Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Redução de custos para supermercados: 7 passos para a estratégia

06 de dezembro de 2023
Empreendedorismo , Gestão de Estoque , Gestão de Negócios , Logística , Marketing e Vendas , Oganização e Layout de Gôndolas , Planejamento Estratégico
estrategia para supermercado

A redução de custos para supermercados é uma iniciativa gerencial importante para manter o equilíbrio e a saúde financeira. Consiste na oportunidade ideal para eliminar gastos desnecessários que consomem o caixa e assim, potencializar os lucros.

Apesar de parecer uma tarefa simples, o processo para redução de custos exige um estudo minucioso e um planejamento específico. É preciso eliminar despesas de maneira consciente e direta, para não comprometer a qualidade das operações.

Para auxiliar você nesse objetivo, preparamos 6 dicas valiosas para promover a redução de custos para supermercados. Continue a leitura deste post e saiba exatamente o que fazer para melhorar suas finanças com toda segurança e eficiência!

Os principais custos no supermercado e a importância de reduzi-los

Manter um negócio ativo e equilibrado financeiramente é um desafio, especialmente em um supermercado. A diversidade de custos fixos e variáveis acabam pesando no caixa, caso falte uma gestão proativa e um controle absoluto das operações.

Os custos mais comuns e que podem ser excessivos em um supermercado são:

  • materiais para limpeza;

  • energia elétrica;

  • serviços terceirizados;

  • fornecimento de água;

  • custos com mão de obra.

Realizar um controle efetivo dos gastos no supermercado é indispensável para preservar as finanças em dia. Com um orçamento enxuto e planejado, será possível elevar os lucros e ter a possibilidade de investir em melhorias e inovações.

Além de potencializar os resultados, o negócio terá maior resistência para enfrentar períodos de crise, sem sofrer danos significativos no caixa. Ou seja, eliminar os gastos desnecessários é uma ação que favorece a sobrevivência da loja no mercado.

7 dicas para fazer a redução de custos para supermercados

O efeito do descontrole dos custos é expressivo e pode levar, até mesmo, ao aumento dos preços dos produtos no PDV. Afinal, será preciso repor o caixa para evitar impactos, mas nesse caso, compromete a competitividade e a satisfação do cliente.

Para impedir essa situação, o melhor caminho é investir em estratégias para reduzir os custos e otimizar o orçamento. Ações básicas tem potencial para promover um alívio no caixa a médio prazo e proporcionam benefícios imprescindíveis.

Veja a seguir, um passo a passo para a redução de custos para supermercados!

1. Adote estratégias para prevenção de perdas

A prevenção de perdas é o primeiro passo para evitar custos e prejuízos e precisa ocorrer de maneira contínua. Sendo assim, tenha atenção exclusiva às mercadorias e processos que podem provocar perdas, para monitorá-los de perto.

Alguns pontos essenciais são:

  • gerencie bem o hortifruti;

  • fique atento aos perecíveis;

  • faça o devido controle de pragas;

  • tenha atenção à validade dos produtos.

2. Troque equipamentos muito antigos

Os freezers, refrigeradores, ar-condicionado e outros equipamentos antigos tem um alto consumo de energia, elevando os gastos. Por essa razão, é importante substituí-los por novos de forma gradativa, para reduzir custos e ainda modernizar a loja.

3. Acompanhe o estoque de perto

O estoque é um dos principais ativos do supermercado e onde os custos excessivos e perdas mais acontecem. Você precisa investir em uma gestão eficiente e monitorar o setor de perto, para reduzir os prejuízos sem afetar a disponibilidade.

Veja algumas ações essenciais:

4. Organize os produtos em prateleiras

Um ponto de vendas organizado e com um planograma intuitivo estimula o processo de compra e acelera os resultados. Trata-se de uma estratégia para não deixar as mercadorias muito tempo na loja, aspecto que tem potencial para elevar as perdas.

5. Verifique a data de validade

Os produtos que passam da data de validade são grandes causadores de prejuízos em um supermercado. Por isso, é necessário controlar as datas e alinhar os setores de compras, estoque e vendas para reduzir esses índices e manter tudo em ordem.

6. Faça acordos com fornecedores

Ter bons fornecedores contribui para oferecer os melhores produtos com um ótimo custo-benefício. Para isso, você pode negociar e fazer acordos para comprar com um preço atrativo e assim, reduzir os custos e ainda ter uma margem para melhorar a precificação.

7. Otimize o espaço do estabelecimento

Aproveitar estrategicamente todos os espaços do seu ponto de venda é uma oportunidade para acelerar as vendas e reduzir custos. Um layout bem definido contribui para otimizar os processos, evitar desperdícios e facilitar as operações.



Como soluções da SAFOL ajudam na redução de custos no supermercado

A organização do ponto de venda e dos sistemas de armazenagem é crucial para reduzir os custos no supermercado. Além de proteger o produto da chegada até a venda, auxilia no desenvolvimento de uma gestão eficiente e proativa.

Imagine ter uma estrutura de estoque personalizada, com porta-pallets e prateleiras adequadas para armazenar a quantidade ideal de cada item. Essa iniciativa otimiza a busca e evita perdas com produtos danificados, reduzindo os custos do negócio.

Além disso, um PDV com gôndolas de qualidade e um layout intuitivo também auxilia a vender mais e eliminar desperdícios. São fatores básicos para o sucesso do supermercado e tem influências diretas na experiência de compra do consumidor

Na SAFOL você encontra todas essas soluções em serviços de alta qualidade e inovação para o seu negócio. Há 42 anos no mercado, é uma empresa confiável para conduzir a transformação da sua loja e potencializar os seus resultados.

A oportunidade para ter um projeto comercial completo, layout e gôndolas personalizadas para a sua marca. Um diferencial que vai além de reduzir despesas, mas torna a sua loja exclusiva, aumenta a competitividade e o posicionamento.

Como pode notar, uma estratégia para redução de custos para supermercados é ampla e deve acontecer de forma organizada. Assim, será possível promover a saúde financeira, elevar os lucros e abrir novas oportunidades de crescimento.

Gostou do post? Agora que entendeu sobre a redução de custos para supermercados, dê o primeiro passo para transformar o seu negócio! Conheça agora mesmo as soluções da SAFOL e aproveite a oportunidade para modernizar o seu PDV!

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio? 20 de abril de 2024

Dominando os 4 P's do marketing - Como isso influencia no seu negócio?

Leia o artigo e conheça como os 4 P’s do marketing podem impactar um negócio de sucesso, entendendo cada um dos elementos principais

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque 30 de dezembro de 2023

Case Joviki: lições da SAFOL para um home center de destaque

Conheça os segredos da SAFOL Gôndolas para ser a empresa escolhida pela Joviki Materiais de Construção.

2 tipos de vendas ideais para home center 2 tipos de vendas ideais para home center 28 de novembro de 2023

2 tipos de vendas ideais para home center

Saiba quais são os principais tipos de vendas adotadas em um home center e as melhores práticas para cada uma delas!

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES