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O que é SAC 4.0 e como implementar no varejo?

28 de junho de 2022
Comportamento do Consumidor , Gestão de Pessoas
sac-4-0

Você já ouviu falar do SAC 4.0? A experiência do consumidor é um fator imprescindível para o sucesso de qualquer negócio varejista. Por isso, oferecer atendimentos multicanais e de qualidade é um grande diferencial para uma marca.

Nesse sentido, o SAC 4.0 é uma evolução importante dos serviços de atendimento ao consumidor e que está ganhando espaço no mercado — principalmente por ser uma abordagem moderna, diversificada, eficiente e que atende as necessidades dos clientes.

Você se interessou pelo assunto? Preparamos um post completo para entender informações relevantes para o seu negócio! continue lendo e saiba o que é o SAC 4.0, como funciona, a importância para o varejo e dicas para implementar e melhorar seus serviços! 

O que é o SAC 4.0?

O SAC 4.0 consiste no avanço do Serviço de Atendimento ao Consumidor, que passou a contar com recursos mais modernos e inovadores. Sendo assim, é a evolução dos atendimentos, que utilizam recursos tecnológicos para diversificar o contato com o cliente.

Em outras palavras, é um serviço que atua com base no atendimento omnichannel e utiliza diversas plataformas para oferecer uma experiência enriquecedora ao consumidor, por exemplo:

  • telefone;

  • redes sociais;

  • aplicativos;

  • site;

  • e-mail e outros.

Dessa forma, o SAC 4.0 vai além de diversificar os canais de atendimento e uso da tecnologia digital, mas também atua na interação entre eles e uso de dados. Assim, o atendimento acontece de forma personalizada e valorizando o consumidor, fator importante para o crescimento do negócio. 

Qual a importância do SAC 4.0?

O nível de exigência do consumidor mudou muito ao longo dos anos e atualmente, uma marca precisa ir além de oferecer qualidade — mas garantir uma boa experiência de compra, desde os contatos iniciais do consumidor com a loja até o pós-venda.

Nesse sentido, o SAC 4.0 é um recurso importante e que proporciona diversos benefícios para a empresa. Principalmente, a possibilidade de oferecer atendimentos de qualidade, que contribuem para a satisfação do cliente, otimiza o marketing de indicação e melhora a lucratividade.

Além disso, adotar o SAC 4.0 no varejo é um diferencial competitivo poderoso e capaz de melhorar o posicionamento de marca. Afinal, clientes satisfeitos sempre retornam para novas compras facilitando as estratégias para elevar a fidelização, o que é indispensável.  

Como implementar o SAC 4.0?

Você viu até agora, que o SAC 4.0 é uma metodologia extremamente importante para um negócio do setor varejista. Trata-se de uma evolução que se tornou necessária para promover a satisfação por meio de uma experiência integrada, favorecendo os resultados.

Desse modo, começar um planejamento para colocar o SAC 4.0 em prática na loja é a oportunidade ideal para sair na frente dos concorrentes. Sobretudo, com maiores possibilidades de conquistar a preferência do consumidor e crescer em um dos segmentos mais competitivos da economia.

Veja a seguir, as principais dicas para implementar o SAC 4.0 na sua empresa e dar um grande passo para o sucesso!

Coloque o cliente no centro

O objetivo do SAC 4.0 é oferecer soluções diversificadas e intuitivas para o cliente, por isso, você precisa conhecer bem o seu público. Sendo assim, estude detalhadamente o seu público-alvo e persona, para saber exatamente quais as necessidades e como atendê-las com excelência.

Aposte no autoatendimento

O autoatendimento é uma estratégia muito utilizada pelas empresas e oferece recursos de apoio para os próprios clientes solucionar dúvidas simples. Funciona como uma central de apoio autônoma e permite melhorar a gestão do tempo da equipe de atendimento.

Invista em gestão de dados

A melhor forma para alcançar a melhoria contínua dos atendimentos é por uma gestão de dados, mantendo um bom histórico para embasar as decisões. Sendo assim, invista em gerenciamento eficaz, define indicadores e faça pesquisas com os clientes para identificar o que está indo bem e o que pode melhorar.

Treine a equipe

O SAC 4.0 é uma mudança significativa nos processos internos e cultura da empresa, por isso, é indispensável contar com profissionais capacitados para essa inovação. Em vista disso, defina um cronograma de treinamentos para alinhar os procedimentos e ter facilidade para adaptar novos processos de atendimento.

Prepare os canais de comunicação

Antes de iniciar a interação e adaptação dos processos de atendimento, é preciso preparar todos os canais de comunicação disponibilizados ao público. Seja pela internet, telefone ou presencial, os canais precisam estar preparados para oferecer a mesma experiência ao cliente.

Conte com as ferramentas e tecnologias

A tecnologia é a base para a implementação e funcionamento do SAC 4.0, portanto, deve ser o principal alvo para garantir a eficiência no atendimento. Para isso, é possível encontrar diversos tipos de soluções, capazes de automatizar tarefas e garantir atendimentos de qualidade.

Algumas das tecnologias mais usadas no SAC 4.0 são os chatbots e os softwares de atendimento, que ajudam a filtrar os processos e solucionar as dúvidas dos clientes de forma rápida, enviando para o atendimento humano somente as situações que exigirem apoio especial.

Como o SAC 4.0 ajuda na atração e retenção de clientes?

A satisfação com a compra e atendimento são um dos principais fatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores. Em outras palavras, quando são bem atendidos e suas necessidades são solucionadas, a possibilidade de realizarem novas compras é elevada.

Nesse contexto, o SAC 4.0 é um recurso importante e que contribui para oferecer atendimentos integrados e personalizados em toda a jornada de compra. Com isso, os gestores têm uma oportunidade valiosa para elevar a atração e retenção de clientes.

É um fator que proporciona benefícios exclusivos, sobretudo, ajuda a facilitar as campanhas de marketing e a reduzir o custo para captação de clientes. Afinal, os próprios consumidores que tiveram uma ótima experiência, se tornam multiplicadores e indicam para amigos e familiares.

Como pode notar, o SAC 4.0 é uma metodologia importante para oferecer atendimentos eficazes e atender as necessidades dos consumidores. Portanto, é uma tendência que não pode faltar para se destacar no mercado e alcançar excelentes resultados.

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