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Share de gôndola: o que é e qual a importância para o varejista?

08 de dezembro de 2022
Comportamento do Consumidor , Marketing e Vendas , Oganização e Layout de Gôndolas
Share de gôndola: o que é e qual a importância para o varejista?

O acompanhamento de indicadores e métricas é indispensável para os varejistas e contribui para ter maior embasamento nas decisões e ações. Nesse sentido, o share de gôndola se destaca como um dos mais relevantes para as estratégias comerciais.

Trata-se de uma métrica de trade marketing que está relacionada diretamente com a exposição e visibilidade dos produtos no ponto de venda. Saber como calcular o share é essencial para dimensionar a loja, melhorar as vendas e a experiência do cliente.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, você vai entender o que é o share de gôndola, como funciona, qual a importância dessa métrica. Continue lendo e veja também como fazer o cálculo e outras informações para esclarecer suas dúvidas!   

Afinal, o que significa share de gôndola?

O share de gôndola é uma métrica que relaciona o espaço físico ocupado por um produto e a marca à qual ele pertence no ponto de venda. Trata-se do shelf space, ou espaço nas prateleiras, destinado à exposição de produtos em uma loja.

Dessa forma, o share de gôndola retrata o espaço que é reservado para cada produto e marca nas prateleiras do ponto de venda. É um cálculo que apresenta resultados em porcentagem para cada item e oferece um panorama sobre a visibilidade na loja.

Em outras palavras, a expressão tem o significado prático de porcentagem de gôndola, e auxilia a entender qual o espaço para cada item. Uma métrica essencial e que auxilia os gestores a terem dados precisos e direcionar as estratégias.

Como o share de gôndola influencia as vendas?

A decisão de compra dos consumidores acontece com base em diversos fatores, como o marketing, atendimento e custo-benefício. No entanto, a organização estratégica dos produtos no PDV é um aspecto que pode incentivar o cliente a comprar.

Desse modo, a distribuição inteligente dos produtos nas gôndolas é uma estratégia poderosa para despertar o interesse do consumidor e estimular a compra. Afinal, favorece um efeito visual atrativo e a adequação às melhores estratégias de marketing.

O share de gôndolas é uma métrica que oferece uma perspectiva sobre a eficácia do planograma e a capacidade de estimular as vendas. Com isso, é possível identificar oportunidades de melhoria com maior clareza e ter um PDV promissor.

Por que o share de gôndola é importante?

O share de gôndola é uma métrica que ajuda os gestores varejistas a compreender como está a visibilidade dos produtos no PDV. Demonstra quais marcas têm maior espaço nas prateleiras e são as mais vistas pelos clientes no momento da compra.

É um fator importante para auxiliar a organizar o planograma e as estratégias de marketing no PDV, já que dimensiona a prateleira de forma estratégica – com os produtos e marcas mais vendidas próximos do campo de visão do cliente.

Isso tudo significa que o share de gôndola auxilia a saber quais produtos devem ser colocados nas partes altas, baixas e na altura dos olhos do cliente. Dessa forma, as mercadorias são percebidas com maior facilidade, e essa percepção pode influenciar a decisão de compra.

Qual a diferença entre share de gôndola e market share?

Apesar da semelhança nos termos, o share de gôndola e o market share são conceitos totalmente distintos. Como citamos anteriormente, o share de gôndola é basicamente uma métrica que indica o espaço ocupado por produtos nas prateleiras.

Por outro lado, o market share está relacionado com a porcentagem de participação de uma determinada marca no mercado. Desse modo, é um indicador que demonstra a competitividade e qual a parcela de mercado que essa empresa domina.

 

Como é o cálculo do share de gôndola?

O share de gôndola é calculado por meio de uma regra de 3 simples, que considera o total de produtos em exposição e o total de unidades de determinado produto no PDV. Com dados simples é possível realizar o cálculo e ter dados realistas.

Suponhamos que na prateleira existem 1000 unidades de refrigerante e, desse número, 250 são da sua marca e os demais dos concorrentes. Assim sendo, o cálculo acontece da seguinte forma:

  • 1000 ------ 100%

  • 250 ------ x

Ao realizar a conta, o resultado demonstra que as 250 unidades do produto correspondem a 25% do total. Isso significa, que a marca tem 25% de share de gôndola do ponto de venda e o cálculo pode ser aplicado a cada prateleira e categoria.

Por que é importante usar a tecnologia?

A tecnologia é indispensável para o sucesso de um negócio e oferece recursos intuitivos para questões gerenciais e operacionais. Por essa razão, considerar soluções tecnológicas é uma necessidade para melhorar o desempenho no varejo.

Nesse sentido, o uso de softwares e recursos digitais é decisivo para monitorar indicadores e criar um histórico preciso da loja. Um apoio essencial para centralizar dados e ter a facilidade para tomar decisões e direcionar ações de forma eficaz.

Há mais de 40 anos no mercado, a SAFOL é uma empresa tradicional e especialista em soluções para o varejo – como a produção de gôndolas, displays, soluções de armazenagem e projetos de layout, tudo com inovação e foco na qualidade.

Na SAFOL, você terá a oportunidade de personalizar a sua loja e ter apoio profissional para desenvolver um projeto comercial atrativo e eficiente. Fator imprescindível para melhorar o desempenho da loja, encantar os clientes e potencializar as vendas.

Independentemente do segmento da sua loja, na SAFOL você encontra as seguintes soluções:

Essas são algumas possibilidades para ajudar sua loja a melhorar a exposição de produtos e ter melhores possibilidades no share de gôndola. Com os diferenciais exclusivos certos, a experiência no PDV fica ainda melhor e o resultado é mais fidelização.

Podemos concluir que o share de gôndola é uma métrica essencial para direcionar as estratégias comerciais e aumentar os resultados. Portanto, se deseja desenvolver uma gestão eficiente, não deixe de fazer o cálculo periodicamente e monitorar o desempenho do negócio.

Gostou do post? Agora que entendeu o que é o share de gôndola, o que acha de conhecer soluções incríveis para a sua loja? Não perca a oportunidade, entre em contato conosco e veja como podemos revolucionar o seu PDV!

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