Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Prateleiras para supermercado: como organizar de forma eficaz?

11 de outubro de 2023
Empreendedorismo , Gestão de Estoque , Gestão de Negócios , Logística , Marketing e Vendas , Visual Merchandising
prateleiras para supermercado

O posicionamento estratégico das prateleiras para supermercado é uma atividade crucial para todo varejista. Trata-se de um fator que impacta diretamente em questões comerciais — inclusive na satisfação do cliente e no volume de vendas nos setores.

Em um mercado extremamente competitivo, a organização inteligente do layout interno proporciona um diferencial relevante. Ou seja, é um tema que precisa ser visto como prioridade para manter a loja competitiva e com uma ótima movimentação.

Neste post, trouxemos dicas incríveis para ajudar você a organizar as prateleiras para supermercado de uma maneira estratégica e eficiente. Continue conosco e veja também o que é um planograma e os pontos mais estratégicos no seu PDV!

Como organizar a prateleira para supermercado?

Os supermercados são estabelecimentos que recebem grande movimentação e comercializam ampla variedade de produtos. Diante desse fato, organizar as prateleiras corretamente é muito importante para garantir um fluxo bem definido.

A organização das prateleiras é o que garante uma setorização bem planejada e a exposição estratégica das mercadorias ao público. Fator que contribui para promover uma experiência satisfatória ao cliente e aproveitar melhor os espaços.

A seguir, listamos as principais dicas para acertar na organização das prateleiras para supermercado!

Pense no fluxo do cliente

Um dos passos essenciais para a definição do layout é o fluxo do cliente, que marca a trajetória que a pessoa faz da entrada até o caixa. Estude a organização dos setores, corredores, caixas e todo o ponto de venda com um direcionamento claro.

Analise os modelos de organização

Você sabia que existem diferentes modelos de organização de uma prateleira? São opções que podem ser escolhidas de acordo com o produto exposto e estratégias do supermercado para a apresentação adequada dos itens aos consumidores.

Os principais tipos são:

  • horizontal: modelo menos utilizado, que organiza os diferentes produtos em linha;

  • vertical: os produtos são organizados em pilhas, com um ótimo impacto visual;

  • sazonal: organiza os produtos em prateleiras em destaque, ideal para datas sazonais, como Natal, Páscoa e outros;

  • blocos: expõe os produtos em blocos, separados de acordo com a marca.

Analise a organização dos níveis

A organização dos níveis é o posicionamento dos produtos na prateleira de acordo com a visão do consumidor. Ela é dividida em 5 estágios e serve para dar destaque a determinados itens, facilitando a percepção e a decisão de compra.

Essa disposição acontece da seguinte forma:

  • acima da cabeça: posiciona os produtos no último andar da prateleira;

  • na altura dos olhos: os produtos são posicionados na altura dos olhos, local para itens que geram mais lucro;

  • na altura da cintura: local para expor produtos que são mais procurados pelo cliente;

  • abaixo da cintura: nível ideal para expor produtos necessários ao cliente, mas que não são muito lucrativos;

  • no chão: nível mais baixo da prateleira, ideal para produtos pesados.

Faça um bom planograma

O planograma é uma ferramenta que representa de forma gráfica o posicionamento dos produtos nas prateleiras e gôndolas. Trata-se de um planejamento visual indispensável para organizar as mercadorias de forma estratégica — implementá-lo é fundamental para acertar na exposição.

Quais as áreas estratégicas para instalar prateleiras?

A correta organização das prateleiras permite que todos os espaços sejam aproveitados para um layout funcional e personalizado. Para isso, existem locais que são mais interessantes e merecem atenção especial para fazer a setorização.

Exemplo disso são a entrada da loja, corredores e próximos ao caixa, local perfeito para instalar um check-stand. Conte com apoio especializado em projetos comerciais para utilizar os espaços com inteligência e otimizar as suas vendas e resultados.

Concluímos neste post, que a organização intuitiva das prateleiras para supermercado é um passo notável para o sucesso nos resultados. Por esse motivo, considere nossas dicas e conte com apoio especializado para ter um PDV atrativo e promissor.  

Gostou do artigo? Agora que já sabe como organizar as prateleiras para supermercado, o que acha que ler outro conteúdo? Saiba agora mesmo o que são as zonas quentes e zonas frias no PDV

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? 27 de abril de 2024

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro?

A boa gestão de estoque pode fazer muito pela sua empresa. Leia o artigo e conheça práticas que podem te ajudar a melhorar o setor

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? 20 de abril de 2024

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio?

Leia o artigo e conheça como os 4 P’s do marketing podem impactar um negócio de sucesso, entendendo cada um dos elementos principais

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque 30 de dezembro de 2023

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque

Conheça os segredos da SAFOL Gôndolas para ser a empresa escolhida pela Joviki Materiais de Construção.

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES