Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

7 formas de obter melhores resultados no home center

27 de setembro de 2023
Planejamento Estratégico
melhores resultados no home center

A construção civil é um segmento dinâmico e que está cada vez mais competitivo, inclusive quando se trata do varejo. Por isso, investir em boas estratégias para obter melhores resultados no home center é essencial para acelerar o crescimento.

Com o aumento das obras e reformas, ter uma loja atrativa e focada na experiência do cliente é um diferencial relevante. Sobretudo para se destacar dos concorrentes, elevar as vendas, superar adversidades e atingir as metas estabelecidas.

Quer saber como potencializar o crescimento e a lucratividade do seu negócio? Continue lendo este post e veja 7 dicas incríveis para alcançar melhores resultados no home center e como escolher os melhores equipamentos para o PDV!

Quais são os desafios mais enfrentados pelo home center?

O home center é um segmento varejista que enfrenta diversos desafios ao longo da trajetória. Desde questões mercadológicas a necessidade de inovação, que exigem atenção e muito planejamento dos empreendedores para superá-los e crescer.

Podemos afirmar, que os principais desafios no dia a dia de um home center são os seguintes:

  • acompanhar as tendências do mercado;

  • gerenciar o estoque com eficiência;

  • ter um PDV criativo e atraente;

  • promover experiências enriquecedoras;

  • manter boa presença no meio virtual;

  • captação e fidelização de clientes;

  • aumento do ticket médio.

O estudo sobre cada desafio e o planejamento para superá-los é imprescindível para potencializar os resultados e o posicionamento de marca. Um tema que requer atenção exclusiva dos gestores que desejam ter um negócio escalável e promissor.

Como obter melhores resultados no home center? Veja 7 dicas!

O sucesso de um home center está relacionado com diversos fatores e um dos principais é um planejamento estratégico eficaz. Consiste em um olhar atento a determinados aspectos que podem melhorar a performance do negócio.

Nesse contexto, alguns temas merecem maior atenção e são cruciais para elevar a competitividade do home center. Ou seja, fatores que tornam o ponto de venda atrativo, exclusivo e favorável a promover uma experiência única para o cliente.

Confira a seguir dicas para facilitar a atingir melhores resultados no home center!

1. Invista na organização

Uma loja organizada e limpa proporciona uma sensação de bem-estar e agradabilidade ao cliente. Por isso, é o ponto de partida para elevar o tempo que a pessoa passa no estabelecimento e com isso, facilitar o processo de conversão.  

Invista em um layout de loja personalizado, capriche no planograma e mantenha tudo sempre no devido lugar, respeitando os espaços de circulação. Esse cuidado é muito importante para a experiência dos seus clientes e ajuda a vender mais.

2. Não abra mão da qualidade

A qualidade dos produtos é indispensável para a satisfação do consumidor, principalmente quando os preços são justos. É essencial disponibilizar um portfólio diversificado, mas que direcione apenas para itens reconhecidos pela excelência.

Portanto, tenha atenção aos seguintes fatores:

  • escolha fornecedores confiáveis;

  • selecione as melhores marcas;

  • avalie o que há de novidade no mercado;

  • apresente linhas completas de produtos;

  • pesquise e estude seus concorrentes.

3. Use as cores com criatividade

Outro ponto que você precisa ter atenção é o uso das cores, tanto no seu ponto de venda quanto nas mídias virtuais. A construção de uma identidade visual para sua marca é um dos aspectos que mais despertam o interesse do consumidor.

Em vista disso, defina as cores e use-as com criatividade na sua loja, sem excessos e de uma maneira estratégica. Se achar necessário, conte com apoio profissional para ter um design exclusivo e assim, surpreender o seu público.

4. Use ações sensoriais

O marketing sensorial é uma estratégia relevante para atrair clientes e otimizar o processo de conversão. Trata-se de medidas adotadas no PDV para estimular os sentidos, como o olfato, paladar, audição e a visão do consumidor.

Algumas das principais ações sensoriais que você pode utilizar no home center são:

  • insira uma playlist ambiente agradável;

  • mantenha a loja perfumada;

  • personalize suas gôndolas;

  • faça demonstrações de produtos;

  • crie vitrines atrativas.

5. Treine sua equipe

Um bom atendimento é um diferencial relevante não apenas para converter vendas, mas também para gerar fidelização. Quando o cliente é bem atendido e os produtos atendem suas necessidades, ele sempre retornará para novas compras.

Nesse sentido, é indispensável treinar a sua equipe periodicamente e reforçar os melhores procedimentos de acordo com cada função. Além disso, também é importante manter os profissionais motivados para garantir um bom desempenho.

6. Gerencie bem o estoque

Você sabia que a gestão de estoque tem influência direta nos resultados do seu home center? O setor é crucial para preservar a qualidade, evitar prejuízos e ainda garantir entregas pontuais, aspectos importantes para o sucesso do negócio.

Desenvolva um controle de estoque criterioso e garanta que todos os processos, entradas e saídas estejam alinhados. Inclusive, mantenha o estoque, setor de vendas e compras trabalhando em harmonia para ter ainda mais qualidade na loja.

7. Tenha expositores personalizados

Os elementos de destaque no PDV são os expositores, que dão vida à loja e impactam até mesmo na experiência de compra. Em vista disso, investir em gôndolas, displays e prateleiras personalizadas é a melhor alternativa para estimular as vendas.

Os expositores personalizados são produzidos sob medida para o seu home center, tanto nas cores quanto nas dimensões. Por essa razão, tornam a loja especial e única, com um PDV criativo e que foi pensado para contribuir com a satisfação do cliente.

Por que é importante caprichar no layout do home center?

Um layout feito de acordo com as características do estabelecimento é um diferencial importante para as estratégias comerciais. Consiste na oportunidade para criar uma organização perfeita, com fluxos e exposição de produtos bem definidos.

A escolha de equipamentos, expositores e prateleiras em número e design adequado ao home center contribuem para otimizar todo o espaço. Além de harmonizar a estética com a funcionalidade, fatores essenciais para os clientes e funcionários.

Aqui na SAFOL você encontra as melhores soluções para transformar o seu home center em todos os sentidos. Há mais de 40 anos no mercado, somos especialistas na produção de gôndolas, displays, sistemas de armazenagem e projetos comerciais.

Com serviços de alto padrão e qualidade, desenvolvemos projetos exclusivos e pensados para surpreender o cliente e otimizar o trabalho da sua equipe. A melhor alternativa para ter um ponto de venda personalizado com a identidade da sua marca.

Concluímos neste post que algumas estratégias simples são decisivas para alcançar melhores resultados no home center. Portanto, considere-as como prioridade para alavancar suas vendas, conquistar mais clientes e ter um negócio de sucesso.

Gostou das dicas sobre como atingir melhores resultados no home center? Não perca a oportunidade para otimizar sua lucratividade! Entre em contato conosco agora mesmo e conheça soluções que vão revolucionar seu negócio!

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro? 27 de abril de 2024

Como uma boa gestão de estoque pode te ajudar a ter mais lucro?

A boa gestão de estoque pode fazer muito pela sua empresa. Leia o artigo e conheça práticas que podem te ajudar a melhorar o setor

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? 20 de abril de 2024

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio?

Leia o artigo e conheça como os 4 P’s do marketing podem impactar um negócio de sucesso, entendendo cada um dos elementos principais

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque 30 de dezembro de 2023

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque

Conheça os segredos da SAFOL Gôndolas para ser a empresa escolhida pela Joviki Materiais de Construção.

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES