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Shelf life: o que é e qual a importância para o varejo?

28 de fevereiro de 2023
Gestão de Negócios , Logística , Planejamento Estratégico
shelf life

Você já ouviu falar no termo shelf life? Comercializar produtos seguros e perfeitos para o consumo é imprescindível para todo varejista. Além de ser uma obrigatoriedade legal, proporciona confiabilidade e evita danos significativos ao negócio.

Diante disso, o shelf life é um conceito relevante e que está associado ao tempo de vida útil de um produto. Ter atenção a ele é primordial para uma gestão eficiente e a garantia da oferta de itens adequados no ponto de venda.  

Por ser um tema que reflete diretamente nas atividades do varejo, esclarecer tudo sobre ele é indispensável. Pensando nisso, confira neste post o que é o shelf life, por que é importante e como fazer uma boa gestão!

O que significa e qual o objetivo do shelf life?

Shelf life é um termo que significa a vida útil de um produto, ou seja, o tempo em que ele é considerado ideal para o consumo — mantendo suas características originais em relação à textura, sabor, resistência, qualidade e segurança.

Sendo assim, o shelf life de produto ou shelf life de alimento é basicamente o tempo definido para consumo após a fabricação. Em outras palavras, consiste no prazo ideal para garantir o uso ou consumo seguro e livre de riscos à saúde.  

Nesse sentido, o objetivo da vida útil é definir, com base nas particularidades produtivas e composição, o prazo que determinado produto ou alimento mantém condições apropriadas para o consumo, sem provocar danos ou reações.

Por meio do shelf life, os gestores dos comércios varejistas controlam o tempo médio de um item no estoque e no ponto de venda. É um dado relevante para a gestão e que deve ser considerado em todas as etapas comerciais.

Qual a importância do shelf life para o varejo?

O shelf life de um produto, além de ser uma questão legal, proporciona maior confiabilidade para o processo de compra em um estabelecimento. Com ele, os consumidores terão um consumo seguro dos produtos, sejam eles alimentares ou não.

Para os comércios, como supermercados, pet shops, lojas de materiais de construção e outros varejistas, o shelf life é indispensável. Afinal, contribui para a regularidade e direciona ao correto acondicionamento e exposição dos itens no estoque e PDV.

Além desse ponto, veja a seguir quais os benefícios do shelf life para o seu estabelecimento!

Ajuda a garantir a qualidade e segurança

A validade de um produto é definida pelo fabricante e estabelece o tempo em que o item permanece em condições de consumo. Por isso, monitorar o shelf life dos itens da loja contribui para garantir a qualidade do produto e segurança aos consumidores.

Em outras palavras, a análise e controle do shelf life garante que todos os itens presentes nas gôndolas estejam dentro da validade. Considerando o processo desde a compra do fornecedor até o tempo médio que demora para sair ao cliente final.

Evita problemas para a saúde

A comercialização de produtos fora da vida útil é um risco elevado, principalmente os alimentares, que são perecíveis e exigem cuidado especial – tanto na forma adequada e segura para o armazenamento e exposição no ponto de venda.  

Sendo assim, o shelf life é uma informação relevante e que precisa estar sempre clara, pois determina o tempo máximo que o produto pode ser consumido. Esse cuidado proporciona uma utilização segura e que não oferece riscos à saúde.

Garante que as normas sejam cumpridas

O cumprimento das normas, independentemente da natureza, é inevitável para a sobrevivência do negócio varejista. E nesse caso, a gestão do shelf life é determinante e auxilia na regularidade legal, especialmente em relação a questões sanitárias.

Nessa perspectiva, a loja demonstra que no ponto de venda não há produtos fora da vida útil e atende às normas de defesa do consumidor. Um ponto crucial para evitar situações extremamente sérias e passíveis de penalidades em caso de fiscalização.

Melhora a imagem do negócio

O posicionamento de marca é a base para o sucesso de um negócio varejista, que enfrenta uma competitividade acirrada no mercado. Por isso, adotar estratégias para um PDV atrativo e que transmite confiabilidade é indispensável para a reputação do seu estabelecimento.

Em razão desse fato, a gestão eficaz do shelf life contribui para expor apenas produtos frescos e totalmente seguros ao consumidor. O resultado é o aumento da satisfação, fidelização e a melhoria na imagem do negócio, que pode se destacar no mercado.

Como acontece o cálculo do shelf life no varejo?

A base do cálculo do shelf life é a data de fabricação de um produto e suas características produtivas. No entanto, algumas variáveis e possíveis interações ao longo do tempo de exposição e venda também são decisivas e consideradas.

Todavia, os ingredientes, condições de transporte, questões de higiene, padrões de qualidade, temperatura, umidade e o tempo até o consumo são fatores cruciais. Com base nessas informações, é determinado o prazo de consumo adequado.

Além disso, para determinar o shelf life as indústrias seguem rigorosos padrões técnicos, que consideram testes e análises na composição do produto. Por esse motivo, é comum notar orientações adicionais sobre a forma correta de transporte, exposição e consumo.

O que é necessário para a gestão do shelf life?

Os comércios varejistas quase sempre lidam com uma grande quantidade de produtos, com categorias e características distintas. Desse modo, realizar uma gestão eficiente do shelf life é uma tarefa desafiadora, que exige atenção e planejamento.

Antes de tudo, é essencial que os gestores utilizem ferramentas intuitivas, como sistemas digitais, para controlar a validade de cada produto. Sobretudo, também é indispensável analisar o fluxo de vendas, para saber a frequência de saída de cada item.

Além desses aspectos, é fundamental analisar os seguintes fatores:

  • cadastro de produtos eficiente;

  • gestão de estoque;

  • atenção especial a condições estocagem e exposição;

  • a correta embalagem dos produtos;

  • possíveis mudanças na temperatura;

  • reposição de produtos adequada no PDV;

  • promoções para itens próximos ao fim da validade;

  • harmonia entre o setor de compras e o de vendas.

Com uma boa gestão do shelf life, o negócio terá a oportunidade de evitar riscos à saúde dos consumidores e as severas sanções em caso de fiscalização. Inclusive, contribui para a compra estratégica de produtos, reduzindo os desperdícios e custos.

Todo negócio varejista que deseja atuar de uma forma promissora e regularizada, deve ter foco total no shelf life, como concluímos neste conteúdo. Afinal, é um conceito que lida com a segurança dos consumidores e a garantia de produtos confiáveis.

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