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Para respondermos essa pergunta precisamos começar falando do Visual Mershandising que é uma ferramenta importante do marketing para empresas varejistas, independente do seu tamanho, e que engloba aspectos relativos à apresentação dos produtos, design da loja e imagem, adereços e materiais, iluminação e sinalização.

O visual mershandising contribui para despertar a atenção do cliente para que ele se interesse por entrar na loja e efetuar sua compra, pois, segundo pesquisa realizada por SANTANA (2018), os clientes formam um conceito a partir do ponto de venda para que depois decidam os produtos que irão comprar.

Os clientes formam um conceito a partir do ponto de venda para que depois decidam os produtos que irão comprar.

É neste ponto que o layout do PDV é tão importante. Isto porque o layout do ambiente de venda exerce influência nos estados emocionais do cliente, que terá certo tipo de comportamento de acordo com os aspectos encontrados na loja.

Layout para Supermercado em 3D criado pela Safol, visto por cima

Estímulos ambientais que influenciam a decisão de compra no PDV

  • Disposição dos produtos e dos expositores
  • Materiais dos mobiliários
  • Iluminação
  • Aroma
  • Som ambiente
  • Perfil dos clientes que entram e saem da loja

Planejar o layout de um PDV é levar em consideração os comportamentos habituais dos seus clientes e consumidores, de forma a atender, da melhor maneira possível, suas necessidades.

Em se tratando de visual de uma loja ou PDV a palavra layout quer dizer montagem de espaços comerciais e precisa ser dividido por zonas com cada produto tendo o seu espaço bem definido e apropriado. O layout deve ainda ser de fácil funcionalidade para que se possa fazer uso dos produtos e circular sem impedimentos.

Para escolher o tipo de layout mais adequado para o seu projeto, você deve considerar a motivação do seu cliente em permanecer na loja e o estímulo pra que ele conheça outros setores da empresa. O layout adequado será aquele que irá facilitar o fluxo dos consumidores e influenciar na permanência dos clientes dentro da loja e na quantidade de produtos que podem ser visualizados.

Veja também: A importância da loja física

Layout 3D de padaria de supermercado

Tipos de layouts mais utilizados no varejo

Planta Reta

  • Mais econômicos
  • Não se utiliza de muitos mobiliários e iluminação diferenciada
  • Mobiliário colocado de maneira reta na horizontal ou vertical
  • Geralmente usado em supermercados e farmácias

Planta Reta de gôndolas

Fonte: SANTANA (2018)

Layout Diagonal

  • Muito utilizado para lojas de autoatendimento
  • Facilita a visualização do caixa
  • Facilita a posição dos produtos na loja
  • Ajuda no fluxo de circulação dos clientes
  • Utilizado em lojas de pet shop e varejo da moda

Layout Diagonal de Gôndolas

Fonte: SANTANA (2018)

Layout Angular

  • Layout mais especializado
  • Leva em consideração os produtos de valor agregado que a loja possui
  • Exposição dos mobiliários em ângulos suaves
  • Facilita a circulação de clientes e colaboradores
  • Muito utilizado em lojas estilo boutique

Layout Angular de Gôndolas

Fonte: SANTANA (2018)

Layout Misto

  • Mistura do layout de planta reta, diagonal e angular
  • Design de loja mais funcional
  • Possibilita fácil entendimento de onde estão os produtos
  • Normalmente utilizado por empresas destinadas a atender um público mais jovem, independentemente do segmento de atuação.

Layout Misto de Gôndolas

Fonte: SANTANA (2018)

Para aprender mais: A importância das cores no projeto comercial

Referência:

SANTANA, Alberto. Influência do layout no ponto de venda no comportamento dos clientes: um estudo em pequena empresa. Campo Limpo Paulista, SP: UNIFACCAMP, 2018.


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