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O que é check stand e como melhorar a exposição de produtos?

03 de outubro de 2023
Planejamento Estratégico , Visual Merchandising
check stand

Você sabe o que é o check stand? As estratégias para estimular as decisões de compra no ponto de venda são imprescindíveis para elevar o faturamento. Consiste na oportunidade para aumentar as vendas e acelerar a saída de determinados itens.

Nesse sentido, o check stand é uma técnica para expor os produtos próximos ao caixa, no último momento da jornada de compra no PDV. Atrativos e estratégicos, são estruturas que favorecem a venda por impulso e otimizam os resultados.

Neste post, você vai entender o que é o check stand e porque é importante para a performance do seu home center! Continue a leitura e veja também, algumas dicas relevantes para expor os itens da melhor forma e impulsionar as suas vendas!

O que é check stand e onde são instalados?

O check stand é uma estrutura para apresentar produtos próximos ao caixa, no último ato do cliente antes de pagar suas compras. Em outras palavras, consiste em um expositor com produtos estrategicamente selecionados, instalado na fila do checkout.

Basicamente, é uma ilha de produtos expostos com o objetivo de estimular compras por impulso. Eles podem ser personalizados e estão localizados na frente de caixa, onde os clientes aguardam para efetuar o pagamento e deixar a loja.

Qual a importância de organizar o check stand?

Embora o check stand seja uma boa estratégia, é necessário investir em uma organização inteligente para que seja, de fato, eficaz. A escolha correta dos produtos e um design atrativo tem maior potencial para despertar o interesse do consumidor.

Trata-se de um tema que requer planejamento e ações bem estruturadas para estimular as vendas e os resultados. Portanto, a organização e uma estrutura pensada e de acordo com o perfil do público-alvo são a base para o sucesso da técnica

Como organizar o check stand no home center?

O uso do check stand em um home center é uma forma para aproveitar cada momento para faturar mais. Ao notar um expositor bonito próximo ao caixa, a possibilidade de o cliente levar algo a mais é alta e com isso, aumenta o ticket médio.

Para atingir esse objetivo, é indispensável que você saiba como organizar a gôndola e dar destaque ao checkout de maneira agradável. O espaço deve ser projetado para atrair o olhar do cliente fazê-lo realizar compras que não estavam programadas.

Veja nos próximos tópicos tudo o que você precisa considerar para ter um check stand impecável!

Escolha os produtos estrategicamente

O primeiro passo para montar o seu check stand é a seleção dos produtos certos, ou seja, os mais atrativos para a venda rápida. É importante escolher itens que complementam a compra do cliente e tenham um valor mais acessível.

Outra dica valiosa é identificar produtos pequenos, que no caso do home center, podem ser acessórios úteis em uma casa — como fitas adesivas, suportes, itens decorativos, ferramentas, plugs de tomadas, lâmpadas e outros elementos.  

Atente-se para a margem de lucro

O objetivo do check stand é estimular compras por impulso, que são aquelas que não estavam nos planos do cliente inicialmente. Por essa razão, é essencial considerar a margem de lucro para escolher os produtos que serão expostos na prateleira.

Para impulsionar o faturamento, a melhor estratégia é priorizar os produtos que apresentam uma boa margem, acima de 40%. Assim, mesmo que as vendas não sejam significativas, será possível alcançar um bom resultado no local.

Invista em promoções

Outra técnica comercial muito importante para potencializar o seu check stand é incluir produtos em promoção. Trata-se de mais um diferencial para despertar o interesse do consumidor e pode elevar consideravelmente as chances de venda.

Pense em uma categoria de produtos que se encaixam nos padrões de exposição no check stand e que estão em oferta. Crie etiquetas chamativas e gatilhos mentais para atrair a atenção do cliente, influenciar decisões e aumentar seu faturamento.

Aposte na psicologia dos preços

A psicologia dos preços é uma aliada para o check stand e uma estratégia poderosa para elevar as vendas. Tradicional no mercado, o uso da técnica transmite ao cliente uma sensação de pagar menos e ter mais vantagens, o que é imprescindível.

Veja alguns exemplos que você pode utilizar:

  • combos: um kit de produtos com desconto;

  • leve mais pague menos: remete a sensação de vantagem ao cliente;

  • técnica dos 99 centavos: R$ 7,99 ao invés de R$ 8,00, por exemplo.

Coloque em prática o marketing sensorial

As ações de marketing sensorial também são fundamentais para o check stand e contribuem para tornar o espaço ainda mais atrativo. Por meio de técnicas que utilizam os sentidos, como olfato, visão, audição e tato, para gerar identificação com o cliente.

Resumidamente, as principais estratégias para o home center são:

  • expositor personalizado;

  • etiquetas atrativas;

  • demonstração de produtos;

  • música ambiente;

  • aromatização de ambientes.

SAFOL: A melhor opção para criar o seu check stand!

Já imaginou ter um check stand feito exclusivamente para sua marca? É a oportunidade perfeita para se destacar dos concorrentes e contar com uma estrutura desenvolvida no tamanho e design ideal, para expressar a identidade da loja.

Aqui na SAFOL você encontra a solução ideal para ter um check stand de qualidade, na capacidade e estilo que seu negócio precisa. São prateleiras e ilhas para expor os produtos na frente de caixa de uma maneira única, para atrair a atenção do cliente.

Além de toda excelência na produção de gôndolas e expositores, na SAFOL você terá um atendimento personalizado — com visita técnica, desenvolvimento de um projeto específico, entrega e montagem ágil, conduzido por profissionais especialistas.

Conheça toda linha home center da SAFOL e tenha o melhor apoio para revolucionar sua loja com um ótimo custo-benefício. Lembre-se que investir em um PDV atrativo é a base para oferecer uma experiência enriquecedora ao cliente e acelerar as vendas.

Concluímos que saber o que é o check stand é indispensável para ter um PDV criativo e aproveitar todas as oportunidades para vender mais. Portanto, considere nossas dicas para criar uma estrutura personalizada para estimular os seus clientes.

Gostou de saber o que é o check stand? Se deseja começar a transformar o seu negócio para alavancar seus resultados, não perca tempo! Conheça agora mesmo as soluções da SAFOL exclusivas para o home center! 

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