pelas estratégias de merchandising. Essas características agradam certos perfis de pessoas, que já conhecem o produto e priorizam a praticidade.

Para a venda direta, é importante que o home center monitore o cliente a distância, para atender prontamente quando necessário. Inclusive, com um ambiente agradável e sensorial, também estimula as emoções e o tempo de permanência na loja.

As melhores abordagens em cada tipo de venda no home center

As boas práticas de atendimento ao cliente podem ser aplicadas em todo tipo de venda, seja assistida ou direta. Com atenção a pontos simples, será possível oferecer uma abordagem intuitiva a agradável, aspecto decisivo para o home center.

É importante ressaltar que a base para um trabalho bem executado é sempre a qualificação da equipe. Sendo assim, o treinamento periódico com os vendedores é indispensável para alinhar os procedimentos para todo o tipo de atuação.

Veja a seguir, algumas boas práticas para acertar nos tipos de vendas!

Venda assistida

Para a venda assistida, é preciso dominar todo o portfólio de produtos, para explicar com segurança ao cliente. Além disso, uma linguagem adequada e um atendimento personalizado são decisivos para elevar a taxa de conversão e vendas.

Venda não assistida

Já nas vendas diretas, o foco das ações deve ser em oferecer um ponto de venda atrativo, organizado e agradável. O marketing sensorial e aproveitamento inteligente de espaços são práticas que elevam as possibilidades de vendas.

Outras iniciativas interessantes para otimizar vendas diretas são:

A importância de aproveitar espaços para a experiência do cliente

Em todo tipo de vendas, o layout da loja tem um impacto significativo e influência no trabalho da equipe e na experiência do cliente. Portanto, consiste em um tema que deve ser prioridade, inclusive para o home center se destacar dos concorrentes.

Nesse momento, um projeto comercial desenvolvido por especialistas é a solução perfeita para transformar o PDV. Alinhado com gôndolas e expositores personalizados, é a oportunidade para unir tudo de melhor e alavancar as suas vendas.

Na SAFOL você encontra serviços específicos para revolucionar o seu home center em um só lugar. Com mais de 40 anos no mercado, realiza os melhores projetos comerciais e produção de gôndolas, expositores e sistemas de armazenagem.

Ou seja, as soluções que você precisa para modernizar o seu ponto de venda e facilitar a execução dos tipos de vendas. Em projetos que expressam a identidade da sua marca e produzidos de acordo com suas necessidades e objetivos.

Em conclusão, percebemos que os tipos de vendas são assuntos importantes e que merecem toda atenção no home center. Afinal, com técnicas e abordagem bem planejadas eleva-se as possibilidades para conquistar o cliente e aumentar os lucros.

Gostou de saber sobre os tipos de venda? Se deseja conhecer soluções específicas para aproveitar melhor os espaços no seu home center, não perca tempo! Entre em contato com a SAFOL pelo WhatsApp e veja como podemos ajudar! 

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? 20 de abril de 2024

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio?

Leia o artigo e conheça como os 4 P’s do marketing podem impactar um negócio de sucesso, entendendo cada um dos elementos principais

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque 30 de dezembro de 2023

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque

Conheça os segredos da SAFOL Gôndolas para ser a empresa escolhida pela Joviki Materiais de Construção.

estrategia para supermercado estrategia para supermercado 06 de dezembro de 2023

Redução de custos para supermercados: 7 passos para a estratégia

Veja tudo que precisa saber para fazer uma redução de custos para supermercado eficiente e contribuir para a saúde financeira do seu negócio!

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES