Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Visual Merchandising no PDV: por que é importante investir?

29 de agosto de 2023
Logística , Oganização e Layout de Gôndolas , Visual Merchandising
O visual merchandising no PDV.

O visual merchandising no PDV é uma estratégia poderosa para tornar o ambiente atrativo e estimular a percepção do cliente. Trata-se de ações que auxiliam a direcionar a jornada de compra e influenciar as decisões, elevando as vendas.

Em um mercado competitivo, ter uma loja bonita e organizada é uma forma para atrair o consumidor e gerar identidade de marca. Nesse momento, estratégias de visual merchandising executadas de forma planejada são decisivas para o sucesso.

No post de hoje você vai saber o que é o conceito visual merchandising no PDV e por que é essencial para seu negócio. Continue a leitura e veja dicas para colocar em prática e as consequências de não atentar-se ao assunto!

O que é o visual merchandising no PDV?

O visual merchandising é uma estratégia aplicada no ponto de venda para apresentar os produtos de uma forma organizada para atrair e estimular o consumidor. A técnica combina elementos visuais, sensoriais e decorativos para tornar o PDV mais atrativo.

Em outras palavras, consiste no posicionamento dos produtos, gôndolas e decoração estratégica, pensados para proporcionar uma jornada de compra personalizada. Um fator que tem relação direta com as vendas e a experiência do cliente na loja. 

Por que o visual merchandising é importante?

A comunicação visual com o consumidor no ponto de venda é essencial para promover o engajamento e otimizar as decisões de compra. Sobretudo, auxilia a demonstrar a identidade e os valores da loja, aspectos cruciais para a fidelização.

Adotar o visual merchandising no PDV é importante pelos seguintes motivos:

  • otimiza as estratégias;

  • estimula o consumidor visualmente;

  • ajuda a atingir os objetivos traçados;

  • influencia as decisões dos clientes.

Nesse contexto, utilizar estratégias de visual merchandising é uma maneira inteligente para tornar todos os espaços atrativos. Planejados para despertar os sentidos do cliente, direcionar a jornada de compra, melhorar experiências e aumentar as vendas.

Como colocar o visual merchandising em prática?

Por ser uma estratégia comercial que já demonstrou grandes resultados em diversos varejistas, entender como colocar o visual merchandising em prática é algo básico. Afinal, são ações que visam otimizar a experiência do cliente e aumentar os resultados.

No entanto, é uma ação que precisa acontecer com um planejamento específico, para evitar erros e prejuízos. Você deve entender que é muito mais que apenas posicionar produtos e decorar ambientes, mas criar um PDV completo e que expressa sua marca. 

Veja a seguir quais são os pilares para utilizar o visual merchandising no PDV!

Estude o público-alvo

A principal etapa do planejamento é o estudo detalhado sobre o público-alvo, para compreender o comportamento, necessidades, preferências e outras características. Use esses dados para identificar o que é mais interessante e incluir no seu PDV.

As ações do visual merchandising são desenvolvidas de acordo com o seu segmento, características da loja e principalmente, as particularidades do seu público. Considerando essas questões, é possível criar medidas promissoras e resultados satisfatórios.

Invista em ações sensoriais

O marketing sensorial é uma das bases do visual merchandising, por isso, é indispensável explorar os sentidos do cliente no seu ponto de venda. Pense em ações como degustação, iluminação estratégica, aromas, música ambiente e uma decoração personalizada.

Lembre-se que o uso de cores e gôndolas personalizadas são muito importantes para compor um PDV criativo e otimizar o visual merchandising. Evite excessos e conte com profissionais especialistas para auxiliar no desenvolvimento de um bom projeto comercial.

Use a criatividade

O visual merchandising é uma prática comum e adotada por diversos varejistas. Por isso, é interessante ir além do convencional e usar a criatividade para compor ações exclusivas, despertar o interesse do cliente e se destacar dos concorrentes.

Uma boa ideia para estimular sua criatividade é buscar inspirações em exemplos de sucesso, de marcas que alcançaram destaque no visual merchandising. Entretanto, é importante evitar excessos e criar ações únicas para não comprometer a imagem.

Mantenha tudo limpo e organizado

Outro fator indispensável para o visual merchandising são os espaços organizados, limpos e agradáveis, pois transmitem uma sensação de bem-estar ao cliente. Defina procedimentos, oriente e treine sua equipe para preservar o PDV sempre impecável.

Um ambiente limpo também é importante para que o consumidor se sinta à vontade e passe mais tempo na loja. Portanto, sempre priorize as questões de higiene para manter uma imagem positiva e espaços bem cuidados para receber o seu público.

Capriche no layout de loja

O layout da loja é um ponto crucial para a experiência do cliente e também considerado chave para o visual merchandising. Trata-se da forma em que as gôndolas e expositores são organizados no espaço, além do posicionamento dos produtos.

É importante investir em um layout estratégico e desenvolvido com base em um projeto comercial, sempre priorizando uma estrutura personalizada. Assim, será possível ter um PDV único e diferente de tudo que o cliente percebe no mercado.

Quais as consequências de não priorizar o visual merchandising?

As estratégias de visual merchandising contribuem para inovar e ter um PDV moderno, de acordo com o público-alvo. Deixar de considerar esse aspecto é um risco sério, que leva a perda espaço para os concorrentes e compromete a venda dos produtos.

Inclusive, a loja deixa de evoluir e acompanhar as mudanças mercadológicas, causando um impacto severo no posicionamento de marca. Sendo assim, investir no visual merchandising é indispensável para manter o crescimento e a competitividade.

Ter apoio especializado para reformular a estrutura da loja é um investimento essencial para um PDV impecável. Para isso, a SAFOL oferece soluções específicas, de qualidade e que podem ser personalizadas com a identidade da sua marca.

Com nosso apoio, você terá a oportunidade de modernizar sua loja de acordo com o visual merchandising com soluções incríveis, como:

  • projetos comerciais;

  • gôndolas personalizadas;

  • displays e expositores;

  • soluções em armazenagem.

Como pode notar, o visual merchandising no PDV é uma estratégia fundamental para elevar o potencial da loja e encantar os consumidores e shoppers. Portanto, implementá-lo no seu negócio será um diferencial relevante para o sucesso.  

Gostou do post? Se deseja conhecer soluções específicas para transformar sua loja de acordo com a estratégia de visual merchandising no PDV, não perca tempo! Acesse o nosso site, conheça mais sobre a SAFOL e veja como podemos ajudar!

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? 27 de abril de 2024

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro?

A boa gestão de estoque pode fazer muito pela sua empresa. Leia o artigo e conheça práticas que podem te ajudar a melhorar o setor

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? 20 de abril de 2024

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio?

Leia o artigo e conheça como os 4 P’s do marketing podem impactar um negócio de sucesso, entendendo cada um dos elementos principais

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque 30 de dezembro de 2023

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque

Conheça os segredos da SAFOL Gôndolas para ser a empresa escolhida pela Joviki Materiais de Construção.

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES