Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Como organizar os medicamentos na farmácia? Veja 6 dicas!

29 de novembro de 2022
Oganização e Layout de Gôndolas
como organizar medicamentos na farmácia

A apresentação dos produtos em uma drogaria é um dos pontos mais relevantes para atrair clientes e otimizar o processo de vendas. Por esse motivo, entender como organizar os medicamentos na farmácia é indispensável para ter sucesso.

Além de facilitar as atividades diárias e melhorar o atendimento ao cliente, a organização dos medicamentos torna o ambiente atrativo. Dessa forma, transmite uma boa sensação ao público e contribui para impulsionar os resultados do negócio.

Se você deseja entender melhor o assunto para aperfeiçoar suas estratégias, este post vai ajudar! Continue lendo e veja 6 dicas valiosas sobre como organizar medicamentos na farmácia e elevar a credibilidade no mercado!

A importância da organização de medicamentos

As farmácias contam com uma grande variedade de produtos e medicamentos, com diferentes fabricantes, finalidades e tratamentos. Trata-se de uma infinidade de itens que devem ser dispostos de uma maneira estratégica e bem estruturada.

Sendo assim, a organização dos medicamentos nas gôndolas e prateleiras é uma ação imprescindível para proporcionar maior visibilidade aos produtos. Além de acelerar as vendas e o giro de estoque, o que é essencial para evitar perdas e prejuízos.

Nesse sentido, organizar os produtos na farmácia de acordo com a patologia, tipo ou ordem alfabética também facilita o atendimento ao cliente. Os profissionais terão maior facilidade para localizar o que precisa e otimizar o processo de venda.

Diante disso, consiste em um aspecto crucial para colaborar com as estratégias comerciais e melhorar os resultados. Afinal, clientes satisfeitos e bem atendidos são mais propensos a manter a fidelidade e retornar à loja para novas compras.

6 dicas sobre como organizar medicamentos na farmácia

A organização de produtos na farmácia é uma tarefa que exige um bom planejamento e estratégias eficientes. Em outras palavras, é preciso criar um layout inteligente e que harmonize questões funcionais, design, marketing e foco no processo de compra.

Embora pareça um objetivo complexo, com algumas técnicas e auxílio profissional você pode organizar a exposição de produtos com excelência. Que vão contribuir para ter um estabelecimento único, com design inovador e se destacar dos concorrentes.

Veja abaixo, algumas dicas para organizar medicamentos na farmácia!  

1. Melhore o layout interno

O primeiro passo para acertar na organização dos medicamentos e produtos é projetar cuidadosamente o layout interno da farmácia. Conte com apoio especializado para desenvolver um projeto único e posicionar as gôndolas, prateleiras e displays de uma forma estratégica.

2. Aproveite os espaços menores

Todo espaço da loja pode ser utilizado para organizar produtos e apresentá-los de uma maneira inteligente para os clientes. Sendo assim, preencha os espaços menores com expositores personalizados e que estejam de acordo com todo o projeto e layout.

Nesse contexto, considere os espaços ao desenvolver o projeto comercial e os utilize com base nas estratégias comerciais. Trata-se de uma maneira para manter o espaço organizado e ainda melhorar a exposição dos medicamentos e produtos.

3. Destaque os medicamentos em promoção

Os produtos que estão em promoção tem grande potencial para venda e por esse motivo, posicioná-los em um lugar de destaque é indispensável. Nesse sentido, reserve locais estratégicos, como ponta de gôndola e display específicos, para organizar os medicamentos e vendê-los com facilidade.

Uma boa estratégia é criar espaços para expor produtos em promoção durante as datas comemorativas. É uma ideia que vai dar ainda mais destaque e facilitar o processo de venda, fator crucial para dar giro no estoque e elevar os resultados.

4. Organize os produtos com demanda maior de forma estratégica

Alguns medicamentos e produtos comercializados nas farmácias apresentam maior procura por parte dos clientes. Considerando esse fato, identifique quais são esses itens e posicione-os de forma estratégica, para facilitar o trabalho dos atendentes e a visibilidade dos consumidores.

5. Organize de acordo com as categorias dos medicamentos

Uma excelente técnica para organizar os medicamentos em uma farmácia é separar cada produto de acordo com a categoria. Trata-se de uma setorização que vai fazer a diferença para melhorar a experiência de compra e facilitar todas as atividades internas no estabelecimento.

A organização por seções é importante para garantir que o cliente encontre o que precisa com maior privacidade e agilidade. Por isso, separe por grupos e crie corredores com categorias que se completam para melhorar a disposição, com itens controlados em um local restrito.

6. Repense a organização das prateleiras e gôndolas

Por fim, é importante pensar em como será a organização das prateleiras e gôndolas no estabelecimento. Durante essa etapa, considere o fluxo, localização dos caixas, balcões e as dimensões do espaço físico para pensar na melhor forma de posicionar as estruturas.

Por ser um aspecto decisivo para a experiência do consumidor, contar com apoio especializado é essencial para evitar erros. Sobretudo, auxilia a identificar as melhores soluções e direcionar os investimentos para criar um layout inovador e eficaz.

Ter uma boa parceria para organizar a farmácia é fundamental

A organização dos medicamentos na farmácia é uma estratégia poderosa e que contribui diretamente para a performance comercial. Um fator que vai fazer a diferença no processo de captação e fidelização de clientes, por isso, é a base para o crescimento.

Nesse sentido, contar com uma parceria especialista e com expertise em soluções para a organização do layout é um investimento importante. Afinal, consiste no apoio perfeito para ter um projeto personalizado e de acordo com as características da marca.

Para isso, a SAFOL é a melhor alternativa e disponibiliza uma equipe qualificada para promover soluções perfeitas para seu negócio – em um projeto comercial desenvolvido de acordo com a sua loja e por meio de técnicas inovadoras.

Além disso, a SAFOL produz gôndolas, displays e expositores personalizados e específicos para sua farmácia. Há mais de 40 anos no mercado, tem a expertise que você precisa para ter estruturas e soluções inteligentes para encantar seus clientes.

Como se pode notar neste artigo, saber como organizar medicamentos na farmácia é a base para ter um negócio atrativo e otimizar a experiência do cliente. Portanto, considere nossas dicas para ter sucesso e alcançar ótimos resultados.

Gostou do post? Agora que entendeu como organizar medicamentos na farmácia, o que acha de conhecer as melhores soluções para o seu negócio? Não perca tempo e veja agora mesmo o portfólio de produtos específicos para farmácias da SAFOL!

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? 20 de abril de 2024

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio?

Leia o artigo e conheça como os 4 P’s do marketing podem impactar um negócio de sucesso, entendendo cada um dos elementos principais

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque 30 de dezembro de 2023

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque

Conheça os segredos da SAFOL Gôndolas para ser a empresa escolhida pela Joviki Materiais de Construção.

estrategia para supermercado estrategia para supermercado 06 de dezembro de 2023

Redução de custos para supermercados: 7 passos para a estratégia

Veja tudo que precisa saber para fazer uma redução de custos para supermercado eficiente e contribuir para a saúde financeira do seu negócio!

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES