Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

6 tipos de merchandising e suas particularidades

06 de setembro de 2023
Marketing e Vendas , Visual Merchandising
tipos de merchandising

Ter uma loja competitiva e conquistar o interesse do cliente é o objetivo de todo negócio que atua no segmento varejista. Nesse momento, os tipos de merchandising são estratégias eficazes para promover a marca e impulsionar os resultados.

Consiste em técnicas desenvolvidas para uma apresentação criativa, estratégica e atrativa dos produtos, estimulando os sentidos do consumidor. São ações poderosas e que auxiliam a influenciar decisões, seja no ponto de venda ou fora dele.

Se deseja melhorar a performance do seu negócio e atrair a atenção do público-alvo, este post é para você! Continue lendo e veja quais são os 6 tipos de merchandising, suas características e o que considerar para montar uma estratégia eficiente!

O que é merchandising e qual a importância para o negócio?

O merchandising é um conjunto de estratégias que visam apresentar os produtos de forma atrativa, completa e planejada. Trata-se de técnicas que utilizam aspectos visuais e sensoriais para tornar uma solução mais interessante ao consumidor.

Basicamente, o merchandising tem o objetivo de melhorar a visibilidade a um determinado item no PDV ou fora dele. Assim, desperta a atenção do cliente e estimula o processo de compra, fator essencial para os resultados.

O uso das estratégias de merchandising é fundamental para uma loja, pois favorece o aumento das vendas e a competitividade. Em outras palavras, as técnicas estimulam a criatividade para ter um PDV único e se diferenciar dos concorrentes.

Além disso, também é importante por promover sensações que enriquecem a experiência do cliente e levam a fidelização. Uma técnica tradicional para melhorar a reputação da loja e contribuir com para alcançar um crescimento sólido e sustentável.

Quais são os 6 tipos de merchandising e como funcionam?

Embora seja um conceito comum no mercado e utilizado por diversas marcas, o merchandising conta com particularidades importantes. Por isso, é um tema que precisa ser compreendido e planejado para garantir ações e práticas eficientes.

Antes de tudo, é importante salientar que existem diferentes tipos de merchandising, classificados conforme sua aplicação. Cada um conta com características distintas para atrair e aperfeiçoar todos os pontos e interação do cliente com a marca.

Veja abaixo quais são os tipos de merchandising e como funcionam!

1. Merchandising no ponto de venda

Esse tipo de merchandising é aquele desenvolvido no ponto de venda, por meio de estratégias para a apresentação dos produtos nas gôndolas. Consiste em um método que utiliza o marketing sensorial para despertar a atenção do cliente na loja.

Uma das principais características no merchandising no PDV é o uso de elementos decorativos e visuais nas gôndolas personalizadas. Além de aspectos sensoriais que despertam naturalmente a atenção do consumidor, com degustações e banners.

2. Merchandising de organização

O merchandising de organização trabalha especificamente com o layout de loja, ou seja, na definição estratégica do melhor lugar para evidenciar um produto. Vai muito além de apenas posicioná-lo, mas criar um fluxo que estimule o cliente a fazer a compra.

Sendo assim, é definido quais os produtos que devem ser vendidos mais rápido e identificar no layout a melhor forma de expor para o público. Quando bem planejado, esse tipo de merchandising tem potencial para acelerar a venda, especialmente em promoções.

3. Merchandising editorial

Considerado um dos mais tradicionais, o merchandising editorial consiste na exibição de produtos durante os programas e conteúdos de televisão e rádio. Uma estratégia muito adotada por grandes marcas que utilizam o veículo para disseminar os produtos.

4. Merchandising fora do ponto de venda

Como o próprio nome sugere, esse modelo de merchandising concentra as estratégias fora do ponto de venda, para elevar o posicionamento de marca. Tais ações atuam para captar o cliente e estimular o interesse para que compareça ao PDV.

Exemplos do merchandising fora do ponto de venda são os anúncios e campanhas promocionais divulgados nos canais de comunicação que a loja utiliza. As estratégias podem ser executadas em meio físico ou digital, de acordo com o público-alvo.

5. Merchandising visual

O merchandising visual desenvolve ações no PDV para evidenciar um produto ou gôndola e assim estimular a percepção do cliente. Trata-se de técnicas que combinam aspectos decorativos e sensoriais para ter um setor mais atrativo e único.

Com esse tipo de merchandising, é possível dar destaque a loja e melhorar a experiência de compra do consumidor — com o dimensionamento estratégico do layout, decoração dos ambientes e representatividade da identidade da marca.

6. Merchandising digital

Hoje em dia, as mídias digitais estão em grande ascensão, utilizadas por grande parte da sociedade. É exatamente nessa perspectiva que o merchandising digital atua, desenvolvendo estratégias de marketing para redes sociais, site e blogs.

O foco das estratégias é estreitar o relacionamento com o público-alvo, estimular o engajamento e direcionar a jornada de compra. O uso do merchandising é considerado indispensável, independentemente do porte e segmento do negócio.

O que considerar para montar estratégias de merchandising?

Os tipos de merchandising são essenciais para o varejo e quando bem executados, tem potencial para elevar as vendas. Mesmo sendo uma prática comum, é a oportunidade ideal para engajar o shopper e o consumidor para alavancar os resultados.

Entretanto, para que as estratégias de merchandising sejam eficientes é preciso ter atenção, sobretudo para evitar erros que podem causar efeitos negativos. Todo o processo precisa acontecer por meio de um planejamento eficiente e específico.

Os pilares para ter sucesso nas ações em todos os tipos de merchandising são os seguintes:

  • estudo do público-alvo;

  • avaliação mercadológica;

  • estudo dos concorrentes;

  • definição de objetivos;

  • apoio profissional;

  • avaliação de indicadores.

Considerar todos esses pontos ao desenvolver suas ações de merchandising será decisivo para alcançar as metas. Lembre-se também que a criatividade é fundamental para ter um PDV único e oferecer os produtos de forma exclusiva aos seus clientes.

Podemos concluir, que os tipos de merchandising são ferramentas imprescindíveis para aumentar as vendas e os resultados de um negócio. Adotá-las como estratégia de mercado é uma alternativa para se destacar dos concorrentes e atingir o sucesso.

Curtiu saber sobre os tipos de merchandising? O conhecimento é essencial para suas estratégias de negócio, por isso, não perca tempo! Assine nossa newsletter e receba conteúdos e novidades relevantes diretamente no seu e-mail!

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? 27 de abril de 2024

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro?

A boa gestão de estoque pode fazer muito pela sua empresa. Leia o artigo e conheça práticas que podem te ajudar a melhorar o setor

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? 20 de abril de 2024

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio?

Leia o artigo e conheça como os 4 P’s do marketing podem impactar um negócio de sucesso, entendendo cada um dos elementos principais

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque 30 de dezembro de 2023

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque

Conheça os segredos da SAFOL Gôndolas para ser a empresa escolhida pela Joviki Materiais de Construção.

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES