Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Design de loja: 7 erros que precisam ser evitados

19 de outubro de 2023
Oganização e Layout de Gôndolas , Planejamento Estratégico , Visual Merchandising
desing loja

O crescimento e sucesso de um negócio varejista está associado com diversos aspectos gerenciais, estratégicos e comerciais. Nessa combinação, o design de loja surge como um dos pilares para um estabelecimento atrativo, exclusivo e promissor.

Um PDV convidativo e que demonstra a identidade da empresa é uma vantagem competitiva importante, que sempre atrai os consumidores. Por essa razão, evitar falhas ao compor o design é imprescindível para manter uma imagem positiva.

No artigo de hoje, você vai saber quais são os 7 erros mais comuns no design de loja e que precisam ser evitados. Continue lendo e veja também qual a importância do tema e soluções práticas para caprichar no estilo do seu negócio!

A importância do design de loja para os resultados

O design de loja é um projeto que representa a identidade de uma marca, incluindo aspectos visuais, sensoriais e layout interno do PDV. É um conjunto de elementos que expressa os valores do estabelecimento em um ambiente que recebe os clientes.

Quando bem planejado e projetado com criatividade, o design é um recurso poderoso e diferencia uma loja dos concorrentes. Assim, cria uma conexão com o público e abre oportunidades para otimizar o processo de conversão e melhorar os resultados.

O uso de boas práticas no design de uma loja é, portanto, algo imprescindível para oferecer espaços sofisticados, personalizados e convidativos — fator que contribui para que o cliente permaneça mais tempo no ponto de venda e aumente suas vendas.

7 erros no design de loja que devem ser evitados

Apesar de parecer um tema simples, o design de loja exige ações profissionais e expertise para ter um projeto atraente. Por esse motivo, muitos lojistas cometem erros básicos e sempre comprometem os resultados, inclusive no visual merchandising.

Antes de qualquer ação, é necessário investir em um planejamento detalhado e entender quais são essas falhas para evitá-las. Desse modo, será possível reduzir práticas ineficientes, que tem potencial para afetar a percepção do público-alvo.

Veja nos próximos tópicos, quais são os principais erros que você não pode cometer no design de loja!

1. Decoração inadequada

Um erro clássico em muitas lojas é a decoração inadequada, com elementos e cores que não combinam entre si. Excesso de informações, gôndolas e expositores desorganizados deixam o ambiente visualmente poluído e afetam o design no PDV.

2. Acumular produtos

Seja pela falta de um controle de estoque eficaz ou má reposição, o excesso de produtos no PDV também é um erro comum. Trata-se de um cenário preocupante e além de afetar o design, transmite uma sensação de descuido ao consumidor.

3. Não escolher uma iluminação adequada

O excesso de claridade ou espaços escuros são falhas que causam danos significativos no design da loja. Em outras palavras, a iluminação deficiente é um erro grave e que atrapalha a visualização dos produtos, tornando o ambiente menos agradável

4. Não usar estratégias de cross selling

O cross selling é uma técnica de vendas que atua no posicionamento dos produtos no PDV, com estratégias diretamente relacionadas ao design de loja. Portanto, não estudar e implementar esse processo é um erro que causa danos, inclusive, nas vendas.

5. Não estar atento ao giro do estoque

Muito se fala no meio varejista que o estoque é um dos maiores ativos do negócio e uma gestão eficaz é essencial para manter um PDV atrativo. Sendo assim, deixar de analisar o giro, planejamento e controle do setor afeta o design da loja.

6. Ambiente interno sujo

Considerado um dos erros mais graves, os ambientes sujos são um dos maiores motivos de desistência por parte do cliente. Além disso, também afeta o design da loja consideravelmente e o público tem uma percepção negativa, dificultando o retorno.

7. Não se preocupar com a organização

Não priorizar a organização da loja é um erro que provoca efeitos intensos no design, dificultando o fluxo de vendas e causando insatisfação. A falta de um planograma, inexistência de um projeto de layout e excesso de objetivos são exemplos claros de desorganização.

Quais as soluções para melhorar o design da loja

Os erros cometidos no design de loja são muitos e causam danos significativos na experiência do cliente. Quando ocorrem, dificultam o sucesso das estratégias comerciais e de conversão, fatores que impedem o crescimento e a lucratividade.

Nesse sentido, adotar estratégias para evitar erros e criar um design criativo é muito importante para quem deseja alcançar o sucesso. A oportunidade ideal para se destacar e ganhar posicionamento de marca em um mercado altamente competitivo.

Para isso, observar alguns pontos é indispensável, por exemplo:

  • exponha os produtos de maneira uniforme;

  • crie uma identidade visual para a sua marca;

  • sempre priorize o equilíbrio visual;

  • escolha cores que combinam com sua marca;

  • tenha atenção exclusiva ao conforto e comodidade;

  • adote estratégias de visual merchandising no PDV;

  • personalize os displays e gôndolas;

  • evite qualquer tipo de excesso;

  • considere ações de neuromarketing.

O apoio profissional também é imprescindível para acertar no design da loja e assim, desenvolver espaços exclusivos e encantadores. Uma empresa especialista contribui para criar um projeto incrível e personalizado, evitando erros e gastos desnecessários.

A SAFOL é a melhor solução para o design da sua loja

Se deseja transformar o design da sua loja com soluções de alta qualidade, a SAFOL é a parceria perfeita. Há mais de 40 anos no mercado, conta com um time de especialistas e toda expertise para ajudar a elevar o patamar do seu negócio.

Na SAFOL, você tem a sua disposição os seguintes serviços:

  • elaboração de projetos comerciais;

  • fabricação de gôndolas, displays e expositores;

  • desenvolvimento de projetos de layout;

  • fabricação de estruturas de armazenagem.

Seja para o home center ou outro comércio varejista, independentemente do porte, é possível ter uma estrutura personalizada. Com o atendimento exclusivo da SAFOL, será muito mais fácil alinhar o design com a funcionalidade, expressando a identidade da sua marca.

Como percebeu, os erros no design de loja são comuns e sempre comprometem a percepção do consumidor e a competitividade. Portanto, invista nas estratégias para evitá-los e construa uma imagem positiva no mercado, gerando mais fidelização.   

Se você gostou de saber quais os erros mais comuns no design de loja, não espere para revolucionar o seu PDV com soluções incríveis! 


Entre em contato conosco agora mesmo e veja como podemos ajudar a personalizar o seu negócio!

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? 27 de abril de 2024

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro?

A boa gestão de estoque pode fazer muito pela sua empresa. Leia o artigo e conheça práticas que podem te ajudar a melhorar o setor

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? 20 de abril de 2024

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio?

Leia o artigo e conheça como os 4 P’s do marketing podem impactar um negócio de sucesso, entendendo cada um dos elementos principais

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque 30 de dezembro de 2023

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque

Conheça os segredos da SAFOL Gôndolas para ser a empresa escolhida pela Joviki Materiais de Construção.

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES